Aulas de Educação Física no Projeto Fortaleça sua Saúde: uma análise a partir da perspectiva dos Professores
DOI:
https://doi.org/10.12820/rbafs.v.21n2p198-206Keywords:
Planos de aula, Promoção de saúde, EscolaresAbstract
Objetivou-se avaliar os planos de aula do Projeto Fortaleça Sua Saúde e sua aplicabilidade na perspectiva dos professores. Trata-se de uma pesquisa de caráter transversal realizada dentro de um projeto maior intitulado: Programa Fortaleça Sua Saúde. Os dados foram coletados concomitantemente à aplicação do Programa, no segundo semestre de 2014, em duas escolas de Tempo Integral (ETI) no município de Fortaleza. Foram analisados 15 planos de aula, aplicados em quatro turmas do ensino fundamental, sendo duas turmas de 7° ano da escola na escola A e duas turmas de 8° ano na escola B. Para coleta dos dados utilizou-se um questionário semiestruturado contendo sete questões objetivas, que analisavam aspectos pertinentes a efetividade dos planos. Dentre as maiores limitações, percebeu-se: a não realização das tarefas de casa, a não utilização dos materiais sugeridos e a não aplicação das atividades propostas no plano de aula pelos professores de educação física. Conclui-se que em alguns aspectos os planos de aula apresentaram limitações, mas, que não interferiram na concretização dos objetivos do projeto. Desta forma todas as aulas demonstraram a potencialidade dos planos sugeridos pelo Projeto Fortaleça Sua Saúde para a promoção de um estilo de vida mais saudável.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2016 Ângela Castro, Antônia Sousa, Felipe Alves, Evanice Souza, Mário Azevedo
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
When submitting a manuscript to the Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, the authors retain the copyright to the article and authorize the Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde to publish the manuscript under the Creative Commons Attribution 4.0 License and identify it as the original publication source.