Photovoice: implicações do método colaborativo para as pesquisas em Educação Física e Saúde

Autores/as

  • Bruna Marques Universidade São Judas Tadeu
  • Maria Luiza Miranda Universidade são Judas Tadeu

DOI:

https://doi.org/10.12820/rbafs.v.20n6p545

Palabras clave:

Pesquisa participativa, Pesquisa qualitativa, Promoção da saúde

Resumen

O objetivo do estudo foi mapear o uso de Photovoice (PV) nas pesquisas em saúde ao longo do tempo, e compreender as implicações para as investigações na área da Educação Física (EF). Foram analisados 111 resumos de periódicos indexados no banco de dados da CAPES. Os resultados indicam um expoente crescimento da abordagem PV nos estudos em Saúde Pública e nas disciplinas afins, como a EF.  As investigações no campo demonstram a interface com a Promoção e Educação em Saúde e evidenciam um momento de valorização das metodologias participativas e do referencial teórico das Ciências Sociais. Explicitando a necessidade de reflexões teóricas- metodológicas nas investigações qualitativas desenvolvidas na EF no cenário nacional.   

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Bruna Marques, Universidade São Judas Tadeu

Discente do Programa de Pós Graduação da Universidade São Judas Tadeu no Programa de Doutorado em Educação Física.

Linha de pesquisa: LP4 Prevenção e Promoção da Saúde.

Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa Sênior.

Docente responsavel pelo Projeto de extensão Sênior para a Vida Ativa- Universidade São Judas Tadeu.  

Maria Luiza Miranda, Universidade são Judas Tadeu

Licenciada e mestre em Educação Física pela Universidade de São Paulo e doutora em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo. Atualmente Coordena o Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu, níveis Mestrado e Doutorado. É docente, também, no mestrado em Ciências do Envelhecimento. Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa Sênior e foi uma das idealizadoras da proposta de educação física para idosos baseada na educação dialógica de Paulo Freire e no ideário da Promoção da Saúde, implementada no projeto de extensão Projeto Sênior para a Vida Ativa

Publicado

2016-05-06

Cómo citar

1.
Marques B, Miranda ML. Photovoice: implicações do método colaborativo para as pesquisas em Educação Física e Saúde. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 6 de mayo de 2016 [citado 22 de diciembre de 2024];20(6):545. Disponible en: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/3696

Número

Sección

Artículo de revisión