Orientações para apresentação de manuscritos
As informações apresentadas abaixo foram atualizadas em outubro de 2025.
INFORMAÇÕES GERAIS
A Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde (RBAFS) aceita artigos que não tenham sido publicados ou estejam em avaliação em outro periódico. As informações e os conceitos presentes nos artigos, bem como a veracidade dos conteúdos das pesquisas, são de inteira responsabilidade do(s) autor(es).
Para aqueles estudos que envolvam coletas com seres humanos, é necessário que tenham sido aprovados por Comitê de Ética em Pesquisa, com os participantes assinando o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Estudos que não atendam tais requisitos não serão aceitos para publicação na revista.
A RBAFS valoriza manuscritos que utilizam linguagem que promova equidade, diversidade e respeito a todas as pessoas. Recomenda-se que os autores evitem expressões, descritores ou exemplos que reflitam estereótipos, vieses culturais ou características pessoais irrelevantes. Termos neutros em relação a gênero ou no plural devem ser priorizados quando apropriado, e deve-se ter cuidado para garantir que codificações, rótulos ou classificações não contenham linguagem excludente ou ofensiva. Para além da linguagem, a RBAFS enfatiza a importância de considerar sistematicamente o sexo e o gênero nas pesquisas, em alinhamento com as diretrizes SAGER. Isso inclui o relato explícito de como essas variáveis são definidas, medidas e analisadas, bem como a apresentação de resultados desagregados por sexo e/ou gênero sempre que relevante. Os autores também devem discutir a possível influência do sexo e do gênero sobre os desfechos do estudo e suas implicações para a interpretação e a generalização dos achados.
AVALIAÇÃO PRELIMINAR PELOS EDITORES-CHEFES
Para otimizar o processo editorial e evitar esforços desnecessários por parte dos(as) autores(as), a RBAFS oferece a possibilidade de uma avaliação preliminar conduzida pelos Editores-Chefes. Nessa etapa, é avaliada a adequação do manuscrito quanto ao escopo, às políticas editoriais, ao formato e ao potencial de contribuição científica.
Para essa análise, deve ser submetido apenas o manuscrito (em qualquer formatação) acompanhado da carta de apresentação. Se aprovado nessa etapa inicial, no prazo de 7 dias o manuscrito deverá ser ajustado integralmente às Instruções aos Autores, incluindo formatação e documentação obrigatória, antes de ser encaminhado aos Editores de Seção.
Os(as) autores(as) também podem optar por submeter seus manuscritos já formatados e com toda a documentação obrigatória. Essa flexibilidade é oferecida exclusivamente para tornar o processo editorial mais ágil.
CRITÉRIOS DE AUTORIA
A Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde adota a taxonomia do Contributor Roles Taxonomy CRediT. A contribuição de todos os autores na elaboração do manuscrito deve ser descrita no Formulário de submissão.
A Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde entende que todos os autores devam ter feito contribuições significativas na concepção e/ou desenvolvimento da pesquisa e obrigatoriamente na redação e revisão do manuscrito. Além disso, todos os autores devem ter aprovado a versão final do manuscrito. No formulário de submissão a contribuição de cada autor atendendo a esses critérios deve ser sinalizada.
IDIOMA DOS ARTIGOS
Os artigos podem ser submetidos nos idiomas: português, espanhol e inglês. Entretanto, caso o artigo aceito seja no idioma português ou espanhol, o envio do artigo no idioma inglês em até 30 dias será obrigatória. Em relação aos artigos submetidos em inglês, se possível, sugere-se a publicação dos artigos nos dois idiomas, português e inglês, ampliando o alcance da RBAFS nos países de língua portuguesa.
CONFLITO DE INTERESSES
Os autores devem declarar no Formulário de Submissão quaisquer conflitos de interesse existentes na publicação do artigo.
CHECKLISTS PARA RELATAR ESTUDOS
É mandatório que os autores sigam diretrizes internacionais de relato, de acordo com o tipo de estudo (ex. STROBE, SRQR, PRISMA, CONSORT, CHERRIES, etc)., sendo obrigatório anexar o checklist do estudo no momento da submissão. Esse material será considerado na avaliação pelos pareceristas. Em caso de dúvidas consulte as diretrizes no site da EQUATOR Network.
