Missão e Estatuto
Missão
A Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde (RBAFS) é o periódico oficial da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde, de acesso aberto (open access), de avaliação por pares, fluxo contínuo e de caráter multidisciplinar. A missão da RBAFS é de disseminar o conteúdo científico de caráter teórico, empírico e educacional para contribuir no avanço da área de atividade física e saúde.
ESTATUTO DA REVISTA BRASILEIRA DE ATIVIDADE FÍSICA & SAÚDE (RBAFS)
Revista científica da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde (SBAFS)
Artigo 1 – Breve história
A criação da Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde (RBAFS) foi uma iniciativa da Associação de Professores de Educação Física de Londrina, idealizada pelos professores Dartagnan Pinto Guedes e Abdallah Achour Junior, sendo este último o Editor-chefe desde a criação do periódico até o ano de 2007. Em 2007, durante a realização da sexta edição do Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde — evento que também marcou a fundação oficial da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde (SBAFS) —, foi proposta a transformação da RBAFS em uma publicação oficial da nova sociedade científica. E desde então a RBAFS é gerida pela SBAFS.
Artigo 2 - Da Vinculação Institucional
A RBAFS é uma publicação oficial da SBAFS e pertence integralmente à Sociedade, sendo essa responsável direta pela gestão e financiamento da Revista.
A SBAFS financia a RBAFS e supervisiona todas as operações da Revista. Toda a gestão financeira da RBAFS é realizada pela SBAFS que é diretamente responsável por todos os pagamentos e recebimentos.
Todas as decisões estratégicas da Revista, tais como direcionamento para indexações, contratações, cobranças, entre outros devem ser endossadas pela SBAFS.
Artigo 3 - Da Designação dos Editores-Chefe e Assistentes
A SBAFS é responsável por designar o(s) Editor(es)-Chefe(s) da RBAFS, com base em sua expertise na área de Atividade Física e Saúde. A SBAFS também é responsável pela designação dos editores Assistentes da RBAFS.
Artigo 4 - Da Designação dos Editores de Seção
Os editores-chefes são responsáveis por designarem os editores de Seção. A escolha dos Editores deve se pautar no histórico acadêmico, bem como nos princípios da equidade, abrangência e diversidade.
Artigo 5 – Responsabilidades dos diferentes atores
O(s) Editor(es) Chefe(s) são responsáveis por toda operação da revista. Espera-se que os ocupantes desse cargo promovam a transparência nos processos editoriais, promovam a integridade acadêmica e busquem continuamente ampliar a qualificação da revista.
Os Editores de Seção são responsáveis por realizar um processo de avaliação transparente e realizar decisões justas. Além disso, espera-se que eles promovam agilidade no processo de avaliação, e busquem continuamente auxiliar no desenvolvimento da revista.
Os Editores Assistentes são responsáveis pela realização de comunicação eficaz com autores, gerenciamento dos processos da revista, promoção dos artigos em mídias sociais, controle de qualidade dos manuscritos. Tais ações tem papel fundamental na visibilidade e alcance dos artigos publicados.
Os revisores/pareceristas são responsáveis por realizar uma avaliação rigorosa e imparcial dos manuscritos, contribuindo para a integridade científica e qualidade dos artigos publicados. Espera-se que analisem os trabalhos com atenção aos critérios metodológicos e éticos, respeitem os prazos estabelecidos e mantenham a confidencialidade dos conteúdos revisados.
Artigo 6 - Políticas gerais para editores e revisores
Os diferentes atores da revista devem se atentar e seguir as políticas gerais da revista, conforme detalhamento abaixo.
Editores Chefes
- Garantia da transparência em todos os processos editoriais, desde a submissão até a publicação;
- Vigilância ativa sobre a conformidade com as melhores práticas em pesquisa; promovendo a integridade acadêmica;
- Supervisão do fluxo editorial para assegurar eficiência e qualidade;
- Manutenção de uma conduta respeitosa, cortês e imparcial com todos os envolvidos;
- Promoção de acesso aberto e rápido aos artigos publicados, em consonância com os princípios de disseminação do conhecimento;
- Adoção dos princípios do DEIA (Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade na pesquisa) em todas as ações da Revista;
- Implantação progressiva e valorização das políticas de promoção da Ciência Aberta;
- Busca contínua pela ampliação da internacionalização da Revista.
Editores de Seção
- Tomada de decisões justas e equilibradas em relação à aceitação ou rejeição de artigos
- Identificação de revisores considerando os princípios do DEIA (Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade na pesquisa);
- Ampliação da internacionalização nos processos de avaliação da Revista;
- Busca contínua pela agilidade no processo de avaliação;
- Colaboração ativa no desenvolvimento e aprimoramento contínuo da revista.
Editores Assistentes
- Comunicação eficaz e diligente com os autores em todas as etapas do processo de publicação;
- Avaliação contínua da padronização e qualidade final dos artigos;
- Promoção rápida e ágil dos artigos publicados na página da revista em diversas plataformas de mídia social;
- Promoção ativa e estratégica dos artigos publicados nas mídias sociais para ampliar seu impacto e alcance.
Revisores
- Avaliação justa e imparcial dos artigos;
- Cumprimento dos prazos de avaliação;
- Manutenção da confidencialidade dos processos de avaliação quando necessário;
- Negação da elaboração do parecer quando houver quaisquer conflitos de interesse;
- Busca de atender aos princípios da Ciência Aberta com a divulgação do parecer.
Artigo 7 - Da Atualização do Estatuto
O estatuto poderá ser atualizado conforme necessário pela SBAFS e os Editores-chefes.
Florianópolis, 17 de outubro de 2024