Anúncios

Prezado(a) autor(a),

Convidamos você a se cadastrar no Quem é Quem do CEV.

Parceiro de inúmeros periódicos na divulgação científica e também de eventos e instituições da área da Educação Física e Ciências do Esporte, o CEV - Centro Esportivo Virtual - oportuniza o networking entre os profissionais desta área através do espaço Quem é Quem, um serviço gratuito disponível em seu Portal. 

Ao cadastrar o seu perfil, sua produção bibliográfica indexada no CEV será automaticamente exibida em uma página pessoal que, além do link ao seu currículo na Plataforma Lattes (CNPq), poderá ter, incluídas por você, informações para divulgar seu trabalho. De modo que, sempre que alguém acessar sua produção, poderá também conhecer melhor o seu trabalho através do Quem é Quem e até mesmo entrar em contato. Ou então, ao utilizar o endereço do Quem é Quem abaixo de sua assinatura em suas mensagens eletrônicas e/ou na descrição de seu perfil nas variadas redes sociais, poderá convergir para esse único espaço todas as informações a seu respeito que deseje divulgar.

O CEV, hoje, disponibiliza o resumo de mais de 75 mil livros, dissertações, teses e artigos, redirecionando-os para os endereços de origem, configurando-se, assim, em um indexador que amplia a visibilidade da produção dos autores cadastrados e dos parceiros institucionais, como a RBAFS.

Atenciosamente,

Conselho Editorial da RBAFS

  • Edição temática: Políticas Públicas de Atividade Física

    2024-01-22

    Prezados(as) leitores(as),

    O Grupo de Trabalho de Políticas Públicas, da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde, convida à comunidade científica a participar da edição temática da Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde sobre “Políticas Públicas de Atividade Física”.

    Esta edição temática tem como propósito explorar e analisar as diversas dimensões das políticas públicas voltadas para a promoção da atividade física. Desejamos que este número temático contribua significativamente para a visibilidade, disseminação e reflexão crítica sobre as diferentes etapas das políticas públicas (identificação do problema, definição da agenda, tomada de decisão, adoção, implementação, monitoramento e avaliação), quer sejam setoriais ou intersetoriais, em contextos locais, municipais, estaduais ou nacionais, na forma de ação, programa ou política, nas esferas do poder executivo, legislativo e/ou judiciário.

    Consideramos que os princípios da Política Nacional de Promoção da Saúde (equidade, participação social, autonomia, empoderamento, intersetorialidade, intrassetorialidade, sustentabilidade, integralidade e territorialidade), isolados ou em conjunto, podem contribuir como pontos disparadores para a reflexão ou análise das Políticas de Promoção de Atividade Física, mas não são os únicos.

    Compreendemos que, dentro do escopo dos artigos sobre políticas de promoção de atividade física, encontram-se, sem uma relação de subordinação, mas sim de integração, o esporte, as práticas corporais, o lazer e a mobilidade ativa, assim como questões relacionadas ao ambiente natural e construído.

    Desta forma, convidamos todos os interessados a submeterem artigos para a edição temática “Políticas Públicas de Atividade Física”. Esta edição temática publicará artigos originais, de revisão ou com abordagens qualitativas, quantitativas, mistas e ensaios que tratam das seguintes temáticas:

     

    1. Mapeamento de Iniciativas Globais e Nacionais: Investigar e apresentar um panorama abrangente das políticas públicas de promoção da atividade física em diferentes países, destacando estratégias promissoras ou bem-sucedidas, desafios enfrentados e lições aprendidas.
    2. Impacto na Saúde Pública: Avaliar o impacto das políticas públicas de promoção de atividade física na saúde pública e privada, explorando evidências científicas que demonstrem correlações entre a implementação dessas políticas e indicadores de saúde.
    3. Participação Social: Analisar a importância da participação da comunidade na formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas de promoção da atividade física.
    4. Inovações: Explorar como as inovações estão sendo integradas nas políticas públicas de promoção da atividade física.
    5. Determinantes sociais e comerciais de saúde: Investigar as disparidades existentes no acesso e na participação em políticas e programas de atividade física, bem como propor estratégias inclusivas que abordem as desigualdades e iniquidades na promoção da saúde por meio da atividade física.

     

    Os artigos para essa edição temática poderão ser submetidos até o dia 05 de março de 2024 (23h59, horário de Brasília) e seguirão o sistema de fast tracking (processo de publicação mais rápida).

     

    Orientações gerais para a submissão:

    Os artigos deverão ser submetidos preferencialmente na língua inglesa, mas serão aceitos artigos em português e espanhol.

    Os autores devem seguir a conformidade da submissão no site da revista. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

    Os artigos deverão ser acompanhados de carta de intenção no ato da submissão indicando o seu interesse em publicar nesta edição temática.

    Em conformidade com o reajuste da taxa de publicação os artigos aprovados para essa edição temática serão de 400,00 reais, sendo de inteira responsabilidade dos autores.

    Caso tenha dúvida sobre a aderência do seu artigo na temática entre em contato com os Editores da Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde.

     

    Atenciosamente,

    Grupo de Trabalho de Políticas Públicas

    Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde

    Saiba mais sobre Edição temática: Políticas Públicas de Atividade Física
  • Artigos publicados no volume 28 da Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde – RBAFS, acesse: http://rbafs.org.br/RBAFS/issue/view/740

    2023-06-29

    - Artigos Originais -

    Associação entre atividade física e saúde mental durante a pandemia COVID-19: um estudo transversal

    DOI: https://doi.org/10.12820/rbafs.27e0298

    Ana Tereza de Sousa Brito, Deborah Santana Pereira Pereira, Maria do Socorro Cirilo-Sousa, Anthony Pedro Igor Sales Rolim Esmeraldo, Matheus Luna Loiola, Narcélio Pinheiro Victor

     

    Fatores relacionados ao suporte social para atividade física de estudantes em uma perspectiva de rede

    DOI: https://doi.org/10.12820/rbafs.28e0297

    Naildo Santos Silva, Júlio Brugnara Mello, Paulo Felipe Ribeiro Bandeira, Jorge Mota, Adroaldo Cezar Araújo Gaya, Anelise Reis Gaya

     

    Inserção de profissionais de educação física no Sistema Único de Saúde: análise temporal (2007-2021)

    DOI: https://doi.org/10.12820/rbafs.28e0296

    Rinelly Pazinato Dutra, Vanise dos Santos Ferreira Viero, Alan Goularte Knuth

     

    Acesso às práticas corporais/atividade física durante o ciclo da vida: relato de idosas aposentadas

    DOI: https://doi.org/10.12820/rbafs.28e0294

    Yuri Atamanczuk de Oliveira, André Ulian Dall Evedove, Mathias Roberto Loch

     

    - Ensaios Teóricos em Atividade Física e Saúde -

    Como os espaços públicos abertos podem contribuir para a promoção da atividade física?

    DOI: https://doi.org/10.12820/rbafs.28e0295

    Cassiano Ricardo Rech, Joris Pazin, Eduardo Quieroti Rodrigues, Francisco Timbó de Paiva Neto, Margarethe Thaisi Garro Knebel, Thamires Gabrielly dos Santos Coco, Rogério César Fermino

     

    A relação entre atividade física e saúde: uma abordagem histórica e conceitual

    DOI: https://doi.org/10.12820/rbafs.28e0293

    Luiz Guilherme Grossi Porto, Mario Renato Azevedo, Guilherme Eckhardt Molina, Dartagnan Pinto Guedes, Markus Vinicius Nahas, Pedro Curi Hallal, Victor Keihan Rodrigues Matsudo

     

    Convidamos a todos para navegar no sumário da revista e acessar os artigos publicados ou nos acompanhar por meio das nossas mídias sociais

    Facebook: @RBAFeS

    Twitter: @_RBAFS

    Instagram: @rbafs_

     

    Atenciosamente,

    Equipe Editorial

    Saiba mais sobre Artigos publicados no volume 28 da Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde – RBAFS, acesse: http://rbafs.org.br/RBAFS/issue/view/740
  • Inscrições do II Workshop para Capacitação de Revisores

    2023-05-09

    A Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde com o objetivo de capacitar os revisores para melhor avaliar os seus artigos, irá promover o II Workshop para Capacitação de Revisores, um evento online e gratuito, que será realizado no dia 24 de maio de 2023, das 18h30 às 20h00.
    O evento será transmitido pelo canal no YouTube da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde (@sbafs_) e os participantes receberão certificado.

    A Equipe Editorial convida a todos os interessados a participar deste workshop.

    Inscreva-se já: https://forms.gle/j3WRScgdojDEYfQv6
    .
    Atenciosamente,
    Equipe Editorial da Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde

    Saiba mais sobre Inscrições do II Workshop para Capacitação de Revisores
  • Edição temática Intervenção de Exercício para Prevenção, Reabilitação e Adaptação dos Efeitos COVID-19 - Prazo prorrogado

    2023-05-07
    PRAZO PRORROGADO
    DATA LIMITE: 09/06/2023   A equipe editorial da Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde informa que o prazo para a submissão de artigos na edição temática Intervenção de Exercício para Prevenção, Reabilitação e Adaptação dos Efeitos COVID-19 foi prorrogado até o dia 09 de junho de 2023. Esta edição temática publicará artigos nos seguintes formatos: (1) Metanálise; (2) Revisão sistemática; (3) revisão de escopo; (4) Ensaio Clínico; (5) Experimentais; (6) Cohort; e (7) Transversais. Tais estudos devem abordar os seguintes temas: 
    • Investigar os efeitos de diferentes programas de exercícios na saúde física e mental em diferentes populações afetadas pelas COVID-19; 
    • Investigar os efeitos de diferentes programas de exercícios em respostas neuromusculares e fisiológicas em diferentes populações afetadas pela COVID-19. 
    • Investigar as mudanças comportamentais, incluindo (por exemplo, intensidade do exercício, nível de atividade física, dieta, sono, interação social, entre outros) durante e após a pandemia de COVID-19; 
    • Investigar os componentes de condicionamento físico relacionados à saúde em diferentes idades e gêneros durante e após a pandemia de COVID-19; 

     

    Os artigos para essa edição temática poderão ser submetidos ATÉ DIA 09 DE JUNHO (23h59, horário de Brasília) e seguirão o sistema de fast tracking (processo de publicação mais rápida).

    Orientações gerais para a submissão:

    • Os artigos deverão ser submetidos preferencialmente na língua inglesa, mas serão aceitos artigos em português e espanhol.
    • Os autores devem seguir a conformidade da submissão no site da revista. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
    • Os artigos deverão ser acompanhados de carta de intenção no ato da submissão indicando o seu interesse em publicar nesta edição temática.
    • Em conformidade com o reajuste da taxa de publicação os artigos aprovados para essa edição temática serão de 400,00 reais, sendo de inteira responsabilidade dos autores.
    • Caso tenha dúvida sobre a aderência do seu artigo na temática entre em contato com os Editores da Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde.

     

    Atenciosamente,

    Equipe Editorial da RBAFS

    Saiba mais sobre Edição temática Intervenção de Exercício para Prevenção, Reabilitação e Adaptação dos Efeitos COVID-19 - Prazo prorrogado
  • Edição temática

    2023-03-20

    Prezados(as) leitores(as),

    A pandemia de COVID-19 terá efeitos negativos a longo prazo no bem-estar físico e mental de todas as populações. Como resultado das restrições sociais relacionadas à pandemia, a taxa de exercício, atividade física e inclusão social foram drasticamente reduzidas. De fato, as intervenções de exercícios têm sido fortemente reconhecidas como um método eficiente para prevenção, gerenciamento, reabilitação e promoção da saúde. No entanto, não há investigações suficientes sobre os efeitos agudos e crônicos das intervenções de exercícios nos resultados do COVID-19, embora a falta de exercícios e atividade física regular seja um fator de risco subjacente bem documentado para várias doenças crônicas, incluindo aquelas associadas a COVID-19 grave. Além disso, as intervenções de exercícios têm efeitos benéficos neuromusculares, cardiovasculares e imunológicos, aumentam a capacidade pulmonar e a força muscular e melhoram a saúde mental. Nesse contexto, ainda faltam os mecanismos pelos quais as intervenções de exercícios podem desempenhar um papel importante na mitigação dos resultados da pandemia de COVID-19.

    Portanto, esta sessão temática de pesquisa incidirá principalmente em procurar sintetizar os efeitos do exercício físico como método de intervenção no enfrentamento das consequências das medidas da pandemia de COVID-19 sobre a saúde física e mental de diferentes populações. Embora os efeitos promotores neuromusculares, cardíacos, imunológicos e cognitivos de longo prazo do exercício físico já foram realizados em diferentes populações, poucas comparações de diferentes métodos de intervenção de exercício foram relatadas e, consequentemente, nenhuma conclusão firme sobre as consequências da COVID-19. Além disso, o potencial do exercício físico regular para neutralizar os declínios neuromusculares, fisiológicos, físicos e cognitivos relacionados à pandemia precisa ser confirmado para combater o efeito negativo no desempenho físico e mental em diferentes populações afetadas pela COVID-19.

    Desta forma, a fim de aumentar a plataforma de conhecimento, convidamos pesquisadores em atividade física, saúde pública, biomecânica e fisiologia do exercício, além de psicologia a enviar artigos científicos de alta qualidade para esta sessão temática da Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde. Para tanto serão aceitos artigos nos seguintes formatos: (1) Metanálise; (2) Revisão sistemática; (3) revisão de escopo; (4) Ensaio Clínico; (5) Experimentais; (6) Cohort; e (7) Transversais. Tais estudos devem abordar os seguintes temas: 

    • Investigar os efeitos de diferentes programas de exercícios na saúde física e mental em diferentes populações afetadas pelas COVID-19; 
    • Investigar os efeitos de diferentes programas de exercícios em respostas neuromusculares e fisiológicas em diferentes populações afetadas pela COVID-19. 
    • Investigar as mudanças comportamentais, incluindo (por exemplo, intensidade do exercício, nível de atividade física, dieta, sono, interação social, entre outros) durante e após a pandemia de COVID-19; 
    • Investigar os componentes de condicionamento físico relacionados à saúde em diferentes idades e gêneros durante e após a pandemia de COVID-19; 

     

    Os artigos para essa edição temática poderão ser submetidos entre os dias 20 de março e 05 de maio de 2023 (23h59, horário de Brasília) e seguirão o sistema de fast tracking (processo de publicação mais rápida).

    Orientações gerais para a submissão:

    • Os artigos deverão ser submetidos preferencialmente na língua inglesa, mas serão aceitos artigos em português e espanhol.
    • Os autores devem seguir a conformidade da submissão no site da revista. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
    • Os artigos deverão ser acompanhados de carta de intenção no ato da submissão indicando o seu interesse em publicar nesta edição temática.
    • Em conformidade com o reajuste da taxa de publicação os artigos aprovados para essa edição temática serão de 400,00 reais, sendo de inteira responsabilidade dos autores.
    • Caso tenha dúvida sobre a aderência do seu artigo na temática entre em contato com os Editores da Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde.