ADOÇÃO DE SOFTWARES USO DE RECURSOS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
O uso de inteligência artificial no processo de preparação de artigos submetidos à Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde é permitido, desde que esteja alinhado com os preceitos éticos da pesquisa científica. Assim, ferramentas de inteligência artificial e modelos de linguagem não podem ser listados como autores, nem ser responsáveis por quaisquer trechos ou conteúdos do manuscrito. As atividades aceitas para o uso dessas ferramentas incluirão: (i) assistência na redação do manuscrito, quando utilizadas para parafrasear ou aprimorar o conteúdo original do autor; (ii) busca de literatura, desde que o(s) autor(es) assumam a responsabilidade pela seleção e análise crítica da pesquisa realizada; e (iii) produção de imagens ou elementos gráficos, que devem ser explicitamente mencionados na seção Materiais e Métodos do artigo, com detalhes sobre como a ferramenta foi utilizada. O uso dessas ferramentas deve ser declarado no Formulário de Submissão. Em todos os casos, os autores são responsáveis pela precisão, integridade e originalidade de seus artigos de pesquisa.
FORMATAÇÃO
Os manuscritos devem ser preparados em editor de texto do Microsoft Word. Os arquivos devem ter extensão DOC, DOCX ou RTF. Deve-se adotar a seguinte formatação na preparação do arquivo de texto:
- páginas em formato A4, numeradas no canto superior direito a partir da “página de título”, com margens de 2,5 cm (inferior, superior, esquerda e direita);
- fonte Times New Roman, tamanho 12;
- espaçamento duplo;
- numeração de linhas (layoutda página), reiniciando a cada página;
- não é permitido uso de notas de rodapé.
Página de título
Deve incluir, nesta ordem, as seguintes informações:
- Texto de divulgação dos principais resultados com, no máximo, 200 caracteres (contando espaços), para divulgação nas redes sociais da RBAFS (Twitter, Facebook, Instagram).
- Tipo de artigo;
- Título completo, com, no máximo, 100 caracteres incluindo os espaços (evitar o uso de siglas no título)
- Título resumido (running title), com, no máximo, 50 caracteres incluindo os espaços;
- Autor(es) e respectivas afiliações institucionais, organizados na seguinte sequência (obs.: após submissão do manuscrito, não será permitido efetuar alterações na autoria):
- instituição, centro, departamento, cidade, estado e país – por exemplo: Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Educação Física, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil;
- não é permitida a abreviatura de nomes dos autores, de estados e instituições;
- após o nome de cada autor, indicar o número de registro no ORCID (https://orcid.org) – por exemplo:
João Santos1
https://orcid.org/0000-0002-9647-3448
1Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Educação Física, Florianópolis,
Santa Catarina, Brasil.
- Informações do autor responsável pelo contato com a equipe editorial da revista, na seguinte sequência: autor, e-mail, endereço completo (rua, número, complemento, cidade, estado, país, CEP) – por exemplo:
CONTATO
João Santos
jj@rbafs.org.br
Rua/Avenida Presidente X, n. 100, São João, Pernambuco, Brasil. CEP: 59000-001.
- Contagem de palavras no texto, no resumo e no abstract, assim como número de referências e ilustrações (tabelas, figuras e quadros);
- Financiamento: informar agência de fomento e número do processo quando o manuscrito for proveniente de projetos que receberam financiamento – por exemplo:
Financiamento
Dados do financiador...
- Agradecimentos: informar em texto breve instituições, e outros, a que se deseja agradecer – por exemplo:
Agradecimentos
Os autores agradecem...
- Indicar três possíveis revisores para seu manuscrito (nome completo, instituição e e-mail):
- para tanto, aceitam-se apenas revisores com título de doutorado e conhecimento na área à qual o manuscrito está relacionado;
Corpo do manuscrito
Resumo e/ou Abstract
No início da página de resumo deverá ser incluído o título do artigo. O resumo deve ser elaborado em formato estruturado com até 250 palavras. No caso dos estudos originais o resumo deverá incluir os tópicos introdução, objetivo, métodos, resultados e conclusão. Para os demais formatos sugere-se a utilização dos tópicos: introdução, objetivo, desenvolvimento e considerações finais. Ao final do resumo incluir três a cinco palavras-chave obtidas na base de descritores em Ciências da Saúde (DeCS) ou no Medical Subject Headings (MeSH) separadas por ponto e vírgula.
O abstract deve vir em outra página seguir a mesma estruturação do resumo. Para artigos apenas em inglês, não é necessário o envio do resumo.
