Photovoice: implicações do método colaborativo para as pesquisas em Educação Física e Saúde
DOI:
https://doi.org/10.12820/rbafs.v.20n6p545Keywords:
Pesquisa participativa, Pesquisa qualitativa, Promoção da saúdeAbstract
O objetivo do estudo foi mapear o uso de Photovoice (PV) nas pesquisas em saúde ao longo do tempo, e compreender as implicações para as investigações na área da Educação Física (EF). Foram analisados 111 resumos de periódicos indexados no banco de dados da CAPES. Os resultados indicam um expoente crescimento da abordagem PV nos estudos em Saúde Pública e nas disciplinas afins, como a EF. As investigações no campo demonstram a interface com a Promoção e Educação em Saúde e evidenciam um momento de valorização das metodologias participativas e do referencial teórico das Ciências Sociais. Explicitando a necessidade de reflexões teóricas- metodológicas nas investigações qualitativas desenvolvidas na EF no cenário nacional.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2015 Bruna Marques, Maria Luiza Miranda
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
When submitting a manuscript to the Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, the authors retain the copyright to the article and authorize the Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde to publish the manuscript under the Creative Commons Attribution 4.0 License and identify it as the original publication source.