     

    Atenciosamente,

    Equipe Editorial da RBAFS

    Saiba mais sobre Edição temática
  • Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde – RBAFS, acesse: http://rbafs.org.br/RBAFS/issue/view/734

    2023-01-09

    Mensuração da atividade física e comportamento sedentário: uma análise baseada em grupos de pesquisa

    DOI: https://doi.org/10.12820/rbafs.27e0279

    Marcelo Romanzini, Danilo Rodrigues Pereira da Silva, Luiza Isnardi Cardoso Ricardo, José Cazuza Farias Júnior, Arthur Oliveira Barbosa, Shana Ginar da Silva, Inácio Crochemore-Silva, Ially Rayssa Dias Moura, Alcides Prazeres Filho, Jeffer Eidi Sasaki, Felipe Fossati Reichert

     

    Caraterização da atividade física e aptidão física de acordo com os níveis de solidão em adultos 50+

    DOI: https://doi.org/10.12820/rbafs.27e0276

    Simão Pedro-Costa, Aoife Hiney, Arnaldina Sampaio, José Pedro Guimarães, Lucimere Bohn, Inês Marques-Aleixo

     

    Ações de prevenção e controle de diabetes na atenção primária no Amazonas

    DOI: https://doi.org/10.12820/rbafs.27e0271

    Elisa Brosina de Leon, Lucas Santos Fernandes, Hércules Lázaro Morais Campos, Fabio Araujo Almeida

     

    Intervenções por exercício físico e funções cognitivas de idosos: revisão sistemática da literatura

    DOI: https://doi.org/10.12820/rbafs.27e0275

    Rebeca Marchiori Carazza Vale, Rubia Mara Esquarante Barbosa, Andrea Carmen Guimarães, Sabrina Martins Barroso, Mônia Aparecida da Silva

     

    Aplicativos de smartphone para monitorar a atividade física e o comportamento sedentário: Uma revisão sistemática de estudos de validação

    DOI: https://doi.org/10.12820/rbafs.27e0270

    Raul Cosme Ramos Prado, Margarethe Thaisi Garro Knebel, Evelyn Helena Corgosinho Ribeiro, Inaian Pignatti Teixeira, Jeffer Eidi Sasaki, Luciano Vieira de Araújo, Paulo Henrique Guerra, Alex Antonio Florindo

     

    Modelo Lógico do Programa Tribunal Superior do Trabalho em Movimento: uma construção de 15 anos de experiência

    DOI: https://doi.org/10.12820/rbafs.27e0280

    João Luis Anwar El Sadat Paula Leitão, Luciana Leite Silva Barboza, Mario Renato Azevedo, Luiz Guilherme Grossi Porto

     

    Processo de trabalho do profissional de Educação Física na atenção básica em territórios rurais

    DOI: https://doi.org/10.12820/rbafs.27e0278

    Fernando de Lima, Maria Deisyelle Sibaldina da Silva Almeida, Taynara Poliana Gonçalves de Melo, Wellington da Silva Rodrigues Junior, Nicole Caroline Nascimento da Silva, Ranieri Moreira da Silva, Larissa Manuelle Marciano Francisco, Danyela Lays dos Santos, Itamar Lages, Emmanuelly Correia de Lemos

     

     

    Desenvolvimento adicional do Affordances for Motor Behavior of Schoolchildren: versão estandardizada e sistema de pontuação

    DOI: https://doi.org/10.12820/rbafs.27e0277

    Fábio Saraiva Flôres, Luis Paulo Rodrigues, Rita Cordovil

     

    Efeitos crônicos da atividade física escolar no desempenho cognitivo de jovens: um protocolo de revisão sistemática

    DOI: https://doi.org/10.12820/rbafs.27e0281

    Fernando William Flores Silva, Ricardo Martins, Rochelle Rocha Costa, Carlos Cristi-Montero, Júlio Brugnara Mello

     

    Grupo de Trabalho em Mensuração da Atividade Física e Comportamento Sedentário: uma breve Apresentação

    DOI: https://doi.org/10.12820/rbafs.27e0274

    Inácio Crochemore-Silva, Jeffer Eidi Sasaki, Andrea Wendt, Alcides Prazeres Filho, Arthur Oliveira Barbosa, Danilo Rodrigues Pereira da Silva, Felipe Fossati Reichert, Ially Rayssa Dias Moura, José Cazuza de Farias Júnior, Shana Ginar da Silva, Luiza Isnardi Cardoso Ricardo, Marcelo Romanzini

     

     

    Convidamos a todos para navegar no sumário da revista e acessar os artigos publicados ou nos acompanhar por meio das nossas mídias sociais

    Facebook: @RBAFeS

    Twitter: @_RBAFS

    Instagram: @rbafs_

     

    Atenciosamente,

    Equipe Editorial

    Saiba mais sobre Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde – RBAFS, acesse: http://rbafs.org.br/RBAFS/issue/view/734
  • Edição temática - Prazo prorrogado

    2022-11-01

    PRAZO PRORROGADO
    DATA LIMITE: 20/11/2022

    A equipe editorial da Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde informa que o prazo para a submissão de artigos na edição temática Ambiente Urbano e Atividade Física foi prorrogado até o dia 20 de novembro de 2022. Esta edição temática publicará artigos originais, de revisão ou com abordagens qualitativas, quantitativas e mistas que tratam das seguintes temáticas:

    1. Estudos que desenvolvam, traduzam ou validem métodos e instrumentos para medir e avaliar o ambiente urbano relacionado à atividade física e/ou ao comportamento sedentário.
    2. Estudos que descrevam as características do ambiente social, natural ou construído relacionado à atividade física e/ou ao comportamento sedentário.
    3. Estudo que testem de maneira transversal ou longitudinal a relação entre as características do ambiente social, natural ou construído relacionado à atividade física e/ou ao comportamento sedentário nos diferentes ciclos da vida e condições de saúde.
    4. Estudos que avaliem o efeito de intervenções nas características do ambiente social, natural ou construído relacionado à atividade física e/ou ao comportamento sedentário nos diferentes ciclos da vida e condições de saúde.
    5. Ensaios teóricos que aprofundem temáticas emergentes na área de Ambiente Urbano e Atividade Física.

    Os artigos para essa edição temática poderão ser submetidos ATÉ DIA 20 DE NOVEMBRO (23h59, horário de Brasília) e seguirão o sistema de fast tracking (processo de publicação mais rápida).

    Condições para a submissão
    • Os artigos deverão ser submetidos preferencialmente na língua inglesa, mas serão aceitos artigos em português e espanhol.
    • Os autores são obrigados a seguir a conformidade da submissão no site da revista. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
    • Os autores deverão enviar uma carta de intenção no ato da submissão indicando o seu interesse em publicar nesta edição temática.
    • Em conformidade com o reajuste da taxa de publicação os artigos aprovados para essa edição temática será de 400,00 reais, sendo de inteira responsabilidade dos autores.

    Att,
    GT em Ambiente, Atividade Física e Saúde
    Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde
    Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde

    Saiba mais sobre Edição temática - Prazo prorrogado
  • Edição temática

    2022-10-03

    Prezados(as) leitores(as),

    O Grupo de Trabalho em Ambiente, Atividade física e Saúde, da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde, tem como um de seus objetivos estimular a discussão, sistematização das evidências e divulgação de conhecimentos e boas práticas de promoção da atividade física e redução do comportamento sedentário por meio de mudanças no ambiente. Nesse sentido, convida à comunidade científica a participar da edição temática da Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde sobre “Ambiente Urbano e Atividade Física” (https://www.rbafs.org.br/RBAFS/).

     

    O tema é relevante dado que estimativas recentes indicam que aproximadamente 85% da população brasileira vivem em áreas urbanas. Diante desta realidade, e considerando que a atividade física é realizada em locais específicos, a compreensão de como o ambiente urbano afeta a atividade física das pessoas é um ponto crucial na proposição de intervenções com potencial de atingir grande parcela da população.

     

    Desta forma, convidamos todos os interessados a submeterem artigos para a edição temática “Ambiente urbano e atividade física”. Esta edição temática publicará artigos originais, de revisão ou com abordagens qualitativas, quantitativas e mistas que tratam das seguintes temáticas:

     

    1.       Estudos que desenvolvam, traduzam ou validem métodos e instrumentos para medir e avaliar o ambiente urbano relacionado à atividade física e/ou ao comportamento sedentário.
    2.       Estudos que descrevam as características do ambiente social, natural ou construído relacionado à atividade física e/ou ao comportamento sedentário.
    3.       Estudo que testem de maneira transversal ou longitudinal a relação entre as características do ambiente social, natural ou construído relacionado à atividade física e/ou ao comportamento sedentário nos diferentes ciclos da vida e condições de saúde.
    4.       Estudos que avaliem o efeito de intervenções nas características do ambiente social, natural ou construído relacionado à atividade física e/ou ao comportamento sedentário nos diferentes ciclos da vida e condições de saúde.
    5.       Ensaios teóricos que aprofundem temáticas emergentes na área de Ambiente Urbano e Atividade Física.

    Os artigos para essa edição temática poderão ser submetidos entre os dias 03 e 31 de outubro de 2022 (23h59, horário de Brasília) e seguirão o sistema de fast tracking (processo de publicação mais rápida).

    Orientações gerais para a submissão:

    • Os artigos deverão ser submetidos preferencialmente na língua inglesa, mas serão aceitos artigos em português e espanhol.
    • Os autores devem seguir a conformidade da submissão no site da revista. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
    • Os artigos deverão ser acompanhados de carta de intenção no ato da submissão indicando o seu interesse em publicar nesta edição temática.
    • Em conformidade com o reajuste da taxa de publicação os artigos aprovados para essa edição temática serão de 400,00 reais, sendo de inteira responsabilidade dos autores.
    • Caso tenha dúvida sobre a aderência do seu artigo na temática entre em contato com os Editores da Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde.

     

    Atenciosamente,

    Grupo de Trabalho em Ambiente, Atividade Física e Saúde

    Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde

    Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde

    Saiba mais sobre Edição temática
  • Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde

    2022-08-03

    Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde – RBAFS, acesse: http://rbafs.org.br/RBAFS/issue/view/734

     

    Prevalência dos níveis de atividade física e fatores associados entre adolescentes escolares

    DOI: https://doi.org/10.12820/rbafs.27e0272

    Nayra Suze Souza e Silva, Rosângela Ramos Veloso Silva, Bruna Nathália Santos, Marise Fagundes Silveira, Maria Fernanda Santos Figueiredo Brito, Lucinéia de Pinho, Camila Katheryne Santos Cangussu, Carla Silvana de Oliveira e Silva

     

    Impacto da Covid-19 na saúde mental, qualidade de vida e nível de atividade física em universitários

    DOI: https://doi.org/10.12820/rbafs.27e0266

    Ana Paula Rodrigues dos Santos, Joyce Neire Vidal Alexandre Souza, Bruno Rafael Vieira Souza Silva, Emília Chagas Costa, Marcela Claudia de Paula Oliveira Oliveira, Jael Maria de Aquino, Marcos André Moura dos Santos, Mauro Virgílio Gomes de Barros, Lygia Maria Pereira da Silva, Marco Aurelio de Valois Correia Junior

     

    Distúrbios do sono e exercício físico regular na atenção primária à saúde: estudo observacional

    DOI: https://doi.org/10.12820/rbafs.27e0267

    Karina Nunes Assunção, Luísa Teixeira Pasqualotto, Helton Oliveira Campos, Newton Santos Faria Júnior

     

    Atividade física e tempo sentado em adultos após diagnóstico positivo para COVID-19: um estudo transversal

    DOI: https://doi.org/10.12820/rbafs.27e0268

    Ana Beatriz Minelli Ramos, Euripedes Barsanulfo Gonçalves Gomide, Thiago Cândido Alves, Natália Drieli Miguel, Átila Alexandre Trapé, Emerson Sebastião, André Pereira dos Santos

     

    Fatores associados à aderência em programa comunitário de atividade física numa capital brasileira

    DOI: https://doi.org/10.12820/rbafs.27e0265

    Glauber Rocha Monteiro, Cristiane Kelly Aquino dos Santos, Gilene de Jesus Pereira, Roberto Jerônimo dos Santos Silva

     

    Comparação de avaliação de medidas indiretas e associação com medida subjetiva de capacidade aeróbia

    DOI: https://doi.org/10.12820/rbafs.27e0261

    Rubian Diego Andrade, Iedo José da Silva Junior , Luciane Pereira Nascimento Hackl , Sabrina Fernandes de Azevedo , Diego Grasel Barbosa , Érico Pereira Gomes Felden

     

    Atividade física como fator de proteção para sintomas do climatério

    DOI: https://doi.org/10.12820/rbafs.27e0260

    Juliene Gonçalves Costa, Tállita Cristina Ferreira de Souza, Priscila Aline Dias, Priscila Missaki Nakamura, Guilherme Morais Puga

     

    RBAFS: análise dos artigos originais publicados entre 2016 e 2020

    DOI: https://doi.org/10.12820/rbafs.27e0269

    Paulo Henrique Guerra, Letícia Aparecida Calderão Sposito, Alex Antonio Florindo

     

    Indicadores geoespaciais do índice de bikeability como projeto de cidade amiga da bicicleta: uma revisão sistemática

    DOI: https://doi.org/10.12820/rbafs.27e0255

    Alfredo Leopoldo Enrique Messenger Valenzuela, Adalberto Aparecido dos Santos Lopes, Pablo Antônio Bertasso de Araujo, Marcelo Dutra Della Justina, Gabriel Claudino Budal Arins, Cassiano Ricardo Rech

     

     

    Estratégias para promover motivação para a atividade física no contexto da atenção primária à saúde

    DOI: https://doi.org/10.12820/rbafs.27e0264

    Anelise Sandri, Rodrigo Sudatti Delevatti, Thiago Sousa Matias

     

     

    Convidamos a todos para navegar no sumário da revista e acessar os artigos publicados ou nos acompanhar por meio das nossas mídias sociais

    Facebook: @RBAFeS

    Twitter: @_RBAFS

    Instagram: @rbafs_

     

    Atenciosamente,

    Equipe Editorial

    Saiba mais sobre Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde
  • Edição temática

    2022-07-06

    O Grupo de Trabalho (GT) em atividade física no contexto escolar da da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde tem como um de seus objetivos estimular a discussão, sistematização das evidências e divulgação de conhecimentos e boas práticas de promoção da atividade física e redução do comportamento sedentário no ambiente escolar. Nesse sentido, convida à comunidade científica a participar da edição temática da Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde sobre Atividade física no contexto escolar. Destacamos que os artigos submetidos para esta edição passarão pelo processo fast track e desfrutarão de uma taxa diferenciada de publicação.
    A edição temática terá a atividade física e a escola como tema central e serão aceitos artigos originais, de revisão e protocolos com abordagens qualitativas, quantitativas e mistas em todos os eixos abaixo:

    - Estudos sobre atividade física e ambiente escolar: estudos sobre o entorno da escola, ações que ocorram antes, durante ou depois do horário de aula, dentro ou fora da escola. Estudos sobre o ambiente escolar que abordem a arquitetura, logística e estética dentro e fora da escola.