Corpo do texto
O corpo do texto deve ser elaborado obedecendo a estrutura de cada tipo de artigo (ver quadro). As citações devem ser numeradas e ordenadas sequencialmente em numerais arábicos sobrescritos, conforme norma Vancouver. Abreviações devem ser restritas ao mínimo possível, e quando utilizadas devem ser identificadas após a sua primeira utilização.
Referências
Os autores devem respeitar a quantidade limite indicada para cada tipo de manuscrito (ver quadro), utilizando referências atuais e que tenham relação direta com o conteúdo do manuscrito.
A organização da lista de referências deve ser realizada em conformidade com o estilo Vancouver. Para maior padronização sugere-se o uso de softwares de gerenciamento de referências utilizando o modelo “Elsevier - Vancouver”.
Alguns exemplos de formatação são apresentados abaixo:
Artigos em periódicos:
Hallal PC, Victora CG, Wells JCK, Lima RC. Physical inactivity: prevalence and associated variables in Brazilian adults. Med Sci Sports Exerc. 2003;35(11):1894-900. doi: https://doi.org/10.1249/01.MSS.0000093615.33774.0E.
Livro
Nahas MV. Atividade física, saúde e qualidade de vida. 5ª ed. Londrina: Midiograf, 2003.
Capítulo de livro
Zanella MT. Obesidade e fatores de risco cardiovascular. In: Mion Jr D, Nobre F (eds). Risco cardiovascular global: da teoria à prática. 2ª ed. São Paulo: Lemos Editorial Berenson GS. Obesity studies in Bogalusa. Am J Med Sci. 1995;310(Suppl); 2000. p. 109-25.
Tese ou dissertação:
Brandão AA. Estudo longitudinal de fatores de risco cardiovascular em uma população de jovens [tese de doutorado]. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro; 2001.
Outros documentos:
Centers for Disease Control and Prevention and National Center for Health Statistics/CDC. CDC growth charts: United States. 2002; Disponível em: <http://www.cdc.gov. br/growthcharts> [2007 junho].
IBGE. Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira: 2015. 35th ed. Rio de Janeiro: IBGE; 2015. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv95011.pdf> [2018 Maio].
Tabelas e ilustrações
As tabelas devem ser elaboradas em editores de texto (ex. Word). Devem ser mencionadas no texto e incluídas após as referências. Cada tabela deve conter título e cabeçalhos de colunas. Elas devem ser numeradas sequencialmente com números arábicos, na ordem em que aparecem no texto. As notas de rodapé devem conter a definição de abreviações e dos testes estatísticos utilizados.
Todas as figuras (imagens, gráficos, fotografias e ilustrações) devem ser mencionadas no texto e enviadas em tamanho igual ou maior ao tamanho de exibição pretendido. Elas devem ser numeradas sequencialmente com números arábicos, na ordem em que aparecem no texto. Se as figuras já foram publicadas anteriormente, o autor/editor deve fornecer uma permissão por escrito para reprodução, e as legendas devem incluir a fonte de publicação. Quando salvas em arquivos digitais, a resolução deve estar de apresentar boa qualidade gráfica (máximo 21cm de largura, 300dpi). Os formatos vetoriais aceitos são: AI (Adobe Illustrator), PDF (Portable Document Format), WMF (Windows MetaFi-le), EPS (Encapsuled PostScript) ou SVG (Scalable Vectorial Graphics).
Códigos e materiais subjacentes aos artigos
Recomenda-se que todos os dados, códigos e materiais subjacentes ao artigo e utilizados na concepção e realização da pesquisa sejam adequadamente citados no texto e listados na seção de referências, preferencialmente com um identificador persistente como o DOI.
Exemplo de referência de dados:
Silva G. Breaks Cognition. Mendeley Data. 2024;V1. doi: https://doi.org/10.17632/ynxvnwks7z.1.
Disponibilidade de dados
Todos os artigos resultantes de pesquisas originais devem informar no formulário de submissão a disponibilidades dos dados, informando se o conjunto de dados está disponível e onde acessá-lo.
DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA SUBMISSÃO DOS MANUSCRITOS:
- Carta de apresentação
- Formulário de conformidade ciência aberta
- Corpo do manuscrito (incluindo tipo de artigo, título completo em português e inglês; o título resumido; resumo; abstract, corpo do texto, referências, tabelas e figuras)
