Photovoice: implicações do método colaborativo para as pesquisas em Educação Física e Saúde
DOI:
https://doi.org/10.12820/rbafs.v.20n6p545Palavras-chave:
Pesquisa participativa, Pesquisa qualitativa, Promoção da saúdeResumo
O objetivo do estudo foi mapear o uso de Photovoice (PV) nas pesquisas em saúde ao longo do tempo, e compreender as implicações para as investigações na área da Educação Física (EF). Foram analisados 111 resumos de periódicos indexados no banco de dados da CAPES. Os resultados indicam um expoente crescimento da abordagem PV nos estudos em Saúde Pública e nas disciplinas afins, como a EF. As investigações no campo demonstram a interface com a Promoção e Educação em Saúde e evidenciam um momento de valorização das metodologias participativas e do referencial teórico das Ciências Sociais. Explicitando a necessidade de reflexões teóricas- metodológicas nas investigações qualitativas desenvolvidas na EF no cenário nacional.