    - Intervenções para a prática de atividade física na escola: estudos de intervenção que ocorram antes, durante ou depois do horário de aula com ênfase na promoção de atividade física de estudantes de todos os ciclos escolares.

    - Boas práticas na promoção de atividade física na escola: relatos de experiências exitosas na escola. Relatos sobre promoção de atividade física, promoção da saúde, feiras/gincanas de atividade física, formação continuada de professores, etc.

    - Estudos sobre a educação física escolar: estudos sobre a estrutura curricular, conteúdos e abordagens da educação física escolar com ênfase na atividade física. Estudos sobre a formação de professores e currículo da graduação e pós-graduação com ênfase em atividade física.

    Os artigos para essa edição temática poderão ser submetidos entre os dias 01 de junho até o dia 31 de julho de 2022 (23h59, horário de Brasília) e seguirão o sistema de fast tracking (processo de publicação mais rápida).

    Condições para a submissão

    • Os artigos deverão ser submetidos preferencialmente na língua inglesa.
    • Os autores são obrigados a seguir a conformidade da submissão no site da revista. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
    • Os autores deverão enviar uma carta de intenção no ato da submissão indicando o seu interesse em publicar nesta edição temática.
    • Em conformidade com o reajuste da taxa de publicação os artigos aprovados para essa edição temática será de 400,00 reais, sendo de inteira responsabilidade dos autores.

     

    A equipe editorial da RBAFS agradece a sua participação e se coloca à inteira disposição para qualquer esclarecimento.

    Saiba mais sobre Edição temática
  • Reajuste no valor da taxa de publicação

    2022-05-18

    Prezado(a) autor(a)

    A equipe editorial informa que a taxa cobrada para a publicação dos artigos na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde sofrerá reajuste a partir do dia 01 de junho de 2022.

    - Taxa de publicação para os artigos submetidos nas edições temáticas - 400 reais

    - Taxa de publicação para os artigos submetidos no fluxo contínuo - 600 reais

    A equipe editorial agradece a compreensão de todos e se coloca à disposição para qualquer esclarecimento.

     

    Atenciosamente,

    Equipe editorial da Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde

    Saiba mais sobre Reajuste no valor da taxa de publicação
  • Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde

    2022-05-17

    Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde – RBAFS, acesse: http://rbafs.org.br/RBAFS/issue/view/734

    Protocolo de reabilitação cardiopulmonar de curto período em um paciente pós- COVID 19: relato de caso

    DOI: https://doi.org/10.12820/rbafs.27e0247

    Juliana Rodrigues de Souza, Beatriz da Silva Barbosa, Jonathan Galvão Tenório Cavalcante, Juliana Thaís Ferezini Faria Santos, Rafaella Carvalho da Silva, Vera Regina Fernandes da Silva Marães

     Seleção de profissionais de educação física para atuarem nos NASF-AB: análise de provas

    DOI: https://doi.org/10.12820/rbafs.27e0249

    Bruno Cunha Amaro, Rubiane Giovani Fonseca, Mathias Roberto Loch

     Associação entre função física e cognitiva na pós-menopausa: um estudo transversal

    DOI: https://doi.org/10.12820/rbafs.27e0252

    Wellington Gilberto de Sousa, Luanna Rodrigues Margato, Danyelle Cristina Silva Pelet, Rodolfo Ferreira de Paula, Anderson Diogo de Souza Lino, Fábio Lera Orsatti, Markus Vinicius Campos Souza

      Taxas de abandono em estudos controlados com exergames para gerenciamento da pressão arterial: protocolo de uma revisão sistemática e metanálise

    DOI: https://doi.org/10.12820/rbafs.27e0250

    Camilo Luis Monteiro Lourenço, Aline Rodrigues Barbosa, Vandrize Meneghini, Aline Mendes Gerage

     

    Convidamos a todos para navegar no sumário da revista e acessar os artigos publicados ou nos acompanhar por meio das nossas mídias sociais

    Facebook: @RBAFeS

    Twitter: @_RBAFS

    Instagram: @rbafs_

     

    Atenciosamente,

    Equipe Editorial

     

    Saiba mais sobre Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde
  • Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS

    2022-02-22

    Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde – RBAFS, acesse: http://rbafs.org.br/RBAFS/issue/view/734

     

    Validação de oficina de educação permanente em alimentação, atividade física e práticas corporais

    DOI: https://doi.org/10.12820/rbafs.27e0245

    Julia De Caro Costa, Douglas Roque Andrade, Patricia Constante Jaime

     

    Recomendações de exercício físico após adoecimento por COVID-19: revisão de escopo

    DOI: https://doi.org/10.12820/rbafs.27e0243

    Alexandre Konig Garcia Prado, Jhennifer Carolina de Almeida Alves, Renata Neli Moreno Gurginski, Thaymara Mikuni, Danieli Zata, Paula Lucia Magalhães da Silva Albuquerque, João Ricardo Gabriel de Oliveira

     

    Projeto RESPIRE: protocolo de avaliação do impacto da pandemia na saúde da comunidade do IFSul

    DOI: https://doi.org/10.12820/rbafs.27e0244

    César Augusto Häfele, Marina Marques Kremer, Gabriel Barros da Cunha, Gicele de Oliveira karini da Cunha, Ítalo Fontoura Guimarães, Fabricio Mota Foster, Giancarlo Bacchieri, Felipe Fossati Reichert, Thiago Terra Borges

     

     

    Convidamos a todos para navegar no sumário da revista e acessar os artigos publicados ou nos acompanhar por meio das nossas mídias sociais

    Facebook: @RBAFeS

    Twitter: @_RBAFS

    Instagram: @rbafs_

     

    Atenciosamente,

    Equipe Editorial

    Saiba mais sobre Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS
  • Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS

    2022-02-14

    Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde – RBAFS, acesse: http://rbafs.org.br/RBAFS/issue/view/734

     

    For an Expanded View of Physical Activity in Health

    Por uma visão ampliada da atividade física na saúde

    DOI: https://doi.org/10.12820/rbafs.27e0246

    Sanderson Soares da Silva, Maria do Socorro Brasileiro-Santos, João Miguel Souza Neto, Filipe Ferreira da Costa

     

    Effect of volume of participation in exercise programs on biochemical parameters of women

    Efeito do volume de participação em programas de exercícios nos parâmetros bioquímicos de mulheres

    DOI: https://doi.org/10.12820/rbafs.27e0239

    Karina Brunheroti, Alynne Christian Ribeiro Andaki, Eduardo Kokubun, Camila Bosquiero Papini

     

    Workforce of Physical Education Professionals in Primary Health Care

    Força de trabalho de Profissionais de Educação Física na Atenção Primária à Saúde

    DOI: https://doi.org/10.12820/rbafs.27e0240

    Debora Bernardo da Silva, Taciana Rocha dos Santos Sixel, Arthur de Almeida Medeiros, Ana Carolina Basso Schmitt

     

    Factors associated with Physical Activity Counseling by Health Workers Questionnaire: construction, validation and reliability

    Questionário sobre fatores associados para o Aconselhamento para Atividade Física por Trabalhadores da Saúde: construção, validação e reprodutibilidade

    DOI: https://doi.org/10.12820/rbafs.27e0241

    João Miguel de Souza Neto, Sanderson Soares da Silva, José Cazuza de Farias Júnior, Filipe Ferreira da Costa

     

    Aspects to consider in health professionals’ promotion of physical activity

    Aspectos a serem considerados na promoção de atividade física por profissionais de saúde

    DOI: https://doi.org/10.12820/rbafs.27e0242

    Letícia Gonçalves, Andressa Ferreira da Silva, Suellem Zanlorenci, Diego Augusto Santos Silva

     

    Convidamos a todos para navegar no sumário da revista e acessar os artigos publicados ou nos acompanhar por meio das nossas mídias sociais

    Facebook: @RBAFeS

    Twitter: @_RBAFS

    Instagram: @rbafs_

     

    Atenciosamente,

    Equipe Editorial

     

    Saiba mais sobre Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS
  • Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS

    2022-01-28

    Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde – RBAFS, acesse: http://rbafs.org.br/RBAFS/issue/view/731

     

    A estratégia LET US Play aumenta a atividade física de crianças nas aulas de educação física escolar

    The LET US Play strategy increases children`s physical activity in physical education classes

    DOI: https://doi.org/10.12820/rbafs.26e0238

    Igor Joaquim Oliveira Silva, Christianne de Faria Coelho-Ravagnani, Maria Cecilia Marinho Tenório, Rafael Miranda Tassitano e Fabricio Cesar de Paula Ravagnani

     

    Convidamos a todos para navegar no sumário da revista e acessar os artigos publicados ou nos acompanhar por meio das nossas mídias sociais

    Facebook: @RBAFeS

    Twitter: @_RBAFS

    Instagram: @rbafs_

     

    Atenciosamente,

    Equipe Editorial

    Saiba mais sobre Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS
  • Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS

    2022-01-19

    Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde – RBAFS, acesse: http://rbafs.org.br/RBAFS/issue/view/731

     

    Approaches and methods to assess sedentary behavior in Brazil: a systematic review

    Abordagens e métodos para avaliar o comportamento sedentário no Brasil: uma revisão sistemática

    DOI: https://doi.org/10.12820/rbafs.26e0236

    Autores: Luciana Leite Silva Barboza, Ellen Caroline Mendes da Silva, Mabliny Thuany, Raphael Henrique de Oliveira Araujo, André de Oliveira Werneck, David Nunes Oliveira, Larissa Gandarela, Danilo Rodrigues Pereira da Silva

     

     

    Physical activity of individuals with Parkinson’s in social isolation before and during the pandemic COVID-19

    Atividade física de indivíduos com doença de Parkinson em isolamento social antes e durante a pandemia de COVID-19

    DOI: https://doi.org/10.12820/rbafs.26e0237

    Jéssica Amaro Moratelli, Anelise Sonza, Aline Nogueira Haas, Elren Passos-Monteiro, Clynton Lourenço Corrêa, Leonardo Alexandre Peyré-Tartaruga, Marcela dos Santos Delabary, Adriana Coutinho de Azevedo Guimarães

     

     

    Convidamos a todos para navegar no sumário da revista e acessar os artigos publicados ou nos acompanhar por meio das nossas mídias sociais

    Facebook: @RBAFeS

    Twitter: @_RBAFS

    Instagram: @rbafs_

     

    Atenciosamente,

    Equipe Editorial

    Saiba mais sobre Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS
  • Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS

    2021-12-20

    Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde – RBAFS, acesse: http://rbafs.org.br/RBAFS/issue/view/731

     

    Validação do questionário de saúde e performance para policiais e bombeiros militares (QSPM)

    Validation of health and performance questionnaire for military police and firefighter (QSPM)

    DOI: https://doi.org/10.12820/rbafs.26e0231

    Anderson Caetano Paulo, Cintia de Lourdes Nahhas Rodacki, Hallyne Bergamini Silva Caetano, Alexandre dos Santos Cabral, Rodrigo Hoinatski, Cristiano Israel Caetano, Ciro Romelio Rodriguez-Añez, Rogério César Fermino

     

    Construct validity of the Individual Lifestyle Profile scale in times of social distancing

    Validade de constructo da escala Perfil do Estilo de Vida Individual em tempos de distanciamento social

    DOI: https://doi.org/10.12820/rbafs.26e0235

    Thiago Ferreira de Sousa, Sueyla Ferreira da Silva dos Santos, Silvio Aparecido Fonseca, Gerleison Ribeiro Barros, Mauro Virgílio Gomes de Barros, Markus Vinicius Nahas

     

    Convidamos a todos para navegar no sumário da revista e acessar os artigos publicados ou nos acompanhar por meio das nossas mídias sociais

    Facebook: @RBAFeS

    Twitter: @_RBAFS

    Instagram: @rbafs_

     

    Atenciosamente,

    Equipe Editorial

     

    Saiba mais sobre Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS
  • Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS

    2021-11-30

    Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde – RBAFS, acesse: http://rbafs.org.br/RBAFS/issue/view/731

     

    Objectively-measured physical activity and stress levels in workers: a systematic review 

    Atividade física medida objetivamente e níveis de estresse em trabalhadores: uma revisão sistemática

    DOI: https://doi.org/10.12820/rbafs.26e0232

    Autores: Marcelo Frio Marins, Barbara Sutil da Silva, Natan Feter e Marcelo Cozzensa da Silva    

     

    Mudanças percebidas no estilo de vida no distanciamento social: validade preliminar do questionário

    Change perceptions of lifestyle of social distance: preliminary validity of questionnaire

    DOI: https://doi.org/10.12820/rbafs.26e0233

    Autores: Sueyla Ferreira da Silva dos Santos, Thiago Ferreira de Sousa, Silvio Aparecido Fonseca, Ana Maria Alvarenga, Karine Moraes Pereira, Gildeene Silva Farias, Luiz Rodrigo Augustemak de Lima e Fernanda Carneiro Mussi         

     

    Intervenção com profissionais de saúde sobre aconselhamento à atividade física na atenção primária

    Intervention with health professionals about physical activity counseling in primary health care

    DOI: https://doi.org/10.12820/rbafs.26e0234

    Autores: Vítor Häfele e Fernando Vinholes Siqueira

     

    Convidamos a todos para navegar no sumário da revista e acessar os artigos publicados ou nos acompanhar por meio das nossas mídias sociais

    Facebook: @RBAFeS

    Twitter: @_RBAFS

    Instagram: @rbafs_

     

    Atenciosamente,

    Equipe Editorial

    Saiba mais sobre Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS
  • Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS

    2021-11-08

    Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde – RBAFS, acesse: http://rbafs.org.br/RBAFS/issue/view/731

     

    Treinamento resistido modula TNF-α e melhora força muscular de pessoas vivendo com HIV e em tratamento de Terapia Antirretroviral de Alta Atividade

     

    Resistance training modulates TNF-α and improves muscle strength in people living with HIV taking Highly Active Antiretroviral Therapy

     

    DOI: https://doi.org/10.12820/rbafs.26e0227

    Autores: Julia Casagrande Bitencourt, Eduarda Valim Pereira, Ian Rabelo Gabriel e Joni Marcio de Farias

     

    Convidamos a todos para navegar no sumário da revista e acessar os artigos publicados ou nos acompanhar por meio das nossas mídias sociais

    Facebook: @RBAFeS

    Twitter: @_RBAFS

    Instagram: @rbafs_

     

    Atenciosamente,

    Equipe Editorial

     

    Saiba mais sobre Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS
  • Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS

    2021-11-03

    Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde – RBAFS, acesse: http://rbafs.org.br/RBAFS/issue/view/731

     

    Physical activity is associated with low-level stress among a sample of seniors during COVID-19 outbreak?

