Aulas de Educação Física no Projeto Fortaleça sua Saúde: uma análise a partir da perspectiva dos Professores
DOI:
https://doi.org/10.12820/rbafs.v.21n2p198-206Palabras clave:
Planos de aula, Promoção de saúde, EscolaresResumen
Objetivou-se avaliar os planos de aula do Projeto Fortaleça Sua Saúde e sua aplicabilidade na perspectiva dos professores. Trata-se de uma pesquisa de caráter transversal realizada dentro de um projeto maior intitulado: Programa Fortaleça Sua Saúde. Os dados foram coletados concomitantemente à aplicação do Programa, no segundo semestre de 2014, em duas escolas de Tempo Integral (ETI) no município de Fortaleza. Foram analisados 15 planos de aula, aplicados em quatro turmas do ensino fundamental, sendo duas turmas de 7° ano da escola na escola A e duas turmas de 8° ano na escola B. Para coleta dos dados utilizou-se um questionário semiestruturado contendo sete questões objetivas, que analisavam aspectos pertinentes a efetividade dos planos. Dentre as maiores limitações, percebeu-se: a não realização das tarefas de casa, a não utilização dos materiais sugeridos e a não aplicação das atividades propostas no plano de aula pelos professores de educação física. Conclui-se que em alguns aspectos os planos de aula apresentaram limitações, mas, que não interferiram na concretização dos objetivos do projeto. Desta forma todas as aulas demonstraram a potencialidade dos planos sugeridos pelo Projeto Fortaleça Sua Saúde para a promoção de um estilo de vida mais saudável.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Ângela Castro, Antônia Sousa, Felipe Alves, Evanice Souza, Mário Azevedo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Al enviar un manuscrito a la Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, los autores mantienen la titularidad de los derechos de autor sobre el artículo y autorizan a la Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde a publicar este manuscrito bajo la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 e identificarla como el vehículo de su publicación original.