Orientações para apresentação de manuscritos

As informações apresentadas abaixo foram atualizadas em abril de 2024

A Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde (RBAFS) aceita artigos que não tenham sido publicados ou estejam em avaliação em outro periódico. Para aqueles que envolvam coletas com seres humanos, é necessário que tenham sido aprovados por Comitê de Ética em Pesquisa. Estudos que não atendam tais requisitos não serão aceitos para publicação na revista.

Os(as) autores(as) devem se atentar ao uso adequado de sexo e gênero no manuscrito. Recomenda-se acessar as diretrizes SAGER e apresentar o checklist.

Os manuscritos devem ser preparados em editor de texto do Microsoft Word. Os arquivos devem ter extensão DOC, DOCX ou RTF. Deve-se adotar a seguinte formatação na preparação do arquivo de texto:

  • páginas em formato A4, numeradas no canto superior direito a partir da “página de título”, com margens de 2,5 cm (inferior, superior, esquerda e direita);
  • fonte Times New Roman, tamanho 12;
  • espaçamento duplo;
  • numeração de linhas (layoutda página), reiniciando a cada página;
  • não é permitido uso de notas de rodapé.

PÁGINA DE TÍTULO

Deve incluir, nesta ordem, as seguintes informações:

  • Texto de divulgação dos principais resultados com, no máximo, 200 caracteres (contando espaços), para divulgação nas redes sociais da RBAFS (Twitter, Facebook, Instagram).
  • Tipo de artigo;
  • Título completo, com, no máximo, 100 caracteres incluindo os espaços (evitar o uso de siglas no título)
  • Título resumido (running title), com, no máximo, 50 caracteres incluindo os espaços;
  • Autor(es) e respectivas afiliações institucionais, organizados na seguinte sequência (obs.: após submissão do manuscrito, não será permitido efetuar alterações na autoria):

- instituição, centro, departamento, cidade, estado e país – por exemplo: Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Educação Física, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil;

- não é permitida a abreviatura de nomes dos autores, de estados e instituições;

- após o nome de cada autor, indicar o número de registro no ORCID (https://orcid.org) – por exemplo

                                                                                                                                                                            João Santos1
                                                                                                                             https://orcid.org/0000-0002-9647-3448
 1 Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Educação Física, Florianópolis,
    Santa Catarina, Brasil.                  

  • Informações do autor responsável pelo contato com a equipe editorial da revista, na seguinte sequência: autor, e-mail, endereço completo (rua, número, complemento, cidade, estado, país, CEP) – por exemplo:

        CONTATO
         João Santos
         jj@rbafs.org.br
         Rua/Avenida Presidente X, n. 100, São João, Pernambuco, Brasil. CEP: 59000-001.

  • Contagem de palavras no texto, no resumo e no abstract, assim como número de referências e ilustrações (tabelas, figuras e quadros);
  • Financiamento: informar agência de fomento e número do processo quando o manuscrito for proveniente de projetos que receberam financiamento – por exemplo:

          Financiamento
          Dados do financiador... 

  • Agradecimentos: informar em texto breve instituições, e outros, a que se deseja agradecer – por exemplo:

Agradecimentos
Os autores agradecem... 

  • Indicar três possíveis revisorespara seu manuscrito (nome completo, instituição e e-mail):
    • para tanto, aceitam-se apenas revisores com título de doutorado e conhecimento na área à qual o manuscrito está relacionado;

CORPO DO MANUSCRITO

Resumo e/ou Abstract 

No início da página de resumo deverá ser incluído o título do artigo. O resumo deve ser elaborado em formato não estruturado com até 250 palavras. Ao final do resumo incluir três a cinco palavras-chave obtidas na base de descritores em Ciências da Saúde (DeCS) ou no Medical Subject Headings (MeSH) separadas por ponto e vírgula.

O abstract deve vir em outra página seguir a mesma estruturação do resumo. Para artigos apenas em inglês, não é necessário o envio do resumo.

Corpo do texto

O corpo do texto deve ser elaborado obedecendo a estrutura de cada tipo de artigo (ver quadro). As citações devem ser numeradas e ordenadas sequencialmente em numerais arábicos sobrescritos, conforme norma Vancouver. Abreviações devem ser restritas ao mínimo possível, e quando utilizadas devem ser identificadas após a sua primeira utilização. 

Referências

Os autores devem respeitar a quantidade limite indicada para cada tipo de manuscrito (ver quadro), utilizando referências atuais e que tenham relação direta com o conteúdo do manuscrito.

A organização da lista de referências deve ser realizada em conformidade com o estilo Vancouver. Para maior padronização sugere-se o uso de softwares de gerenciamento de referências utilizando o modelo “Sage Vancouver”.

Alguns exemplos de formatação são apresentados abaixo: 

Artigos em periódicos:

Hallal PC, Victora CG, Wells JCK, Lima RC. Physical inactivity: prevalence and associated variables in Brazilian adults. Med Sci Sports Exerc. 2003;35(11):1894-900.

Livro

Nahas MV. Atividade física, saúde e qualidade de vida. 5ª ed. Londrina: Midiograf, 2003. 

Capítulo de livro

Zanella MT. Obesidade e fatores de risco cardiovascular. In: Mion Jr D, Nobre F (eds). Risco cardiovascular global: da teoria à prática. 2ª ed. São Paulo: Lemos Editorial Berenson GS. Obesity studies in Bogalusa. Am J Med Sci. 1995;310(Suppl); 2000. p. 109-25.

Tese ou dissertação:

Brandão AA. Estudo longitudinal de fatores de risco cardiovascular em uma população de jovens [tese de doutorado]. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro; 2001. 

Outros documentos:

Centers for Disease Control and Prevention and National Center for Health Statistics/CDC. CDC growth charts: United States. 2002; Disponível em: <http://www.cdc.gov. br/growthcharts> [2007 junho].

IBGE. Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira: 2015. 35th ed. Rio de Janeiro: IBGE; 2015. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv95011.pdf> [2018 Maio].

Tabelas e ilustrações 

As tabelas devem ser elaboradas em editores de texto (ex. Word). Devem ser mencionadas no texto e incluídas após as referências. Cada tabela deve conter título e cabeçalhos de colunas. Elas devem ser numeradas sequencialmente com números arábicos, na ordem em que aparecem no texto. As notas de rodapé devem conter a definição de abreviações e dos testes estatísticos utilizados.

            Todas as figuras (imagens, gráficos, fotografias e ilustrações) devem ser mencionadas no texto e enviadas em tamanho igual ou maior ao tamanho de exibição pretendido. Elas devem ser numeradas sequencialmente com números arábicos, na ordem em que aparecem no texto. Se as figuras já foram publicadas anteriormente, o autor/editor deve fornecer uma permissão por escrito para reprodução, e as legendas devem incluir a fonte de publicação. Quando salvas em arquivos digitais, a resolução deve estar de apresentar boa qualidade gráfica (máximo 21cm de largura, 300dpi).  Os formatos vetoriais aceitos são: AI (Adobe Illustrator), PDF (Portable Document Format), WMF (Windows MetaFi-le), EPS (Encapsuled PostScript) ou SVG (Scalable Vectorial Graphics).

Documentos obrigatórios para submissão dos manuscritos: 

- Carta de apresentação

- Formulário de submissão

- Formulário de conformidade ciência aberta

- Página título

- Corpo do manuscrito (incluindo tipo de artigo, título completo em português e inglês; o título resumido; resumo; abstract, corpo do texto, referências, tabelas e figuras)