Validação de tecnologia educacional para implementar um programa comunitário na saúde pública

Autores

  • Lisandra Maria Konrad Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-8863-4862
  • Cezar Grontowski Ribeiro Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Instituto Federal do Paraná, Departamento de Educação Física. Palmas, Paraná, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-0640-3110
  • Camila Tomicki Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.. https://orcid.org/0000-0002-3784-1570
  • Tânia Rosane Bertoldo Benedetti Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.. https://orcid.org/0000-0002-2035-5082

DOI:

https://doi.org/10.12820/rbafs.25e0155

Palavras-chave:

Capacitação em serviço, Ciência da implementação, Profissional da saúde, Saúde pública, Tecnologia em saúde

Resumo

O objetivo do estudo foi validar o treinamento on-line para implementar o Programa Vida Ativa Melhorando a Saúde “VAMOS”, versão 3.0, na Atenção Primária à Saúde. Participaram 48 profissionais (especialistas = 22; profissionais da saúde = 26) que utilizaram o Suitability Assessment of Materials – SAM para avaliar a adequação do material e o System Usability Scale – SUS para a usabilidade do treinamento. As análises incluíram o Índice de Validade de Conteúdo (IVC ≥ 0,75) e Coeficiente Kappa (k = ≥ 0,61). A adequação do material (SAM = 92,92 ± 4,60; 95,59 ± 4,59) e a usabilidade (SUS = 96,14 ± 5,83; 97,40 ± 3,24) apresentaram escores gerais altos para os dois grupos de avaliadores. O IVC (> 0,80) e a consistência interna (k = 0,60 a 0,77) mostraram percentuais de concordância entre 70 e 84%. Assim, o treinamento on-line foi validado para capacitar profissionais da saúde para implementação do Programa VAMOS. 

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Biografia do Autor

Lisandra Maria Konrad, Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998), Especialização em Educação Física na Área da Atividade Física Relacionada a Saúde pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000), Especialização Multiprofissional em Saúde da Família na Atenção Básica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013) e Mestrado em Educação Física na Área da Atividade Física Relacionada a Saúde pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFSC; Membro do Núcleo de Pesquisa em Atividade Física e Saúde (NuPAF). Tem experiência na área da atividade física relacionada à saúde, atuando principalmente com os seguintes temas: saúde pública, promoção da saúde, programas e promoção da atividade física no SUS.

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Publicado

2020-12-10

Como Citar

1.
Konrad LM, Ribeiro CG, Tomicki C, Benedetti TRB. Validação de tecnologia educacional para implementar um programa comunitário na saúde pública. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 10º de dezembro de 2020 [citado 29º de março de 2024];25:1-6. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/14259

Edição

Seção

Experiências Curriculares Inovadoras em Atividade Física e Saúde