Processo de Avaliação

O fluxo editorial da Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde (RBAFS) está ilustrado detalhadamente no fluxograma. Brevemente, o manuscrito submetido deve ser acompanhado de formulário indicando aspectos relacionados a boas práticas de pesquisa, ciência aberta, conflito de interesses, contribuição dos autores, uso de inteligência artificial e concordância com a licença adotada pela revista. O manuscrito é analisado previamente pelos Editor(es) Chefe(s) e Editor(es) Assistente(s) quanto a sua adequação ao escopo e à política editorial, formato de apresentação do artigo e o potencial de contribuição. Sendo aprovado nessa etapa, o manuscrito será encaminhado ao Editor de Seção, que após análise preliminar quanto ao conteúdo do manuscrito encaminhará o documento para apreciação de dois ou mais revisores ou rejeitará o manuscrito. Os revisores são escolhidos pelo Editor de Seção com base na expertise no tema. Todos os tipo de documentos, incluindo seus suplementos, são enviados para avaliação por pares.

O processo de revisão padrão adotado é duplo-cego. Nesse caso, todas as informações que possam identificar os autores são omitidas. No entanto, caso seja do interesse dos autores e pareceristas a avaliação poderá ser aberta. Da mesma forma, no caso de manuscritos depositados em repositórios de preprints, o cegamento dos autores não é possível. Após a análise do manuscrito, cada revisor poderá sinalizar entre as opções rejeitar, aceitar, indicar a necessidade de grandes mudanças (major comments) ou pequenas mudanças (minor comments). É facultado ao(s) revisor(es) e autor(es) a possibilidade de publicação do seu parecer em formato anônimo ou identificado. Nesses casos, o documento com o(s) parecer(es) será disponibilizado como material anexo ao manuscrito. Após o retorno do parecer dos revisores o Editor tomará a decisão de aceitar, rejeitar, sugerir revisões aos autores. Caso sejam sugeridas revisões aos autores, o manuscrito será reavaliado após as devidas modificações pelo Editor de Seção identificando a necessidade de novos pareceres ou não para a tomada de nova decisão.

Os manuscritos aprovados pelo Editor de Seção serão analisados quanto ao plágio pelo Editor Chefe antes de sua aprovação final e caso estejam de adequados prosseguirão para diagramação e depois prova dos autores. Ao final é atribuído o número DOI ao manuscrito e o mesmo é disponibilizado na página da revista.