Atividade física e saúde mental: uma experiência na formação inicial em Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.12820/rbafs.v.19n1p133Keywords:
Atividade motora, Saúde mental, Educação física, Educação superiorAbstract
O objetivo deste relato foi descrever uma experiência curricular inovadora realizada no curso de bacharelado em Educação Física da Universidade de Pernambuco. A disciplina “Atividade Física e Saúde Mental” foi implantada no referido curso para suprir a lacuna existente entre a formação inicial e a intervenção profissional no campo da saúde mental. A proposta desta disciplina foi discutir o papel da atividade física na prevenção e tratamento dos transtornos mentais, bem com a intervenção profissional na rede de saúde mental. As ações realizadas na disciplina foram pautadas por uma perspectiva crítica no sentido de provocar nos estudantes um olhar diferenciado acerca desse campo de atuação. A disciplina possibilitou ainda a observação e a vivência da intervenção da Educação Física nos Centros de Atenção Psicossocial, aspecto diferencial na organização do componente curricular.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2014 Juliana Silva, Maria Andrade, Anísio Brito, Carla Hardman, Elusa Oliveira, Mauro Barros
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
When submitting a manuscript to the Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, the authors retain the copyright to the article and authorize the Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde to publish the manuscript under the Creative Commons Attribution 4.0 License and identify it as the original publication source.