    DOI: https://doi.org/10.12820/rbafs.26e0226

    Autores: Chellsea Hortêncio Alcântara, Rafael Martins da Costa, Elorides de Brito, Maira Mendes dos Santos Marques, Euler Esteves Ribeiro e Elisa Brosina de Leon

     

    Methodological approach of Sport and Health for Overweight children (SHOW) intervention study

    DOI: https://doi.org/10.12820/rbafs.26e0224

    Autores: Gabriel Gustavo Bergmann, Lorena Rodrigues Silva, Franciéle da Silva Ribeiro, Vivian Hernandez Botelho, Gabriel Barros da Cunha, Gustavo Dias Ferreira e Eraldo dos Santos Pinheiro

     

    Convidamos a todos para navegar no sumário da revista e acessar os artigos publicados ou nos acompanhar por meio das nossas mídias sociais

    Facebook: @RBAFeS

    Twitter: @_RBAFS

    Instagram: @rbafs_

     

    Atenciosamente,

    Equipe Editorial

    Saiba mais sobre Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS
  • Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS

    2021-10-07

    Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde – RBAFS, acesse: http://rbafs.org.br/RBAFS/issue/view/731

     

     

    Validade das medidas do tempo sentado do questionário IPAQ-versão curta em universitários brasileiros

    Autores: Dayana Chaves Franco, Gildeene Silva Farias, Andreia Pelegrini, Jair Sindra Virtuoso Junior e Thiago Ferreira de Sousa

     

    Sobrepeso e obesidade em universitários: prevalências e fatores associados

    Autores: Gerleison Ribeiro Barros, Sueyla Ferreira da Silva dos Santos, Alynne Christian Ribeiro Andaki e Thiago Ferreira de Sousa

     

    Convidamos a todos para navegar no sumário da revista e acessar os artigos publicados ou nos acompanhar por meio das nossas mídias sociais

    Facebook: @RBAFeS

    Twitter: @_RBAFS

    Instagram: @rbafs_

     

    Atenciosamente,

    Equipe Editorial

     

    Saiba mais sobre Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS
  • Edições temáticas

    2021-10-07

    Prezados(as),

    A equipe editorial da Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde (RBAFS) prorrogou o período de submissão de artigos das edições temáticas Promoção de atividade física na atenção primária à saúde e Prática de atividade física Pós Covid19, para o dia 22 de outubro de 2021.

     

    Acesse nosso site e confira as condições para a submissão: www.rbafs.org.br

     

    Atenciosamente,

    Equipe editorial

    Saiba mais sobre Edições temáticas
  • Edições temáticas

    2021-09-22

    A equipe editorial da Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde (RBAFS) torna pública a chamada de artigos para as seguintes edições temáticas, 

    - Promoção de atividade física na atenção primária à saúde

    - Prática de atividade física Pós Covid19

    Os artigos para essa edição temática poderão ser submetidos até o dia 30 de setembro de 2021 (23h59, horário de Brasília) e seguirão o sistema de fast tracking (processo de publicação mais rápida). 

    Condições para a submissão

    • Os artigos deverão ser submetidos preferencialmente na língua inglesa. 
    • Os autores são obrigados a seguir a conformidade da submissão no site da revista. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores. 
    • Os autores deverão enviar uma carta de intenção no ato da submissão indicando o seu interesse em publicar nesta edição temática. 
    • Os custos de publicação dos artigos aprovados para esta edição serão os mesmos de uma publicação em edição comum da revista (R$250,00), sendo de inteira responsabilidade dos autores.

    A equipe editorial da RBAFS agradece a sua participação e se coloca à disposição para qualquer esclarecimento.

    Equipe editorial

    Saiba mais sobre Edições temáticas
  • Edições temáticas

    2021-09-01

    A equipe editorial da Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde (RBAFS) torna pública a chamada de artigos para as seguintes edições temáticas, 

    - Promoção de atividade física na atenção primária à saúde

    - Prática de atividade física Pós Covid19

    Os artigos para essa edição temática poderão ser submetidos até o dia 30 de setembro de 2021 (23h59, horário de Brasília) e seguirão o sistema de fast tracking (processo de publicação mais rápida). 

    Condições para a submissão

    • Os artigos deverão ser submetidos preferencialmente na língua inglesa. 
    • Os autores são obrigados a seguir a conformidade da submissão no site da revista. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores. 
    • Os autores deverão enviar uma carta de intenção no ato da submissão indicando o seu interesse em publicar nesta edição temática. 
    • Os custos de publicação dos artigos aprovados para essa edição serão os mesmos de uma publicação em edição comum da revista (R$250,00), sendo de inteira responsabilidade dos autores.

    A equipe editorial da RBAFS agradece a sua participação e se coloca à inteira disposição para qualquer esclarecimento.

    Equipe editorial

    Saiba mais sobre Edições temáticas
  • Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS

    2021-09-01

    Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde – RBAFS, acesse: http://rbafs.org.br/RBAFS/issue/view/731

     

     

    Effects of a randomized controlled study on the behaviors of overweight schoolchildren

    Autores: Anastácio Neco de Souza Filho, Thaynã Alves Bezerra, Paulo Felipe Ribeiro Bandeira, Luciana Gatto Azevedo Cabral, José Fernando Vila Nova de Moraes, Clarice Maria de Lucena Martins, Ferdinando Oliveira Carvalho

     

    Effect of session order in combined aerobic and resistance training on glycemic control in older adults with type 2 diabetes: a crossover study

    Autores: Renato Ferreira Corrêa, João Guilherme Vieira, Marcelo Ricardo Dias

     

     

    Convidamos a todos para navegar no sumário da revista e acessar os artigos publicados ou nos acompanhar por meio das nossas mídias sociais

    Facebook: @RBAFeS

    Twitter: @_RBAFS

    Instagram: @rbafs_

     

    Atenciosamente,

    Equipe Editorial

     

    Saiba mais sobre Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS
  • Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS

    2021-08-11

    Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde – RBAFS, acesse: http://rbafs.org.br/RBAFS/issue/view/731

     

    Effects of a randomized controlled study on the behaviors of overweight schoolchildren

    Autor: Anastácio Neco de Souza Filho, Thaynã Alves Bezerra, Paulo Felipe Ribeiro Bandeira, Luciana Gatto Azevedo Cabral, José Fernando Vila Nova de Moraes, Clarice Maria de Lucena Martins, Ferdinando Oliveira Carvalho

     

    Effect of session order in combined aerobic and resistance training on glycemic control in older adults with type 2 diabetes: a crossover study

    Autores: Renato Ferreira Corrêa, João Guilherme Vieira, Marcelo Ricardo Dias

     

    Convidamos a todos para navegar no sumário da revista e acessar os artigos publicados ou nos acompanhar por meio das nossas mídias sociais

    Facebook: @RBAFeS

    Twitter: @_RBAFS

    Instagram: @rbafs_

     

    Atenciosamente,

    Equipe Editorial

     

    Saiba mais sobre Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS
  • Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS

    2021-07-27

    Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde – RBAFS, acesse: http://rbafs.org.br/RBAFS/issue/view/731

     

     

    25 anos da Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde

    Autor: Markus Vinicius Nahas

     

    O Observatório Global de Atividade Física: um panorama sobre duas pandemias

    Autores: Andrea Ramirez Varela, Michael Pratt, Eduardo Ribes Kohn e Pedro Curi Hallal

     

    Guia de Atividade Física para a População Brasileira

    Autores: Pedro Curi Hallal e Daniel Umpierre

     

    Imputação múltipla para lidar com dados faltantes em acelerometria: resultados de duas coortes

    Autores: Rafaela Costa Martins, Bruna Gonçalves C. da Silva, Cauane Blumenberg, Luiza Isnardi Ricardo, Shana Ginar da Silva, João Pedro Ribeiro, Alicia Matijasevich, Ana Maria Baptista Menezes, Helen Gonçalves, Fernando César Wehrmeister, Iná dos Santos, Inácio Crochemore-Silva e Aluísio JD Barros

     

    Instrução normativa da educação física impacta nos comportamentos de saúde? Um experimento natural

    Autores: Lizandra Barbosa da Silva, Maria Cecília Marinho Tenório, Clarice Maria de Lucena Martins, Caroline Ramos de Moura Silva e Rafael Miranda Tassitano

     

    Validade Preliminar da Escala Perfil do Estilo de Vida Individual para uso online em tempos de distanciamento social

    Autores: Sueyla Ferreira da Silva dos Santos, Thiago Ferreira de Sousa, Silvio Aparecido Fonseca, Mauro Virgílio Gomes de Barros, Gildeene Silva Farias e Markus Vinicius Nahas

     

    Validade e clareza dos conceitos e terminologias do Guia de Atividade Física para a População Brasileira

    Autores: Tânia Rosane Bertoldo Benedetti, Lucélia Justino Borges, Inês Amanda Streit, Leandro Martin Totaro Garcia, Sofia Wolker Manta, Gerfeson Mendonça , Maria Angélica Binotto, Marina Christofoletti, Fernando Lopes e Silva-Júnior, Pedro Curi Hallal e Camila Bosquiero Papini

     

    Atividade física para crianças até 5 anos: Guia de Atividade Física para a População Brasileira

    Autores: Larissa Rosa da Silva, Carla Menêses Hardman, Clarice Lucena Martins, Paulo Henrique Guerra, Anastacio Neco de Souza Filho, Daniel da Rocha Queiroz, Daniel Umpierre, Rildo de Souza Wanderley Junior, Fabiana Vieira Santos Azevedo Cavalcante, Paula Fabricio Sandreschi, Pedro Curi Hallal e Mauro Virgilio Gomes de Barros

     

    Atividade física para crianças e jovens: Guia de Atividade Física para a População Brasileira

    Autores: Samuel Carvalho Dumith, Alcides ´Prazeres Filho, Felipe Vogt Cureau, José Cazuza de Farias Júnior, Júlio Brugnara Mello, Michael Pereira da Silva, Thiago Sousa Matias, Wendell Artur Lopes, Lorena Lima Magalhães e Pedro Curi Hallal

     

    Atividade física para adultos: Guia de Atividade Física para a População Brasileira

    Autores: Raphael Ritti-Dias, Átila Alexandre Trape, Breno Quitella Farah, Daniel Rogério Petreça, Emmanuelly Correia de Lemos, Fábio Fortunato Brasil de Carvalho, Lorena Lima Magalhães, Marcos Gonçalves Maciel, Paulo Sergio Chagas Gomes, Sofia Wolker Manta, Pedro Curi Hallal e Douglas Roque Andrade

     

    Atividade física para idosos: Guia de Atividade Física para a População Brasileira

    Autores: Christianne de Faria Coelho-Ravagnani, Paula Fabricio Sandreschi, Thiago Silva Piola, Leandro dos Santos, Daniela Lopes dos Santos, Giovana Zarpellon Mazo, Joilson Meneguci, Marilia de Almeida Correia, Tânia Rosane Bertoldo Benedetti, Antônio Henrique Germano-Soares, Pedro Curi Hallal e Edilson Serpeloni Cyrino

     

    Atividade física para gestantes e mulheres no pós-parto: Guia de Atividade Física para a População Brasileira

    Autores: Gregore Iven Mielke, Camila Tomicki, Cíntia Ehlers Botton, Fabiana Vieira Santos Azevedo Cavalcante, Grasiely Faccin Borges, Leony Morgana Galliano, Paula Fabricio Sandreschi, Stephanie Santana Pinto, Thaynã Alves Bezerra, Pedro Curi Hallal e Roseanne Autran

     

    Atividade física para pessoas com deficiência: Guia de Atividade Física para a População Brasileira

    Autores: Diego Orcioli-Silva, Jeffer Eidi Sasaki, Rafael Miranda Tassitano, Cezar Grontowski Ribeiro, Diego Giulliano Destro Christofaro, Ewertton Souza Bezerra, Sofia Wolker Manta, Alex Antonio Florindo, Pedro Curi Hallal e Fernando Carlos Vinholes Siqueira

     

    Educação física escolar: Guia de Atividade Física para a População Brasileira

    Autores: Kelly Samara Silva, Alexsandra da Silva Bandeira, Fabricio Cesar de Paula Ravagnani, Edina Maria de Camargo, Maria Cecília Tenório, Victor José Machado de Oliveira, Priscila Cristina dos Santos, Virgílio Viana Ramires, Paula Fabricio Sandreschi, Pedro Curi Hallal e Valter Cordeiro Barbosa Filho

     

    Barreiras para a prática de atividade física em idosos: revisão de escopo de estudos brasileiros

    Autores: Thiego da Silva Socoloski, Cassiano Ricardo Rech, Jaime Alves Correa Junior, Rodrigo Meireles Lopes, Adriano Akira Ferreira Hino e Paulo Henrique Guerra

     

     

    Convidamos a todos para navegar no sumário da revista e acessar os artigos publicados ou nos acompanhar por meio das nossas mídias sociais

    Facebook: @RBAFeS

    Twitter: @_RBAFS

    Instagram: @rbafs_

     

    Atenciosamente,

    Equipe Editorial

     

    Saiba mais sobre Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS
  • Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS

    2021-06-16

    Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde – RBAFS, acesse: http://rbafs.org.br/RBAFS/issue/view/731

     

    Factors associated with risk of sarcopenia in older adults

    Autores: Daniel Vicentini de Oliveira, Renan Ferreira de Oliveira, Matheus Amarante do Nascimento, Gabriel Lucas Morais Freire, José Roberto Andrade do Nascimento Júnior, Rogéria Vicentini de Oliveira, Sônia Maria Marques Gomes Bertolini

     

    Padrão de deslocamento ativo da região metropolitana de Campinas, Brasil

    Autores: Guilherme Stefano Goulardins, Thiago Hérick de Sá, Eduardo Kokubun

     

    Convidamos a todos para navegar no sumário da revista e acessar os artigos publicados ou nos acompanhar por meio das nossas redes sociais

    Facebook: @RBAFeS

    Twitter: @_RBAFS

    Instagram: @rbafs_

     

    Atenciosamente,

    Equipe Editorial

    Saiba mais sobre Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS
  • Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS

    2021-05-25

    Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde – RBAFS, acesse: http://rbafs.org.br/RBAFS/issue/view/731

     

    Hypertrigliceridemic waist, physical activity and cardiovascular risk factors in schoolchildren

    Autores: Flávio Ricardo Guilherme, Rodrigo Garcia Fiorillo, Stevan Ricardo dos Santos, Ágatha Graça, Higor Santos Fonseca, Matheus Amarante do Nascimento, Wilson Rinaldi

     

    Can your partner influence your physical activity? The role of social support provided by partners

    Autores: Rodrigo Wiltgen Ferreira, Marlos Rodrigues Domingues

     

