EDIÇÃO TEMÁTICA: Equidade, Diversidade e Inclusão na Atividade Física e Saúde

11-12-2024

A crescente demanda por valorização da equidade e diversidade no contexto da Saúde Pública reflete a necessidade de incluir diferentes grupos populacionais e garantir que os benefícios da atividade física sejam acessíveis a todas as pessoas. As desigualdades sociais, culturais, econômicas e de gênero, bem como questões relacionadas à identidade racial e deficiência, afetam significativamente o acesso, a participação e os benefícios proporcionados pela prática de atividades físicas e pela promoção da saúde. Esta sessão temática tem como objetivo explorar como as práticas de atividade física e saúde podem ser transformadas para promover a equidade e diversidade, diminuindo as barreiras e ampliando a inclusão da população, especialmente os mais vulnerabilizados socialmente.


Objetivo da Edição Temática: 

Reunir estudos que abordem a intersecção entre equidade, diversidade, saúde e atividade física, promovendo reflexões sobre políticas, intervenções e narrativas que busquem maior inclusão e justiça social na promoção da atividade física e saúde. 

 

Temas de Interesse:

- Acesso à atividade física em populações vulneráveis: Estudo de barreiras e facilitadores que influenciam o acesso à prática de atividades físicas entre populações vulneráveis (pessoas idosas, pessoas com deficiência, minorias raciais e étnicas, comunidades LGBTQIA+, entre outros).

- Desigualdade social, de raça e de gênero na promoção da atividade física: Análise crítica sobre como as dinâmicas sociais relacionadas à renda, raça, gênero e outras interseccionalidades afetam a prática e o envolvimento em atividades físicas, destacando as disparidades estruturais nas oportunidades de participação e os benefícios à saúde.

- Investigações sobre a formulação, implementação e avaliação de políticas públicas de saúde que visam aumentar a equidade no acesso à atividade física e à saúde em diferentes contextos sociais, econômicos e culturais, considerando as populações vulneráveis (pessoas idosas, pessoas com deficiência, minorias raciais e étnicas, comunidades LGBTQIA+, entre outros).

- Estudo de intervenções comunitárias que buscam aumentar a participação e engajamento de populações marginalizadas nas práticas de atividades físicas, identificando estratégias bem-sucedidas e replicáveis que promovam a inclusão e o empoderamento dessas populações.

 

Submissão de Artigos:

Os autores devem seguir as normas editoriais da RBAFS (https://rbafs.org.br/RBAFS/instrucoesmanuscritos). Serão aceitos para análise preferencialmente os artigos do tipo original. Sob consulta aos editores chefes da RBAFS e editores de seção do número especial, também serão aceitos para análise artigos de revisão narrativa, ensaio teórico, carta ao editor e seção especial. Os autores devem enviar seus manuscritos pelo sistema online da revista até 31/03/2025. Os manuscritos podem ter caráter quantitativo, qualitativo ou misto e serão submetidos à revisão por pares. O processo de avaliação será conduzido por revisores com expertise nas áreas de equidade, diversidade, atividade física e saúde.