Atividade física e saúde mental: uma experiência na formação inicial em Educação Física

Autores/as

  • Juliana Silva Universidade de Pernambuco. Grupo de Pesquisa em Estilos de Vida e Saúde. Programa Associado de Pós-graduação em Educação Física UPE/UFPB
  • Maria Andrade Universidade de Pernambuco. Grupo de Pesquisa em Estilos de Vida e Saúde. Programa Associado de Pós-graduação em Educação Física UPE/UFPB
  • Anísio Brito Universidade de Pernambuco. Grupo de Pesquisa em Estilos de Vida e Saúde. Programa Associado de Pós-graduação em Educação Física UPE/UFPB
  • Carla Hardman Universidade de Pernambuco. Grupo de Pesquisa em Estilos de Vida e Saúde. Programa Associado de Pós-graduação em Educação Física UPE/UFPB
  • Elusa Oliveira Universidade de Pernambuco. Grupo de Pesquisa em Estilos de Vida e Saúde. Programa Associado de Pós-graduação em Educação Física UPE/UFPB
  • Mauro Barros Universidade de Pernambuco. Grupo de Pesquisa em Estilos de Vida e Saúde. Programa Associado de Pós-graduação em Educação Física UPE/UFPB. Programa de Pós-graduação em Hebiatria. Recife, PE, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.12820/rbafs.v.19n1p133

Palabras clave:

Atividade motora, Saúde mental, Educação física, Educação superior

Resumen

O objetivo deste relato foi descrever uma experiência curricular inovadora realizada no curso de bacharelado em Educação Física da Universidade de Pernambuco. A disciplina “Atividade Física e Saúde Mental” foi implantada no referido curso para suprir a lacuna existente entre a formação inicial e a intervenção profissional no campo da saúde mental. A proposta desta disciplina foi discutir o papel da atividade física na prevenção e tratamento dos transtornos mentais, bem com a intervenção profissional na rede de saúde mental. As ações realizadas na disciplina foram pautadas por uma perspectiva crítica no sentido de provocar nos estudantes um olhar diferenciado acerca desse campo de atuação. A disciplina possibilitou ainda a observação e a vivência da intervenção da Educação Física nos Centros de Atenção Psicossocial, aspecto diferencial na organização do componente curricular. 

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Publicado

2014-02-19

Cómo citar

1.
Silva J, Andrade M, Brito A, Hardman C, Oliveira E, Barros M. Atividade física e saúde mental: uma experiência na formação inicial em Educação Física. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 19 de febrero de 2014 [citado 3 de julio de 2024];19(1):133. Disponible en: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/2886

Número

Sección

Experiencias curriculares innovadoras en actividad física y salud