    Fatores associados ao conhecimento de locais públicos de esporte e lazer nas capitais brasileiras

    Autores: Paula Agrizzi , Thalia Eloisa Pereira Sousa Dourado, Juliana Ilídio da Silva, Amanda Cristina de Souza Andrade

     

    Nível de atividade física de estudantes de educação física no Brasil: uma revisão sistemática

    Autores: Vitor Tavares da Silva, Lorena Rodrigues Silva, Vinicius Guadalupe Barcelos Oliveira, Bianca Pagel Ramson, Eduardo Lucia Caputo, Marcelo Cozzensa da Silva

     

    Combinations of physical activity, sedentary behavior, and sleep and health outcomes in older adults: a systematic review protocol

    Autores: Antonio Henrique Germano-Soares, Ozeas Lima Lins-Filho, Caroline Ramos de Moura Silva, José Francisco Silva, Carla Menêses Hardman, Valter Cordeiro Barbosa Filho, Mauro Virgilio Gomes de Barros, Rafael Miranda Tassitano

     

    Convidamos a todos para navegar no sumário da revista e acessar os artigos publicados ou nos acompanhar por meio das nossas redes sociais

    Facebook: @RBAFeS

    Twitter: @_RBAFS

    Instagram: @rbafs_

     

    Atenciosamente,

    Equipe Editorial

    Saiba mais sobre Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS
  • Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS

    2021-05-10

    Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde – RBAFS, acesse: http://rbafs.org.br/RBAFS/issue/view/731

     

    Comportamento sedentário e declínio cognitivo em idosos comunitários

    Autores: Priscila Resende Horacio, Núbia Carelli Pereira de Avelar, Ana Lúcia Danielewicz

     

    Smartphone e folder podem ser uma alternativa para reduzir o comportamento sedentário? Estudo piloto

    Autores: Douglas de Assis Teles Santos, Lucas Lima Galvão, Rafaela Gomes do Santos, Ricardo Borges Viana, Emille Camila de Oliveira Santos, Rizia Rocha Silva, Sheilla Tribess, Jair Sindra Virtuoso Júnior, Claudio André Barbosa De Lira

     

    The impact of Brazilian samba on balance and quality of life of individuals with Parkinson’s disease

    Autores: Líria Cruz Fonseca, Ana Cristina Tillmann, Jéssica Moratelli, Alessandra Swarowsky, Adriana Coutinho de Azevedo Guimarães

     

    Impacts of home-based physical exercises on the health of people with spinal cord injury: a systematic review

    Autores: José Igor Vasconcelos de Oliveira, Lúcia Inês Guedes Leite de Oliveira, Manoel da Cunha Costa, Raphael José Perrier-Melo, Mário Antônio de Moura Simim, Saulo Fernandes Melo de Oliveira

     

    Modelo lógico do “Programa Cidade Ativa, Cidade Saudável” de São José dos Pinhais, Paraná

    Autores: Alice Tatiane da Silva, Letícia Pechnicki dos Santos, Ciro Romelio Rodriguez-Añez, Rogério César Fermino

     

    Convidamos a todos para navegar no sumário da revista e acessar os artigos publicados ou nos acompanhar por meio das nossas redes sociais

    Facebook: @RBAFeS

    Twitter: @_RBAFS

    Instagram: @rbafs_

     

    Atenciosamente,

    Equipe Editorial

     

    Saiba mais sobre Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS
  • Workshop para Capacitação de Revisores

    2021-04-08

    A Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde (RBAFS) com o objetivo de capacitar os revisores para melhor avaliar os seus artigos, irá promover um Workshop para Capacitação de Revisores, um evento online e gratuito, que será realizado nos dias 28 e 29 de abril de 2021, das 19 às 22h.

    Caso você não seja revisor e tenha interesse em participar desse time essa é a sua oportunidade. Abaixo segue as diretrizes para os revisores / novos revisores da RBAFS.

    • Ter experiência em publicação de artigos científicos;
    • Obter no mínimo o título de mestre;
    • Ter afinidade com as temáticas da revista e aceitar avaliar os artigos apenas em assuntos nos quais tenha experiência;
    • Possuir preferencialmente proficiência no idioma inglês e/ou espanhol;
    • Realizar a revisão em tempo hábil;
    • Respeitar a confidencialidade da revisão e não revelar quaisquer detalhes do manuscrito durante ou após o processo de revisão, além daqueles que são liberados pela revista;
    • Evitar usar as informações obtidas durante o processo de revisão por pares em benefício próprio, para produzir vantagens, desvantagens ou desacreditar os outros;
    • Declarar conflitos de interesse, quando houver;
    • Evitar que seus comentários sejam influenciados pela origem dos manuscritos, pela nacionalidade, religião ou crenças políticas, sexo ou outras características dos autores;
    • Ser objetivos e construtivos em seus comentários, evitando comentários pessoais, hostis, difamatórios ou depreciativos;
    • Fornecer a RBAFS informações pessoais e profissionais atualizadas e verídicas que representem com rigor sua especialidade.

    Os participantes receberão o certificado de participação.

    O conselho editorial convida a todos os interessados a participar deste workshop.

    As inscrições poderão ser realizadas pelo link a seguir https://forms.gle/MApKNk8rityW2scFA

    Atenciosamente,

    Conselho Editorial da Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde

    Saiba mais sobre Workshop para Capacitação de Revisores
  • Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS

    2021-04-03

    Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde – RBAFS, acesse: http://rbafs.org.br/RBAFS/issue/view/731

     

    Múltiplos benefícios da atividade física: precisamos oferecer mais tempo de formação a estudantes de medicina e médicos

    Autores: Caico Bruno Curcio Oliva de Paula, Brenno Wakim Ferla, Caliel Albanesi Santos, Tiago Nunes Gomes, Thiago Julidori Martins, Lucas Melo Neves

     

    Characterization of the physical education environment and practice in public schools

    Autores: Ricardo Hugo Gonzalez, Marcela de Castro Ferracioli-Gama, Luzia Vanessa Alves de Lima, Ítalo Nunes Braga, Thereza Maria Magalhães Moreira, Márcia Maria Tavares Machado

     

    Variação sazonal das atividades físicas e sedentárias de estudantes no semiárido baiano

    Autores: Gilmar Mercês de Jesus, Lara Daniele Matos dos Santos Araujo, Lizziane Andrade Dias, Anna Karolina Cerqueira Barros, Juliana Silva e Silva, Emil Kupek, Maria Alice Altenburg de Assis

     

    Comparison between girls and boys lifestyle profile and physical activity

    Autores: Tatiana Affornali Tozo, Beatriz Oliveira Pereira , Francisco José de Menezes Júnior , Cristianne Morgado Montenegro, Carla Marisa Maia Moreira , Neiva Leite

     

    Perfil dos frequentadores e padrão de utilização das academias ao ar livre: revisão de escopo

    Autores: Jéssica Aparecida Battistel, Marilia Isabel Floss, Agnes de Fátima Pereira Cruvinel, Paulo Roberto Barbato, Rogério César Fermino, Paulo Henrique Guerra

     

    Promoting healthy lifestyles in Brazil: design and method of “VAMOS Program” in public health system

    Autores: Camila Tomicki, Cassiano Ricardo Rech, Lisandra Maria Konrad, Elaine Cristina Maciel, Fabio Araújo Almeida, Tânia Rosane Bertoldo Benedetti

     

    Inserção dos Cuidados Paliativos na formação dos profissionais de educação física

    Autores: Breno Augusto Bormann de Souza Filho, Érika Fernandes Tritany, William Serrano Smethurst, Mauro Virgilio Gomes de Barros

     

    Ciências da atividade física como protagonista de uma agenda multisetorial de pesquisa e advocacy na promoção da mobilidade ativa

    Autores: Ricardo Brandão de Oliveira, Rodolfo Guimarães da Silva

     

     

    Convidamos a todos para navegar no sumário da revista e acessar os artigos publicados ou nos acompanhar por meio das nossas redes sociais

    Facebook: @RBAFeS

    Twitter: @_RBAFS

    Instagram: @rbafs_

     

    Atenciosamente,

    Equipe Editorial

     

    Saiba mais sobre Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS
  • Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS

    2020-12-26

    Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde – RBAFS, acesse: http://rbafs.org.br/RBAFS/issue/view/728

     

    Objectively measured physical activity according to the periods of the day in the Pelotas Cohort          

    Autores: Andrea Wendt, Fernando C. Wehrmeister, Luiza I. C. Ricardo, Bruna Gonçalves C. da Silva, Rafaela C. Martins, Helen Gonçalves, Felipe F. Reichert, Inácio Crochemore-Silva

     

    Physical activity during the COVID-19 pandemic: a survey with adults in Northern Brazil       

    Autores: Marcelo Marques, Rodrigo Gheller, Nayana Henrique, Enaiane Cristina Menezes, Inês Streit, Emerson Franchini, Roseanne Autran

     

    Exercício físico remoto e fadiga em sobreviventes do câncer de mama: uma intervenção em tempos da COVID-19       

    Autores: Stephanie Santana Pinto, Luana Siqueira Andrade, Marindia Lacerda Fonseca, Laura dos Reis Nanini, Chaiane Calonego, Esther Gonçalves Meireles,Cristine Lima Alberton 

     

    Validação de tecnologia educacional para implementar um programa comunitário na saúde pública     

    Autores: Lisandra Maria Konrad, Cezar Grontowski Ribeiro, Camila Tomicki, Tânia Rosane Bertoldo Benedetti

     

    Implementation of the remote activities of the Programa Academia da Cidade in times of COVID-19  

    Autores: Gledson da Silva Oliveira, Raquel Bezerra Pajeú, Emmanuelly Correia de Lemos, Rafael Miranda Tassitano, Renan Wallacy Yvson dos Santos, Charles Barbosa Gomes da Silva, Danyelle de Cássia Ribeiro de Oliveira, Tatiana Martins Ferraz Holmes, Luiz Eduardo Nunes de Souza, Marcílio Paulo da Silva, Gabriela Maranhão Câmara Campos, Ricardo Augusto Menezes da Silva 

     

    Concordância na velocidade da marcha de mulheres diabéticas tipo 2 em diferentes testes de caminhada

    Autores: Leandro Quadro Corrêa, Airton José Rombaldi, Fernanda de Souza Teixeira, Daniel Umpierre, Marlos Rodrigues Domingues        

     

    Inertial sensor and Timed Up and Go test in elderly women with bone demineralization: a reliability and agreement study

    Autores: Laíla Pereira Gomes da Silva, Maria das Graças Rodrigues de Araújo, André dos Santos Costa, Karla Kristine Dames da Silva, Barbara Cristina de Sousa Pedrosa, Tony Meireles Santos     

     

    Planning, development, monitoring and evaluation of the Academia da Cidade do Recife action plan during COVID-19

    Autores: Danyelle de Cássia Ribeiro de Oliveira, Tatiana Martins Ferraz Holmes, Emmanuelly Correia de Lemos, Rafael Miranda Tassitano, Raquel Bezerra Pajeú, Gledson da Silva Oliveira, Luiz Eduardo Nunes de Souza, Renan Wallacy Yvson dos Santos, Charles Barbosa Gomes da Silva, Marcílio Paulo da Silva, Gabriela Maranhão Câmara Campos e Ricardo Augusto Menezes da Silva                

     

    Protocolo de atividade física remoto para grupos de Academia da Saúde e Estratégia de Saúde da Família

    Autores: Cinthya Rafaella Magalhães da Nóbrega Novaes, Flávia Accioly Canuto Wanderley, Isabela Moura Falcão, Rafael Barros Alves, Amanda Tener Lima, Maria Clécia Bezerra Soares

     

    Health Academy Program: importance for users and funding difficulties

    Autores: Ana Mônica Serakides Ivo, Vinícius Coimbra Viana, Maria Imaculada de Fátima Freitas         

     

    Effect of physical training periodization on physical activity level in adults with obesity

    Autores: Guilherme Tadeu de Barcelos, Giovani Firpo Del Duca, Paulo Ricardo de Oliveira Medeiros, Inácio Crochemore Mohnsam da Silva, Aline Mendes Gerage da Silva                                                

     

    Tempo de prática de atividade física de intensidade moderada a vigorosa e marcadores de síndrome metabólica em adolescentes

    Autores: Sara Crosatti Barbosa, Gustavo Aires Arruda, Antonio Stabelini Neto           

     

    Academia da saúde, academia da cidade e academia ao ar livre nas agendas política e governamental dos estados brasileiros

    Autores: Temistocles Damasceno Silva, Saú da Silva Souza, Fernando Augusto Starepravo           

     

    Programa Academia da Saúde: um olhar quantitativo das adesões entre 2011 a 2017

    Autores: Dalila Tusset, Mabel Olkoski, Edgar Merchan-Hamann, Paulo Carlos Du Pin Calmon, Leandro dos Santos            

     

    Planejamento em saúde sobre práticas corporais e atividade física no programa academia da saúde

    Autores: Sofia Wolker Manta, Paula Fabricio Sandreschi, Emanuele Naiara Quadros, Paulo Vitor de Souza, Cassiano Ricardo Rech, Tânia Rosane Bertoldo Benedetti                                                                    

     

    Job satisfaction and absenteeism of professionals in the Academia da Cidade Program in Brazil

    Autores: Amanda Emmanuelly de Melo Tavares Albuquerque, Bruno César Rodrigues da Silva, Emmanuelly Correia de Lemos, Vanessa Luiza Gomes de Moura, Charles Barbosa Gomes da Silva,  Alany de Mesquita Marins           

     

    Impacto do programa academia da saúde sobre gastos com internações hospitalares por doenças cerebrovasculares

    Autores: Rita de Cássia Franciele Lima, Bárbara Letícia Silvestre Rodrigues, Shirlley Jackllanny Martins de Farias, Bruno Rodrigo Da Silva Lippo, Flávio Renato Barros da Guarda                                                 

     

    Convidamos a todos para navegar no sumário da revista e acessar os artigos publicados ou nos acompanhar por meio das nossas redes sociais

    Facebook: @RBAFeS

    Twitter: @_RBAFS

    Instagram: @rbafs_

     

    Atenciosamente,

    Equipe Editorial

    Saiba mais sobre Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS
  • Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS

    2020-11-27

    Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde – RBAFS, acesse: http://rbafs.org.br/RBAFS/issue/view/728

     

    Qualitative analysis of the health promotion work in a Academia da Saúde programme's unit

    Autores: Heidi Jancer Ferreira, David Kirk, Alexandre Janotta Drigo

    Consumo alimentar segundo o recebimento de orientação nutricional em participantes do Programa Academia da Saúde

    Autores: Caroline Otoni da Silva, Patrícia Pinheiro de Freitas, Luana Caroline dos Santos, Aline Cristine Souza Lopes

    “Melhor idade”? Será mesmo? A velhice segundo idosas participantes de um grupo de atividade física

    Autores: Joamara de Oliveira Pimentel, Mathias Roberto Loch

    Saúde de mulheres de dois grupos de atividade física: estudo de acompanhamento durante a COVID-19

    Autores: Letícia Gonçalves, Renata Rosa Silva, Giovana Ferreira, Mathias Roberto Loch

    Promoção de atividade física na adolescência por meio de ações com agentes comunitários de saúde

    Autores: Erik Vinicius de Orlando Dopp, Wedson Guimarães Nascimento, Priscila Missaki Nakamura

     

    Convidamos a todos para navegar no sumário da revista e acessar os artigos publicados ou nos acompanhar por meio das nossas redes sociais

    Facebook: @RBAFeS

    Twitter: @_RBAFS

    Instagram: @rbafs_

     

    Atenciosamente,

    Equipe Editorial

     

    Saiba mais sobre Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS
  • Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS

    2020-11-10

    Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde – RBAFS, acesse: http://rbafs.org.br/RBAFS/issue/view/728

     

    Efetividade de uma intervenção na promoção de estilo de vida de servidores públicos

    Autores: Paulo Vitor de Souza, Camila Tomicki, Lisandra Maria Konrad, Paula Fabricio Sandreshi, Cezar Grontowski Ribeiro, Elaine Cristina Maciel, Cassiano Ricardo Rech, Tânia Rosane Bertoldo Benedetti

     

    A terapia por vibração do corpo inteiro promove melhora do equilíbrio na doença de Parkinson?

