Aulas de Educação Física no Projeto Fortaleça sua Saúde: uma análise a partir da perspectiva dos Professores

Autores

  • Ângela Castro Faculdade Terra Nordeste - Fatene
  • Antônia Sousa Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Felipe Alves Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Evanice Souza Universidade Federal do Ceará
  • Mário Azevedo Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.12820/rbafs.v.21n2p198-206

Palavras-chave:

Planos de aula, Promoção de saúde, Escolares

Resumo

Objetivou-se avaliar os planos de aula do Projeto Fortaleça Sua Saúde e sua aplicabilidade na perspectiva dos professores. Trata-se de uma pesquisa de caráter transversal realizada dentro de um projeto maior intitulado: Programa Fortaleça Sua Saúde. Os dados foram coletados concomitantemente à aplicação do Programa, no segundo semestre de 2014, em duas escolas de Tempo Integral (ETI) no município de Fortaleza. Foram analisados 15 planos de aula, aplicados em quatro turmas do ensino fundamental, sendo duas turmas de 7° ano da escola na escola A e duas turmas de 8° ano na escola B. Para coleta dos dados utilizou-se um questionário semiestruturado contendo sete questões objetivas, que analisavam aspectos pertinentes a efetividade dos planos. Dentre as maiores limitações, percebeu-se: a não realização das tarefas de casa, a não utilização dos materiais sugeridos e a não aplicação das atividades propostas no plano de aula pelos professores de educação física. Conclui-se que em alguns aspectos os planos de aula apresentaram limitações, mas, que não interferiram na concretização dos objetivos do projeto. Desta forma todas as aulas demonstraram a potencialidade dos planos sugeridos pelo Projeto Fortaleça Sua Saúde para a promoção de um estilo de vida mais saudável.

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Publicado

2016-03-01

Como Citar

1.
Castro Ângela, Sousa A, Alves F, Souza E, Azevedo M. Aulas de Educação Física no Projeto Fortaleça sua Saúde: uma análise a partir da perspectiva dos Professores. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 1º de março de 2016 [citado 28º de março de 2024];21(2):198-206. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/6559

Edição

Seção

Artigos Originais