EDIÇÃO TEMÁTICA: Equidade, Diversidade e Saúde
A crescente demanda por valorização da equidade e diversidade no contexto da Saúde Pública reflete a necessidade de incluir diferentes grupos populacionais e garantir que os benefícios da atividade física sejam acessíveis a todas as pessoas. As desigualdades sociais, culturais, econômicas e de gênero, bem como questões relacionadas à identidade racial e deficiência, afetam significativamente o acesso, a participação e os benefícios proporcionados pela prática de atividades físicas e pela promoção da saúde. Esta sessão temática tem como objetivo explorar como as práticas de atividade física e saúde podem ser transformadas para promover a equidade e diversidade, diminuindo as barreiras e ampliando a inclusão da população, especialmente os mais vulnerabilizados socialmente.
Objetivo da Edição Temática:
Reunir estudos que abordem a intersecção entre equidade, diversidade, saúde e atividade física, promovendo reflexões sobre políticas, intervenções e narrativas que busquem maior inclusão e justiça social na promoção da atividade física e saúde.
Temas de Interesse:
✅ Barreiras e facilitadores ao acesso à atividade física;
✅ Desigualdades sociais na prática de atividade física;,
✅ Políticas públicas voltadas à equidade na saúde e atividade física;
✅ Intervenções comunitárias que ampliem a inclusão e o engajamento;
✅ Outras propostas relacionadas à temática da equidade e diversidade na Educação Física.
Submissão de Artigos:
Os autores devem seguir as normas editoriais da RBAFS (https://rbafs.org.br/RBAFS/instrucoesmanuscritos). Serão aceitos para análise preferencialmente os artigos do tipo original. Sob consulta aos editores chefes da RBAFS e editores de seção do número especial, também serão aceitos para análise artigos de revisão narrativa, ensaio teórico, carta ao editor e seção especial. Os autores devem enviar seus manuscritos pelo sistema online da revista até 31/03/2025. Os manuscritos podem ter caráter quantitativo, qualitativo ou misto e serão submetidos à revisão por pares. O processo de avaliação será conduzido por revisores com expertise nas áreas de equidade, diversidade, atividade física e saúde.