    Autores: Fernanda França Amaral, Ana Carolina Obici Massucato, Priscilla de Figueiredo Araújo, Charles Taciro, Albert Schiaveto de Souza, Gustavo Christofoletti

     

    Sleep, sedentary behavior and physical activity: changes on children’s routine during the COVID-19

    Autores: Luís Carlos Barbosa Silva, Cinthya Rafaella Magalhães da Nóbrega Novaes, Ronaldo Alexandre de Lima Júnior, Bruno Barbosa Giudicelli, Arnaldo Tenório da Cunha Júnior, Maria Cecília Marinho Tenório, Clarice Maria de Lucena Martins, Rafael Miranda Tassitano

     

    Pre-Exercise Screening Questionnaire: tradução do instrumento de triagem relacionado à COVID-19

    Autores: Iaggo Raphael David Santos, Lara Sofia Rodrigues de Sousa Fernandes Carneiro, Vinícius Dias Rodrigues, Frederico Mansur Machado, Alfredo Maurício Batista de Paula, Felipe Barreto Schuch, Leônidas de Oliveira Neto, Renato Sobral Monteiro-Junior

     

    Convidamos a todos para navegar no sumário da revista e acessar os artigos publicados ou nos acompanhar por meio das nossas redes sociais

    Facebook: @RBAFeS

    Twitter: @_RBAFS

    Instagram: @rbafs_

     

    Atenciosamente,

    Equipe Editorial

     

    Saiba mais sobre Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS
  • Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS

    2020-10-29

    Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde – RBAFS, acesse: http://rbafs.org.br/RBAFS/issue/view/728

     

     

    Health Academy Program and physical activity levels in Brazilian state capitals

    Autores: Thania Mara Teixeira Rezende Faria, Stephan Brenner, Andreas Deckert, Alex Antonio Florindo, Gregore Iven Mielke

     

    Impacto e aderência de indivíduos com diabetes no Programa Academia da Cidade

    Autores: Débora Jubilini, Adriana Bosco

     

    Comportamento sedentário em adolescentes brasileiros: uma revisão sistemática

    Autores: Rodolfo Carlos dos Santos Silva Filho, Thiago Matheus Mendes Alves e Lemes, Jeffer Eidi Sasaki, Alex Pinheiro Gordia, Alynne Christian Ribeiro Andaki

     

    A pandemia de COVID-19 e a saúde mental de idosos: possibilidades de atividade física por meio dos Exergames

    Autores: Saulo Vasconcelos Rocha, Carolina Rego Chaves Dias, Mônica Costa Silva, Camilo Luis Monteiro Lourenço, Clarice Alves dos Santos

     

    Convidamos a todos para navegar no sumário da revista e acessar os artigos publicados ou nos acompanhar por meio das nossas redes sociais

    Facebook: @RBAFeS

    Twitter: @_RBAFS

    Instagram: @rbafs_

     

    Atenciosamente,

    Equipe Editorial

     

    Saiba mais sobre Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS
  • Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS

    2020-10-28

    Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde – RBAFS, acesse: http://rbafs.org.br/RBAFS/issue/view/728

     

    Motivação para a prática de balé clássico por mulheres adultas

    Autores: Viviane de Oliveira, Juliana Siqueira Lopes

     

    O tempo sentado está associado aos fatores de risco cardiometabólicos em adolescentes?

    Autores: Gessika Castilho dos Santos, Wagner de Campos, Waynne Ferreira de Faria, Jadson Marcio da Silva, Rodrigo Bozza, Luis Paulo Gomes Mascarenhas, Anderson Zampier Ulbrich, Antonio Stabelini Neto

     

    Biological and urban environmental variables as correlates of adolescents' physical activity

    Autores: Julio Brugnara Mello, MIchael Duncan, Arieli Dias, Gabriel Bergmann, Anelise Gaya, Adroaldo Gaya

     

    Health- and skill-related physical fitness profile of Brazilian children and adolescents: a systematic review

    Autores: Augusto Pedretti, Júlio Brugnara Mello, Anelise Reis Gaya, Alessandro Pedretti, Adroaldo Cezar Araujo Gaya

     

    Physical activity and the coronavirus pandemic: an urgent time to change the recommendation focus

    Autores: Luiz Guilherme Grossi Porto, Guilherme E. Molina, Victor K. Matsudo

     

    Convidamos a todos para navegar no sumário da revista e acessar os artigos publicados ou nos acompanhar por meio das nossas redes sociais

    Facebook: @RBAFeS

    Twitter: @_RBAFS

    Instagram: @rbafs_

     

    Atenciosamente,

    Equipe Editorial

     

    Saiba mais sobre Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS
  • Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS

    2020-10-26

    Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde – RBAFS, acesse: http://rbafs.org.br/RBAFS/issue/view/728

     

     

    Adherence to healthy lifestyles in the Programa Academia da Saúde

    Autores: Raquel de Deus Mendonça, Mariana Souza Lopes, Maria Cecília Ramos de Carvalho, Patrícia Pinheiro de Freitas, Aline Cristine Souza Lopes

     

    Effects of community-based interventions on physical activity levels: systematic review

    Autores: Paulo Henrique Guerra; Evelyn Helena Corgosinho Ribeiro, Tiago Rodrigues Lima, Douglas Roque Andrade, Mathias Roberto Loch

     

    Convidamos a todos para navegar no sumário da revista e acessar os artigos publicados ou nos acompanhar por meio das nossas redes sociais

    Facebook: @RBAFeS

    Twitter: @_RBAFS

    Instagram: @rbafs_

     

    Atenciosamente,

    Equipe Editorial

     

    Saiba mais sobre Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS
  • Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS

    2020-10-23

    Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde – RBAFS, acesse: http://rbafs.org.br/RBAFS/issue/view/728

    Avaliação e futuro do Programa Academia da Saúde

    Autores: Grégore Mielke e Deborah C Malta

     

    Is vigorous physical activity important for (public) health?

    Autores: Michael Pratt, Victor Matsudo, William E. Kraus

     

    Research on the Academia da Cidade and Academia da Saúde Programs: scoping review

    Autores: Paulo Henrique Guerra, Douglas Roque Andrade, Ciro Romelio Rodriguez-Añez, Daniela Lopes Santos, Edina Maria de Camargo, Rogério César Fermino, Maria Cecília Marinho Tenório

     

    Convidamos a todos para navegar no sumário da revista e acessar os artigos publicados ou nos acompanhar por meio das nossas redes sociais

    Facebook: @RBAFeS

    Twitter: @_RBAFS

    Instagram: @rbafs_

     

    Atenciosamente,

    Equipe Editorial

     

    Saiba mais sobre Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS
  • Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS

    2020-08-17

    Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde – RBAFS, acesse: http://rbafs.org.br/RBAFS/issue/view/724

     

    Prevalência de barreiras para a prática de atividade física no tempo livre em pacientes com hipertensão arterial

    Autores: Felipe Oliveira Fontanella, Danilo Fernandes da Silva, Caryna Eurich Mazur, Matheus Federizzi, Gabriela Datsch Bennemann

     

    Actividad física, salud y funcionalidad entre adultos mayores según la localidad geográfica

    Autores: Daniel Vicentini de Oliveira, Walter Aquiles Sepúlveda Loyola, Gabriel Lucas Morais Freire , Renata Pires Tricanico Maciel , Vera Lúcia Kerber , José Roberto Andrade do Nascimento Júnior

     

    Convidamos a todos para navegar no sumário da revista e acessar os artigos publicados ou nos acompanhar por meio das nossas redes sociais

    Facebook: @RBAFeS

    Twitter: @_RBAFS

    Instagram: @rbafs_

     

    Atenciosamente,

    Equipe Editorial

    Saiba mais sobre Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS
  • Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS

    2020-08-03

    O Conselho Editorial publicou dois manuscritos na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS, acesse: http://rbafs.org.br/RBAFS/issue/view/724

     

    Characteristics of the built environment on GPS-determined bicycle routes used by adolescents

    Autores: Edina Maria de Camargo, Claudia Oliveira Alberico, Adalberto Aparecido Santos Lopes, Jasper Schipperijn, Rodrigo Siqueira Reis

     

    Effect of dual-task and visual manipulation on the balance of older physical exercise practitioners and sedentary older and young adults

    Autores: Raquel de Melo Martins, Bruno José Frederico Pimenta, Marcelo Alves Costa, Thiago Viana Camata

     

     

    Convidamos a todos para navegar no sumário da revista e acessar os artigos publicados ou nos acompanhar por meio das nossas redes sociais

    Facebook: @RBAFeS

    Twitter: @_RBAFS

    Instagram: @rbafs_

    Atenciosamente,

    Equipe Editorial

     

    Saiba mais sobre Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS
  • Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS

    2020-07-17

    O Conselho Editorial publicou 10 manuscritos na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS, acesse: http://rbafs.org.br/RBAFS/issue/view/724

     

    Efeito agudo do exercício físico aeróbio de diferentes intensidades na proliferação linfocitária de adultos

    Autores: Amanda A Guedes, Beatriz A. Pozzolo, Vanessa F. Fonseca, Debora S. S. Coutinho, Fabiola Iagher, Anderson Zampier Ulbrich          

     

    Measurement of physical activity and sedentary behavior in adolescents by accelerometer: a cross-sectional study

    Autores: Dalton de Lima-Junior, Petrus Gantois, Gustavo César Vasconcelos, Reginaldo Gonçalves, Joel Alves Lamounier, Vinicius de Oliveira Damasceno

     

    Ação “Lazer Mais Saúde”: experiências em promoção da atividade física nas Academias a Céu Aberto em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

    Autores: José Mauro Silva Vidigal, João Rafael da Silva Caldeira, Rogério César Fermino, Hugo César Martins-Costa, Amanda Paula Fernandes

     

    Multiple benefits of physical activity during the Coronavirus pandemic

    Autores: James F. Sallis, Michael Pratt

     

    Indoor physical activities, eating and sleeping habits among school adolescents during COVID-19 pandemic

    Autores: Lilian Messias Sampaio Brito, Margaret C. da Silva Boguszewski, Mariana T. Rosa de Souza, Fernando Martins, Jorge Mota, Neiva Leite

     

    Níveis de estresse, ansiedade, depressão e fatores associados durante a pandemia de COVID-19 em praticantes de Yoga

    Autores: Cinthia Andriota Corrêa, Rozangela Verlengia, Anna Gabriela Silva Vilela Ribeiro, Alex Harley Crisp

     

    The COVID-19 pandemic challenges physical activity with two emerging paradigms

    Autores: Thiago Sousa Matias, Fábio Hech Dominski

     

    Inatividade física, obesidade e COVID-19: perspectivas entre múltiplas pandemias

    Autores: Francisco José Gondim Pitanga, Carmem Cristina Beck, Cristiano Penas Seara Pitanga

     

    Isolamento social: consequências físicas e mentais da inatividade física em crianças e adolescentes

    Autores: Públio Gomes Florêncio Júnior, Ronê Paiano, André dos Santos Costa

     

    A essencialidade das academias de ginástica para a saúde diante da pandemia da COVID-19 no Brasil

    Autores: Fabio Fortunato Brasil de Carvalho, Rodolfo Guimarães da Silva, Ricardo Brandão Oliveira

     

     

    Convidamos a todos para navegar no sumário da revista e acessar os artigos publicados ou nos acompanhar por meio das nossas redes sociais

    Facebook: https://www.facebook.com/RBAFeS/about/

    Twitter: https://twitter.com/_RBAFS

    Instagram: https://www.instagram.com/rbafs_/

    Atenciosamente,

    Equipe Editorial

     

    Saiba mais sobre Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS
  • Prorrogado o prazo

    2020-07-01

    O conselho editorial da Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde (RBAFS), prorrogou o período de submissão de artigos da edição temática Programa Academia da Saúde e Academia da Cidade, para o dia 31 de julho de 2020. 

    Condições para a submissão

    • Os artigos deverão ser submetidos preferencialmente na língua inglesa.
    • Os autores são obrigados a seguir a conformidade da submissão no site da revista. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
    • Os autores deverão enviar uma carta de intenção no ato da submissão indicando o seu interesse em publicar nessa edição temática.
    • Os custos de publicação dos artigos aprovados para essa edição serão os mesmos de uma publicação em edição comum da revista (R$250,00), sendo de inteira responsabilidade dos autores.

    A RBAFS convida a toda comunidade a submeter seus artigos nessa edição temática que dará início ao volume de 2020.

     O conselho editorial da RBAFS agradece a sua participação e se coloca a inteira disposição para qualquer esclarecimento.

