Edição temática

2023-03-20

Prezados(as) leitores(as),

A pandemia de COVID-19 terá efeitos negativos a longo prazo no bem-estar físico e mental de todas as populações. Como resultado das restrições sociais relacionadas à pandemia, a taxa de exercício, atividade física e inclusão social foram drasticamente reduzidas. De fato, as intervenções de exercícios têm sido fortemente reconhecidas como um método eficiente para prevenção, gerenciamento, reabilitação e promoção da saúde. No entanto, não há investigações suficientes sobre os efeitos agudos e crônicos das intervenções de exercícios nos resultados do COVID-19, embora a falta de exercícios e atividade física regular seja um fator de risco subjacente bem documentado para várias doenças crônicas, incluindo aquelas associadas a COVID-19 grave. Além disso, as intervenções de exercícios têm efeitos benéficos neuromusculares, cardiovasculares e imunológicos, aumentam a capacidade pulmonar e a força muscular e melhoram a saúde mental. Nesse contexto, ainda faltam os mecanismos pelos quais as intervenções de exercícios podem desempenhar um papel importante na mitigação dos resultados da pandemia de COVID-19.

Portanto, esta sessão temática de pesquisa incidirá principalmente em procurar sintetizar os efeitos do exercício físico como método de intervenção no enfrentamento das consequências das medidas da pandemia de COVID-19 sobre a saúde física e mental de diferentes populações. Embora os efeitos promotores neuromusculares, cardíacos, imunológicos e cognitivos de longo prazo do exercício físico já foram realizados em diferentes populações, poucas comparações de diferentes métodos de intervenção de exercício foram relatadas e, consequentemente, nenhuma conclusão firme sobre as consequências da COVID-19. Além disso, o potencial do exercício físico regular para neutralizar os declínios neuromusculares, fisiológicos, físicos e cognitivos relacionados à pandemia precisa ser confirmado para combater o efeito negativo no desempenho físico e mental em diferentes populações afetadas pela COVID-19.

Desta forma, a fim de aumentar a plataforma de conhecimento, convidamos pesquisadores em atividade física, saúde pública, biomecânica e fisiologia do exercício, além de psicologia a enviar artigos científicos de alta qualidade para esta sessão temática da Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde. Para tanto serão aceitos artigos nos seguintes formatos: (1) Metanálise; (2) Revisão sistemática; (3) revisão de escopo; (4) Ensaio Clínico; (5) Experimentais; (6) Cohort; e (7) Transversais. Tais estudos devem abordar os seguintes temas: 

  • Investigar os efeitos de diferentes programas de exercícios na saúde física e mental em diferentes populações afetadas pelas COVID-19; 
  • Investigar os efeitos de diferentes programas de exercícios em respostas neuromusculares e fisiológicas em diferentes populações afetadas pela COVID-19. 
  • Investigar as mudanças comportamentais, incluindo (por exemplo, intensidade do exercício, nível de atividade física, dieta, sono, interação social, entre outros) durante e após a pandemia de COVID-19; 
  • Investigar os componentes de condicionamento físico relacionados à saúde em diferentes idades e gêneros durante e após a pandemia de COVID-19; 

 

Os artigos para essa edição temática poderão ser submetidos entre os dias 20 de março e 05 de maio de 2023 (23h59, horário de Brasília) e seguirão o sistema de fast tracking (processo de publicação mais rápida).

Orientações gerais para a submissão:

  • Os artigos deverão ser submetidos preferencialmente na língua inglesa, mas serão aceitos artigos em português e espanhol.
  • Os autores devem seguir a conformidade da submissão no site da revista. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Os artigos deverão ser acompanhados de carta de intenção no ato da submissão indicando o seu interesse em publicar nesta edição temática.
  • Em conformidade com o reajuste da taxa de publicação os artigos aprovados para essa edição temática serão de 400,00 reais, sendo de inteira responsabilidade dos autores.
  • Caso tenha dúvida sobre a aderência do seu artigo na temática entre em contato com os Editores da Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde.

 

Atenciosamente,

Equipe Editorial da RBAFS