COMPORTAMENTO DAS VARIÁVEIS FISIOLÓGICAS EM DOIS PROTOCOLOS SUBMÀXIMOS APLICADOS A PACIENTES COM DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA (DPOC)
DOI:
https://doi.org/10.12820/rbafs.v.9n1p12-17Palabras clave:
DPOC, protocolos submáximos, saturação de oxigênio, dispnéia.Resumen
Os pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) apresentam limitação ao exercício devido à limitação ventilatória. Diferentes protocolos têm sido aplicados com o objetivo de determinar a limitação da capacidade física desses pacientes. O objetivo desse estudo foi investigar o comportamento das variáveis fisiológicas: freqüência cardíaca (FC), saturação periférica de oxigênio (Sp02) e sensação subjetiva de dispnéia em 2 protocolos de avaliação funcional submáximos em pacientes com DPOC. Foram estudados 7 pacientes com diagnóstico clínico e espirométrico de DPOC, estáveis, com idade de 59,4 ± 8,9 anos. O primeiro protocolo consistiu de um teste submáximo em cicloergômetro (TCiclo), com carga constante à 25W. O segundo, constou de um teste de caminhada de 6 minutos (TC6) e os pacientes foram orientados a percorrer a maior distância possível. As variáveis fisiológicas foram mensuradas no repouso, 2o, 4o, e 6o minutos dos testes. Observou-se menores valores da Sp02 no TC6 quando comparados com o TCiclo (90,2 ± 2,7 e 94,04 ± 2,4 %, com p<0,05) e menor sensação de dispnéia (0,73 ± 1,15 e 1,35 ± 2,5, com p<0,05) respectivamente. Conclui-se que o TC6 foi mais sensível em determinar a dessaturação, porém o TCiclo proporcionou maior dispnéia referida nos pacientes com DPOC.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2012 Andreza Toledo, Dirceu Costa, Valéria Amorim Pires Di Lorenzo, Audrey Borghi e Silva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Al enviar un manuscrito a la Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, los autores mantienen la titularidad de los derechos de autor sobre el artículo y autorizan a la Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde a publicar este manuscrito bajo la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 e identificarla como el vehículo de su publicación original.