     Conselho editorial

    Saiba mais sobre Prorrogado o prazo
  • Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS

    2020-07-01

    O Conselho Editorial publicou dois manuscritos na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS, acesse: http://rbafs.org.br/RBAFS/issue/view/724

     

    - Promoção da Saúde: adesão municipal às ações de combate ao sobrepeso e obesidade infanto-juvenil

    Autores: Silvia Veridiana Zamparoni Victorino, Bianca Machado Cruz Shibukawa, Gabrieli Patricio Rissi, Ieda Harumi Higarashi

     - Apoio social e prática de atividade física no lazer em adolescentes: um estudo de base populacional

    Autores: Márcio Botelho Peixoto, Alan Goularte Knuth, Inácio Crochemore Mohnsam da Silva, Pedro Curi Hallal

     

    Convidamos a todos para navegar no sumário da revista e acessar os artigos publicados ou nos acompanhar por meio das nossas redes sociais

    Facebook: https://www.facebook.com/RBAFeS/about/

    Twitter: https://twitter.com/_RBAFS

    Instagram: https://www.instagram.com/rbafs_/

    Atenciosamente,

    Equipe Editorial

     

    Saiba mais sobre Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS
  • Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS

    2020-06-01

    O Conselho Editorial publicou dois manuscritos na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS, acesse: http://rbafs.org.br/RBAFS/issue/view/724

     

    Simultaneity of unhealthy behaviors associated with hypertension among Brazilian adults

    Autores: Priscila Cristina Santos, Giovani Firpo Del Duca, Kelly Samara da Silva, Rafael Martins da Costa, Anne Ribeiro Streb, Aline Mendes Gerage, Deborah Carvalho Malta                                                        

     

    Alterações na antropometria e na qualidade de vida relacionada à saúde após um programa de exercícios aquáticos em crianças com sobrepeso e obesidade 

    Autores: Marina De Melo Reis, Thiago Matheus Mendes Alves e Lemes, Raytta Silva Viana, Alynne Christian Ribeiro Andaki          

     

    Convidamos a todos para navegar no sumário da revista e acessar os artigos publicados ou nos acompanhar por meio das nossas redes sociais

    Facebook: https://www.facebook.com/RBAFeS/about/

    Twitter: https://twitter.com/_RBAFS

    Instagram: https://www.instagram.com/rbafs_/

    Atenciosamente,

    Equipe Editorial

    Saiba mais sobre Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS
  • Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS

    2020-05-30

    O Conselho Editorial publicou um manuscrito na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS, acesse: http://rbafs.org.br/RBAFS/issue/view/724

     

    Atividades físicas de lazer por universitários: inquéritos repetidos nos anos de 2010, 2012 e 2014

    Autores: Thiago Ferreira de Sousa, Dayana Chaves Franco, Gildeene Silva Farias, Gerleison Ribeiro Barros

     

    Convidamos a todos para navegar no sumário da revista e acessar os artigos publicados ou nos acompanhar por meio das nossas redes sociais

    Facebook: https://www.facebook.com/RBAFeS/about/

    Twitter: https://twitter.com/_RBAFS

    Instagram: https://www.instagram.com/rbafs_/

    Atenciosamente,

    Equipe Editorial

     

    Saiba mais sobre Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS
  • Carta convite para a publicação de artigos na Revista Brasileira de Atividade física & Saúde

    2020-04-14

                A Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde (RBAFS) é o periódico oficial da Sociedade Brasileira de Atividade Física & Saúde, de acesso aberto (open access), de caráter multidisciplinar, com fins de disseminação de conteúdo científico e educacional, e adota o sistema de publicação continuada (rolling pass). Com essa finalidade, o conselho editorial da RBAFS torna pública a chamada de artigos para a edição temática como o tema, Exercício Físico/Atividade Física e o COVID-19, e os seus respectivos subtemas:

    - Exercício Físico/Atividade Física e sistema imunológico;

    - Exercício Físico/Atividade Física domiciliares em tempo de COVID-19;

    - Exercício Físico/ Atividade Física ao ar livre e o risco de contágio;

    - Exercício Físico/Atividade Física para recuperação da insuficiência respiratória;

    - Influência do COVID-19 no nível de atividade física e de comportamento sedentário;

    - Uso do Exercício Físico/Atividade Física de forma remota;

    - Exercício Físico/Atividade Física para a saúde mental em tempo de quarentena.

     

    Os artigos para essa edição temática poderão ser submetidos até o dia 30 de agosto de 2020 (23h59, horário de Brasília) e seguirão o sistema de fast tracking (processo de publicação mais rápida).

    - Condições para a submissão

    • Os artigos deverão ser submetidos preferencialmente na língua inglesa.
    • Os autores são obrigados a seguir a conformidade da submissão no site da revista. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
    • Os autores deverão enviar uma carta de intenção no ato da submissão indicando o seu interesse em publicar nessa edição temática.
    • Os custos de publicação dos artigos aprovados para essa edição serão os mesmos de uma publicação em edição comum da revista (R$250,00), sendo de inteira responsabilidade dos autores.

     

    O conselho editorial da RBAFS agradece a sua participação e se coloca a inteira disposição para qualquer esclarecimento.

     

    Conselho Editorial.

    Saiba mais sobre Carta convite para a publicação de artigos na Revista Brasileira de Atividade física & Saúde
  • Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS

    2020-04-14

    O Conselho Editorial publicou um manuscrito na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS, acesse: http://rbafs.org.br/RBAFS/issue/view/724

     

    Isolated and simultaneous perceived barriers to physical activity counseling

    Autores: João Miguel de Souza Neto, Paulo Henrique Guerra, Emily Alves Rufino, Filipe Ferreira da Costa

     

    Convidamos a todos para navegar no sumário da revista e acessar os artigos publicados ou nos acompanhar por meio das nossas redes sociais

    Facebook: https://www.facebook.com/RBAFeS/about/

    Twitter: https://twitter.com/_RBAFS

    Instagram: https://www.instagram.com/rbafs_/

    Atenciosamente,

    Equipe Editorial

    Saiba mais sobre Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS
  • Carta convite para a publicação de artigos na Revista Brasileira de Atividade física & Saúde

    2020-04-06

                A Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde (RBAFS) é o periódico oficial da Sociedade Brasileira de Atividade Física & Saúde, de acesso aberto (open access), de caráter multidisciplinar, com fins de disseminação de conteúdo científico e educacional, e adota o sistema de publicação continuada (rolling pass).

                Com essa finalidade, o conselho editorial da RBAFS torna pública a chamada de artigos para a edição temática, que dará início ao volume de 2020, e tem como temática: Programa Academia da Saúde e Academia da Cidade. Os artigos para essa edição temática poderão ser submetidos até o dia 30 de junho de 2020 (23h59, horário de Brasília) e seguirão o sistema de fast tracking (processo de publicação mais rápida).

     

    Condições para a submissão

    • Os artigos deverão ser submetidos preferencialmente na língua inglesa.
    • Os autores são obrigados a seguir a conformidade da submissão no site da revista. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
    • Os autores deverão enviar uma carta de intenção no ato da submissão indicando o seu interesse em publicar nessa edição temática.
    • Os custos de publicação dos artigos aprovados para essa edição serão os mesmos de uma publicação em edição comum da revista (R$250,00), sendo de inteira responsabilidade dos autores.

     

    O conselho editorial da RBAFS agradece a sua participação e se coloca a inteira disposição para qualquer esclarecimento.

     

    Conselho editorial

    Saiba mais sobre Carta convite para a publicação de artigos na Revista Brasileira de Atividade física & Saúde
  • Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS

    2020-04-03

    O Conselho Editorial publicou dois manuscritos na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS, acesse: http://rbafs.org.br/RBAFS/issue/view/724

     

    Factores sociodemográficos asociados a la actividad física deportiva en adolescentes mexicanos

    Autores: Carolina Ayala-Hilario, César Iván Ayala-Guzmán, Luis Ortiz-Hernandez

     

    Intervindo em atividade física, alimentação e estresse em moradores de município de pequeno porte

    Autores: Leony Morgana Galliano, Felipe Fossati Reichert

     

    Convidamos a todos para navegar no sumário da revista e acessar os artigos publicados ou nos acompanhar por meio das nossas redes sociais

    Facebook: https://www.facebook.com/RBAFeS/about/

    Twitter: https://twitter.com/_RBAFS

    Instagram: https://www.instagram.com/rbafs_/

    Atenciosamente,

    Equipe Editorial

    Saiba mais sobre Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS
  • Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS

    2020-03-27

    O Conselho Editorial publicou um manuscrito na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS, acesse: http://rbafs.org.br/RBAFS/issue/view/724

     

    Efeito agudo do exercício físico aeróbio de diferentes intensidades na proliferação linfocitária de adultos

    Autores: Amanda A Guedes, Beatriz A. Pozzolo, Vanessa F. Fonseca, Debora S. S. Coutinho, Fabiola Iagher, Anderson Zampier Ulbrich          

     

    Os fatores sociodemográficos moderam a associação da prática de atividade física dos pais e amigos com o nível de atividade física dos adolescentes?

    Autores: Gerfeson Mendonça, Jacqueline de Oliveira Mendes, Joana Marcela Sales de Lucena, José Cazuza de Farias Júnior  

     

    Level of physical activity and perceived barriers to its practice in adults with visual impairment

    Autores: Gabriely Portela Matoso, Bruno Sergio Portela                              

     

    Efeito da substituição do tempo de tela e atividades físicas no lazer na percepção positiva de saúde de universitários

    Autores: Thiago Sousa, Mariana da Silva Ferreira, Gerleison Ribeiro Barros, Gildeene Silva Farias         

     

    Teaching of health-related physical activity in medical schools: the Brazilian scenario

    Autores: Adriana Akemi Dourado, Pedro Rodrigues Curi Hallal, Marlos Rodrigues Domingues, Fernando Vinholes Siqueira

     

    Convidamos a todos para navegar no sumário da revista e acessar os artigos publicados ou nos acompanhar por meio das nossas redes sociais

    Facebook: https://www.facebook.com/RBAFeS/about/

    Twitter: https://twitter.com/_RBAFS

    Instagram: https://www.instagram.com/rbafs_/

    Atenciosamente,

    Equipe Editorial

    Saiba mais sobre Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS
  • Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS

    2019-12-26

    O Conselho Editorial publicou dois artigos na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS, acesse: http://rbafs.org.br/RBAFS/issue/view/724

     

    - Attendance in Physical Education classes and associated factors among high school students

    Autores: Alcides Prazeres Filho, Gerfeson Mendonça, João Miguel Souza Neto, Rafael Miranda Tassitano, Anderson Barbosa Paiva Silva, José Cazuza de Farias Júnior

     

     - Length of stay in a behavior change program in Primary Health Care: “VAMOS” Program

    Autores: Lisandra Maria Konrad, Camila Tomicki, Cezar Grontowski Ribeiro, Juciléia Barbosa Bezerra, Elaine Cristina Maciel, Cassiano Ricardo Rech, Francisco José Gondim Pitanga, Tânia Rosane Bertoldo Benedetti

     

    Convidamos a todos para navegar no sumário da revista e acessar os artigos publicados ou nos acompanhar por meio das nossas redes sociais

    Facebook: https://www.facebook.com/RBAFeS/about/

    Twitter: https://twitter.com/_RBAFS

    Instagram: https://www.instagram.com/rbafs_/

    Atenciosamente,

    Equipe Editorial

    Saiba mais sobre Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS
  • Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS

    2019-12-16

    O Conselho Editorial publicou quatro artigos na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS, acesse: http://rbafs.org.br/RBAFS/issue/view/724

    - Influência da caminhada na cognição e composição corporal de mulheres idosas

    Autores: Rafael Afonso de Oliveira, Vinícius Nagy Soares, Ricardo Aurélio Carvalho Sampaio, Paula Teixeira Fernandes

     - Correlates of compliance with hip-worn accelerometer protocol in adolescentes

    Autores: Bruno Gonçalves Galdino da Costa, Marcus Vinicius Veber Lopes, Argenta Malheiros, Jeffer Eidi Sasaki, Kelly Samara Silva

     - Associação entre qualidade do sono e doenças cardiometabólicas de pacientes da Atenção Primária à Saúde

    Autores: Suelen Jane Ricardo, Monique Yndawe Castanho de Araujo, Alessandra Madia Mantovani, Lionai Lima dos Santos, Bruna Camilo Turi, Dayane Cristina Queiroz, Jamile Sanches Codogno 

    - Exercício com intensidade autosselecionada para idosos: implicações do afeto em aulas comunitárias

    Autores: Raul Cosme Ramos Prado, Rodrigo Silveira, Raul Canestri, Hélio José Coelho-Junio, Paulo Estêvão Franco-Alvarenga, Cayque Brietzke, Tony Meireles Santos, Flávio Oliveira Pires, Ricardo Yukio Asano  

    Convidamos a todos para navegar no sumário da revista e acessar os artigos publicados ou nos acompanhar por meio das nossas redes sociais

    Facebook: https://www.facebook.com/RBAFeS/about/

    Twitter: https://twitter.com/_RBAFS

    Instagram: https://www.instagram.com/rbafs_/

    Atenciosamente,

    Equipe Editorial

    Saiba mais sobre Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS
  • Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS

    2019-12-13

    O Conselho Editorial publicou quatro manuscritos na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS, acesse: http://rbafs.org.br/RBAFS/issue/view/724

    - Scoping review: a relevant methodological approach for knowledge synthesis in Brazil’s health literature

    Autores: Valter Cordeiro Barbosa Filho e Andrea C. Tricco

     - Self-selected exercise intensity for inactive hypertensive older women: a pilot study

    Autores: Júlio Sócrates, Geovani Araújo Dantas Macêdo, Ingrid Bezerra Barbosa Costa, Rodrigo Alberto Vieira Browne, Luiz Fernando Farias-Junior, Yuri Alberto Freire, Daniel Schwade, Leandro Campos de Brito, Hassan Mohamed Elsangedy e Eduardo Caldas Costa

     - Dor crônica, nível de atividade física e fatores associados em usuários das unidades básicas de saúde

    Autores: Daniele Fernandes da Silva de Souza, Vítor Häfele e Fernando Vinholes Siqueira

     - Regulações motivacionais das diferentes escolhas de atividade física no lazer de adolescentes

    Autores: Thiago Sousa Matias, Alexandro Andrade e Julia Morais Manfrin

    Convidamos a todos para navegar no sumário da revista e acessar os artigos publicados ou nos acompanhar por meio das nossas redes sociais

    Facebook: https://www.facebook.com/RBAFeS/about/

    Twitter: https://twitter.com/_RBAFS

    Instagram: https://www.instagram.com/rbafs_/

    Atenciosamente,

    Equipe Editorial

    Saiba mais sobre Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS
  • Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS

    2019-10-31

    O Conselho Editorial publicou um manuscrito na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS, acesse: http://rbafs.org.br/RBAFS/issue/view/724

     - Efeitos do Pilates na qualidade do sono em adultos e idosos: uma revisão sistemática

    Ozeas de Lima Lins Filho, Georgia Kelly Ferreira de Queiroz, Jefferson Felipe Julião Santos, Marcos André Moura dos Santos, Luciano Machado Ferreira Tenório de Oliveira, Breno Quintella Farah

    Convidamos a todos para navegar no sumário da revista e acessar os artigos publicados ou nos acompanhar por meio das nossas redes sociais

    Facebook: https://www.facebook.com/RBAFeS/about/

    Twitter: https://twitter.com/_RBAFS

    Instagram: https://www.instagram.com/rbafs_/

    Atenciosamente,

    Equipe Editorial

    Saiba mais sobre Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS
  • Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS

    2019-10-09

    O Conselho Editorial publicou dois manuscritos na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS, acesse: http://rbafs.org.br/RBAFS/issue/view/724

    - Relationship between smartphone use and sedentary behavior: a school-based study with adolescents

