AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE ATENDIMENTO NA PERCEPÇÃO DOS PARTICIPANTES DE PROGRAMA ESTRUTURADO DE EXERCÍCIO FÍSICO, COM LEVANTAMENTO DO PERFIL DOS PRATICANTES
DOI:
https://doi.org/10.12820/rbafs.v.7n3p4-11Palavras-chave:
Perfil de participantes, qualidade de atendimento, exercício físico, programa estruturado.Resumo
O binômio atividade física e saúde conduz à necessidade de melhores informações e educação para a população a cerca da prática regular de exercício físico como fator de promoção da saúde. Os objetivos deste estudo descritivo foram: identificar a qualidade de atendimento na percepção dos participantes de um programa estruturado de exercício físico, verificar o perfil da composição corporal e reconhecer os indicadores sócio-econômicos desses praticantes. Previamente ao estudo piloto foram realizados a validade (0,95) e clareza (0,9) do questionário semi- estruturado. A amostra constitui-se de 48 participantes que foram avaliados quanto à composição corporal (IMC e percentual de gordura). Em seguida, eles responderam ao questionário. Os resultados indicaram que a amostra possui idade média de 52 anos e 6 meses (s=12); a maioria dos participantes é do sexo feminino; o IMC (56%) e o percentual de gordura (72,8%) estão acima do recomendado e que a amostra é representada por aposentados e do lar. Nesse estudo, ao realizar-se a comparação considerando dois fatores: sexos e idade, as únicas variáveis com diferenças significativas foram a renda familiar e a escolaridade para o fator sexo. Em relação à renda familiar, a média para os homens foi de 3,9 salários (s=1,2) e para as mulheres, 2,3 salários (s= 0,9). No que se refere a escolaridade, 66% dos homens possuem superior completo/incompleto e 33%, ensino médio completo. Dentre as mulheres, 37% possuem as séries iniciais (1a a 4a série), 26% ensino médio e 18% possuem superior incompleto/completo. A maioria dos participantes procurou o programa por motivo de saúde (56,5%) e sente-se satisfeita com a orientação do exercício físico e variedade das atividades diárias. A respeito da qualidade dos serviços prestados, constatou-se que os profissionais mostram ter conhecimentos pedagógicos/técnicos referentes ao processo de ensino, ao treino e aos meios de orientação e, relativamente à qualidade da estrutura física, o programa apresenta boas condições, satisfazendo a população que o freqüenta.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Silvana Silveira de Amorim, Mário César Nascimento, Alexandro Andrade, Tales de Carvalho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um manuscrito à Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, os autores mantêm a titularidade dos direitos autorais sobre o artigo, e autorizam a Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde a publicar esse manuscrito sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 e identificá-la como veículo de sua publicação original.