Atividade física e saúde mental: uma experiência na formação inicial em Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.12820/rbafs.v.19n1p133Palabras clave:
Atividade motora, Saúde mental, Educação física, Educação superiorResumen
O objetivo deste relato foi descrever uma experiência curricular inovadora realizada no curso de bacharelado em Educação Física da Universidade de Pernambuco. A disciplina “Atividade Física e Saúde Mental” foi implantada no referido curso para suprir a lacuna existente entre a formação inicial e a intervenção profissional no campo da saúde mental. A proposta desta disciplina foi discutir o papel da atividade física na prevenção e tratamento dos transtornos mentais, bem com a intervenção profissional na rede de saúde mental. As ações realizadas na disciplina foram pautadas por uma perspectiva crítica no sentido de provocar nos estudantes um olhar diferenciado acerca desse campo de atuação. A disciplina possibilitou ainda a observação e a vivência da intervenção da Educação Física nos Centros de Atenção Psicossocial, aspecto diferencial na organização do componente curricular.
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Derechos de autor 2014 Juliana Silva, Maria Andrade, Anísio Brito, Carla Hardman, Elusa Oliveira, Mauro Barros
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