    Camilo Luis Monteiro Lourenço, Thiago Ferreria de Souza,  Edmar Lacerda Mendes

    - Preferências de Atividade Física em adultos brasileiros: resultados da Pesquisa Nacional de Saúde

    Andrea Wendt, Wellington Roberto Gomes Carvalho, Inácio Crochemore M Silva,  Grégore I Mielke

    Convidamos a todos para navegar no sumário da revista e acessar os artigos publicados ou nos acompanhar por meio das nossas redes sociais

    Facebook: https://www.facebook.com/RBAFeS/about/

    Twitter: https://twitter.com/_RBAFS

    Instagram: https://www.instagram.com/rbafs_/

    Atenciosamente,

    Equipe Editorial

    Saiba mais sobre Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS
  • Artigo publicado na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS

    2019-10-09

    O Conselho Editorial publicou um manuscrito na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS, acesse: http://rbafs.org.br/RBAFS/issue/view/724

     - Características das instalações e equipamentos para a prática de atividade física em escolas da zona rural de Pelotas, RS

    Werner de Andrade Müller; Gabriele Radünz Krüger; Marlos Rodrigues Domingues

     

    Convidamos a todos para navegar no sumário da revista e acessar os artigos publicados ou nos acompanhar por meio das nossas redes sociais

    Facebook: https://www.facebook.com/RBAFeS/about/

    Twitter: https://twitter.com/_RBAFS

    Instagram: https://www.instagram.com/rbafs_/

    Atenciosamente,

    Equipe Editorial

    Saiba mais sobre Artigo publicado na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS
  • Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS

    2019-10-08

    O Conselho Editorial publicou um manuscrito na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS, acesse: http://rbafs.org.br/RBAFS/issue/view/724

     

    - Classifying the types of evidence produced on the Academia da Cidade Program: a scoping review

    Esdras Henrique Rangel de Melo, Flávio Renato Barros da Guarda, Wallacy Milton do Nascimento Feitosa, Vilde Gomes de Menezes 

     

    Convidamos a todos para navegar no sumário da revista e acessar os artigos publicados ou nos acompanhar por meio das nossas redes sociais

    Facebook: https://www.facebook.com/RBAFeS/about/

    Twitter: https://twitter.com/_RBAFS

    Instagram: https://www.instagram.com/rbafs_/

    Atenciosamente,

    Equipe Editorial

    Saiba mais sobre Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS
  • Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS

    2019-09-27

    O Conselho Editorial publicou um manuscrito na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS, acesse: http://rbafs.org.br/RBAFS/issue/view/724

    - Handball practice on bone health of female adolescents: evaluation of an eight-month competitive period

    Tathiane Krahenbühl, Juliano Henrique Borges, Gil Guerra-Júnior, Antonio de Azevedo Barros Filho, Ezequiel Moreira Gonçalves

    Convidamos a todos para navegar no sumário da revista e acessar os artigos publicados ou nos acompanhe por meio das nossas redes sociais

    Facebook: https://www.facebook.com/RBAFeS/about/

    Twitter: https://twitter.com/_RBAFS

    Instagram: https://www.instagram.com/rbafs_/

    Atenciosamente,

    Equipe Editorial

    Saiba mais sobre Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS
  • Artigo publicado na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS

    2019-09-20

    O Conselho Editorial publicou um manuscrito na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS, acesse: http://rbafs.org.br/RBAFS/issue/view/724

     - Association of sedentary behavior with overweight and abdominal obesity in older adults

    Talita Inácio Martins Resende, Joilson Meneguci, Jeffer Eidi Sasaki, Álvaro da Silva Santos, Renata Damião

    Convidamos a todos para navegar no sumário da revista e acessar os artigos publicados ou nos acompanhe por meio das nossas redes sociais

    Facebook: https://www.facebook.com/RBAFeS/about/

    Twitter: https://twitter.com/_RBAFS

    Instagram: https://www.instagram.com/rbafs_/

    Atenciosamente,

    Equipe Editorial

    Saiba mais sobre Artigo publicado na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS
  • Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS

    2019-09-11

    O Conselho Editorial publicou uma revisão sistemática na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS, acesse: http://rbafs.org.br/RBAFS/issue/view/724

     - Prevalência de aconselhamento para atividade física na Atenção Básica à Saúde: uma revisão sistemática.

    Sheylane de Queiroz Moraes, Juliana Hegeto de Souza, Pablo Antônio Bertasso de Araújo, Cassiano Ricardo Rech

     

    Convidamos a todos para navegar no sumário da revista e acessar os artigos publicados ou nos acompanhe por meio das nossas redes sociais

    Facebook: https://www.facebook.com/RBAFeS/about/

    Twitter: https://twitter.com/_RBAFS

    Instagram: https://www.instagram.com/rbafs_/

    Atenciosamente,

    Equipe Editorial

    Saiba mais sobre Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS
  • Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS

    2019-09-08

    O Conselho Editorial publicou um manuscrito na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS, acesse: http://rbafs.org.br/RBAFS/issue/view/724

     - Novas diretrizes curriculares para os cursos de graduação em Educação Física: oportunidades de aproximações com o SUS?

    Filipe Ferreira da Costa

    Convidamos a todos para navegar no sumário da revista e acessar os artigos publicados ou nos acompanhe por meio das nossas redes sociais

    Facebook: https://www.facebook.com/RBAFeS/about/

    Twitter: https://twitter.com/_RBAFS

    Instagram: https://www.instagram.com/rbafs_/

    Atenciosamente,

    Equipe Editorial

    Saiba mais sobre Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS
  • Artigo publicado na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS

    2019-09-04

    O Conselho Editorial publicou um artigo original na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS, acesse: http://rbafs.org.br/RBAFS/issue/view/724

     - The impact of systematized physical activity on parameters of health-related physical fitness in schoolchildren aged 8 to 11 years

    Marcelo José Resende Gonçalves, Camila Ramos Santos, Carla Cristiane Silva

    Convidamos a todos para navegar no sumário da revista e acessar os artigos publicados ou nos acompanhe por meio das nossas redes sociais

    Facebook: https://www.facebook.com/RBAFeS/about/

    Twitter: https://twitter.com/_RBAFS

    Instagram: https://www.instagram.com/rbafs_/

    Atenciosamente,

    Equipe Editorial

    Saiba mais sobre Artigo publicado na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS
  • Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS

    2019-08-26

    O Conselho Editorial publicou um manuscrito na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS, acesse: http://rbafs.org.br/RBAFS/issue/view/724

     

    - Impact of cutoff points on adolescent sedentary behavior measured by accelerometer

    Ially Rayssa Dias Moura, Arthur Oliveira Barbosa, Inácio Crochemore Mohnsam da Silva, Marcelo Romanzini, Alcides Prazeres Filho, José Cazuza de Farias Júnior

     

     

    Convidamos a todos para navegar no sumário da revista e acessar os artigos publicados ou nos acompanhe por meio das nossas redes sociais

    Facebook: https://www.facebook.com/RBAFeS/about/

    Twitter: https://twitter.com/_RBAFS

    Instagram: https://www.instagram.com/rbafs_/

    Atenciosamente,

    Equipe Editorial

    Saiba mais sobre Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS
  • Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS

    2019-08-20

    O Conselho Editorial publicou um manuscrito na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS, acesse: http://rbafs.org.br/RBAFS/issue/view/724

     

    - Association between physical activity, cardiometabolic risk factors and vitamin D in children and adolescents: a systematic review

    Patricia Ribeiro Paes Corazza, Maiara Cristina Tadiotto, Derick Andrade Michel, Jorge Mota, Neiva Leite

     

    Convidamos a todos para navegar no sumário da revista e acessar os artigos publicados ou nos acompanhe por meio das nossas redes sociais

    Facebook: https://www.facebook.com/RBAFeS/about/

    Twitter: https://twitter.com/_RBAFS

    Instagram: https://www.instagram.com/rbafs_/

    Atenciosamente,

    Equipe Editorial

    Saiba mais sobre Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS
  • Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS

    2019-08-20

    O Conselho Editorial publicou um manuscrito na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS, acesse: http://rbafs.org.br/RBAFS/issue/view/724

     

    - Associations between physical activity, sedentary behavior, and health risk behaviors among adolescents from a city in Southern Brazil

    Michael Pereira da Silva, Fabio Eduardo Fontana, Gregory J. Welk, Pedro F. Saint-Maurice, Edmar Roberto Fantineli, Eliane Denise Araújo Bacil, Wagner de Campos

     

    Convidamos a todos para navegar no sumário da revista e acessar os artigos publicados ou nos acompanhe por meio das nossas redes sociais

    Facebook: https://www.facebook.com/RBAFeS/about/

    Twitter: https://twitter.com/_RBAFS

    Instagram: https://www.instagram.com/rbafs_/

    Atenciosamente,

    Equipe Editorial

    Saiba mais sobre Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS
  • Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS

    2019-08-19

    O Conselho Editorial publicou dois manuscritos na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS, acesse: http://rbafs.org.br/RBAFS/issue/view/724

     

    - Associations between physical activity, sedentary behavior, and health risk behaviors among adolescents from a city in Southern Brazil

    Michael Pereira da Silva, Fabio Eduardo Fontana, Gregory J. Welk, Pedro F. Saint-Maurice, Edmar Roberto Fantineli, Eliane Denise Araújo Bacil, Wagner de Campos

     

    - Apontamentos para a atuação do Profissional de Educação Física na Atenção Básica à Saúde: um ensaio

    Mathias Roberto Loch, Douglas Fernando Dias, Cassiano Ricardo Rech

     

    Convidamos a todos para navegar no sumário da revista e acessar os artigos publicados ou nos acompanhe por meio das nossas redes sociais

    Facebook: https://www.facebook.com/RBAFeS/about/

    Twitter: https://twitter.com/_RBAFS

    Instagram: https://www.instagram.com/rbafs_/

    Atenciosamente,

    Equipe Editorial

    Saiba mais sobre Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS
  • Publicação na Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde - RBAFS

    2019-08-19

    O Conselho Editorial da Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS, informa a comunidade a abertura do Volume 24 (2019). Convidamos a todos para navegar no sumário da revista e acessar os artigos publicados ou nos acompanhe por meio das nossas redes sociais
    Facebook: https://www.facebook.com/RBAFeS/about/

    Twitter: https://twitter.com/_RBAFS

    Instagram: https://www.instagram.com/rbafs_/

    Saiba mais sobre Publicação na Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde - RBAFS
  • Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS

    2019-08-07

    O Conselho Editorial publicou dois manuscritos na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS, acesse: http://rbafs.org.br/RBAFS/issue/view/712

     - O Sistema de Informação Geográfica em pesquisas sobre ambiente, atividade física e saúde

    Adalberto Aparecido dos Santos Lopes, Adriano Akira Ferreira Hino, Edilberto Nunes de Moura, Rodrigo Siqueira Reis

     - Alcance das intervenções em atividade física na saúde pública de Santa Catarina

    Felipe Fank, Daniel Rogério Petreça, Fabio Araujo Almeida, Giovana Zarpellon Mazo

     

    Convidamos a todos para navegar no sumário da revista e acessar os artigos publicados ou nos acompanhe por meio das nossas redes sociais

    Facebook: https://www.facebook.com/RBAFeS/about/

    Twitter: https://twitter.com/_RBAFS

    Instagram: https://www.instagram.com/rbafs_/

    Atenciosamente,

    Equipe Editorial

    Saiba mais sobre Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS
  • Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS

    2019-08-06

    O Conselho Editorial publicou três manuscritos na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS, acesse: http://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/13815/10950

    - Efeito do tempo sentado prolongado sobre marcadores cardiometabólicos em adultos fisicamente ativos e inativos: um estudo piloto

    Geovani Araújo Dantas Macêdo, Yuri Alberto Freire, Rodrigo Alberto Vieira Browne, Luiz Fernando Farias-Junior, Ludmila Lucena Pereira Cabral, Gabriel Costa Souto, Iasmin Matias de Sousa, José Cazuza de Farias Júnior, Ana Paula Trussardi Fayh, Eduardo Caldas Costa

    - Acute and chronic glycemic effetcs of aerobic training in patients with type 2 diabetes

    Nathalie Netto, Isabel Heberle, Cláudia Gomes Bracht, Éder Santiago, Salime Donida Chedid Lisboa, Rochelle Rocha Costa, Alexandra Hübner, Marco Fossati, Luiz Fernando Martins Kruel 

    - Educação Física e Atenção Primária à Saúde: o apoio matricial no contexto das redes

    Braulio Nogueira de Oliveira, Felipe Wachs

     

    Convidamos a todos para navegar no sumário da revista e acessar os artigos publicados, acesse: http://www.rbafs.org.br/RBAFS/issue/view/712

    ou nos acompanhe por meio das nossas redes sociais

    Facebook: https://www.facebook.com/RBAFeS/about/

    Twitter: https://twitter.com/_RBAFS

    Instagram: https://www.instagram.com/rbafs_/

    Atenciosamente,

    Equipe Editorial

    Saiba mais sobre Artigos publicados na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS
  • Publicação na Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde - RBAFS

    2019-07-15

    O Conselho Editorial publicou um manuscrito na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS, acesse: http://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/13815/10950

      

    Comparação das estimativas de atividade física e comportamento sedentário em adultos brasileiros no VIGITEL e PNS, Brasil, 2013

    Graciele Ferreira de Ferreira Mendes, Vítor Häfele, Cauane Blumenberg, André Oliveira Werneck, Marcelo Rocha Radicchi, Carolina de Vargas Nunes Coll, Renata Moraes Bielemann

     

    Convidamos a todos para navegar no sumário da revista e acessar os artigos publicados, acesse: http://www.rbafs.org.br/RBAFS/issue/view/712

    ou nos acompanhe por meio das nossas redes sociais

    Facebook: https://www.facebook.com/RBAFeS/about/

    Twitter: https://twitter.com/_RBAFS

    Instagram: https://www.instagram.com/rbafs_/

    Atenciosamente,

    Equipe Editorial

    Saiba mais sobre Publicação na Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde - RBAFS
  • Taxa para publicação de artigo na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde

    2019-07-03

    A Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde definiu que:

     "Os artigos submetidos a partir de março de 2019 e que forem aprovados, os autores deverão pagar uma taxa no valor de R$ 200,00 (Duzentos reais) no caso de o primeiro autor estar em dia com a anuidade da SBAFS e R$ 250,00 (Duzentos e cinquenta reais) para os não sócios, para que o mesmo seja publicado (corresponde ao custeio de cerca de 40% dos valores que a revista tem com a diagramação e aplicação do DOI – Digital Object Identifier – de cada artigo). O pagamento deverá ser efetuado após a aprovação do manuscrito, conforme comunicado a ser encaminhado pela secretaria da RBAFS."

     Fonte: http://www.sbafs.org.br/noticia/88/sbafs-define-cobranca-de-taxa-de-processamento-de-artigos-da-rbafs

    Saiba mais sobre Taxa para publicação de artigo na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde