COMPORTAMENTO DAS VARIÁVEIS FISIOLÓGICAS EM DOIS PROTOCOLOS SUBMÀXIMOS APLICADOS A PACIENTES COM DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA (DPOC)
DOI:
https://doi.org/10.12820/rbafs.v.9n1p12-17Keywords:
DPOC, protocolos submáximos, saturação de oxigênio, dispnéia.Abstract
Os pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) apresentam limitação ao exercício devido à limitação ventilatória. Diferentes protocolos têm sido aplicados com o objetivo de determinar a limitação da capacidade física desses pacientes. O objetivo desse estudo foi investigar o comportamento das variáveis fisiológicas: freqüência cardíaca (FC), saturação periférica de oxigênio (Sp02) e sensação subjetiva de dispnéia em 2 protocolos de avaliação funcional submáximos em pacientes com DPOC. Foram estudados 7 pacientes com diagnóstico clínico e espirométrico de DPOC, estáveis, com idade de 59,4 ± 8,9 anos. O primeiro protocolo consistiu de um teste submáximo em cicloergômetro (TCiclo), com carga constante à 25W. O segundo, constou de um teste de caminhada de 6 minutos (TC6) e os pacientes foram orientados a percorrer a maior distância possível. As variáveis fisiológicas foram mensuradas no repouso, 2o, 4o, e 6o minutos dos testes. Observou-se menores valores da Sp02 no TC6 quando comparados com o TCiclo (90,2 ± 2,7 e 94,04 ± 2,4 %, com p<0,05) e menor sensação de dispnéia (0,73 ± 1,15 e 1,35 ± 2,5, com p<0,05) respectivamente. Conclui-se que o TC6 foi mais sensível em determinar a dessaturação, porém o TCiclo proporcionou maior dispnéia referida nos pacientes com DPOC.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2012 Andreza Toledo, Dirceu Costa, Valéria Amorim Pires Di Lorenzo, Audrey Borghi e Silva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
When submitting a manuscript to the Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, the authors retain the copyright to the article and authorize the Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde to publish the manuscript under the Creative Commons Attribution 4.0 License and identify it as the original publication source.