AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE ATENDIMENTO NA PERCEPÇÃO DOS PARTICIPANTES DE PROGRAMA ESTRUTURADO DE EXERCÍCIO FÍSICO, COM LEVANTAMENTO DO PERFIL DOS PRATICANTES

Authors

  • Silvana Silveira de Amorim
  • Mário César Nascimento
  • Alexandro Andrade
  • Tales de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.12820/rbafs.v.7n3p4-11

Keywords:

Perfil de participantes, qualidade de atendimento, exercício físico, programa estruturado.

Abstract

O binômio atividade física e saúde conduz à neces­sidade de melhores informações e educação para a popu­lação a cerca da prática regular de exercício físico como fator de promoção da saúde. Os objetivos deste estudo descritivo foram: identificar a qualidade de atendimento na percepção dos participantes de um programa estruturado de exercício físico, verificar o perfil da composição corpo­ral e reconhecer os indicadores sócio-econômicos desses praticantes. Previamente ao estudo piloto foram realizados a validade (0,95) e clareza (0,9) do questionário semi- estruturado. A amostra constitui-se de 48 participantes que foram avaliados quanto à composição corporal (IMC e percentual de gordura). Em seguida, eles responderam ao questionário. Os resultados indicaram que a amostra pos­sui idade média de 52 anos e 6 meses (s=12); a maioria dos participantes é do sexo feminino; o IMC (56%) e o percentual de gordura (72,8%) estão acima do recomen­dado e que a amostra é representada por aposentados e do lar. Nesse estudo, ao realizar-se a comparação conside­rando dois fatores: sexos e idade, as únicas variáveis com diferenças significativas foram a renda familiar e a escola­ridade para o fator sexo. Em relação à renda familiar, a média para os homens foi de 3,9 salários (s=1,2) e para as mu­lheres, 2,3 salários (s= 0,9). No que se refere a escolari­dade, 66% dos homens possuem superior completo/in­completo e 33%, ensino médio completo. Dentre as mu­lheres, 37% possuem as séries iniciais (1a a 4a série), 26% ensino médio e 18% possuem superior incompleto/com­pleto. A maioria dos participantes procurou o programa por motivo de saúde (56,5%) e sente-se satisfeita com a ori­entação do exercício físico e variedade das atividades diá­rias. A respeito da qualidade dos serviços prestados, cons­tatou-se que os profissionais mostram ter conhecimentos pedagógicos/técnicos referentes ao processo de ensino, ao treino e aos meios de orientação e, relativamente à qua­lidade da estrutura física, o programa apresenta boas con­dições, satisfazendo a população que o freqüenta.

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Published

2012-10-15

How to Cite

1.
Amorim SS de, Nascimento MC, Andrade A, Carvalho T de. AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE ATENDIMENTO NA PERCEPÇÃO DOS PARTICIPANTES DE PROGRAMA ESTRUTURADO DE EXERCÍCIO FÍSICO, COM LEVANTAMENTO DO PERFIL DOS PRATICANTES. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 2012 Oct. 15 [cited 2024 Dec. 22];7(3):4-11. Available from: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/901

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