Risco cardiovascular e prática de atividade física em adultos de Muzambinho/MG: influência do gênero e da idade
DOI:
https://doi.org/10.12820/rbafs.v.18n2p242Palabras clave:
Fatores de risco, Obesidade, Hipertensão arterial, Diabetes mellitus, Hipercolesterolemia, Atividade motoraResumen
O objetivo deste estudo foi verificar a prevalência de fatores de risco cardiovascular (FRC) e da prática de atividade física (AF) em diferentes domínios em adultos de Muzambinho-MG, avaliando a influência do gênero e da idade. Para tanto, o peso corporal, a estatura, a glicemia, a colesterolemia, a pressão arterial e a prática de AF (ocupacional, deslocamento e lazer) foram avaliados em 223 adultos desta cidade (37,2±6,3 anos, 57% mulheres). As comparações entre gêneros (homens e mulheres) e idades (mediana do grupo - > e ≤ 36,9 anos) foram feitas pelo teste Qui-quadrado. P<0,05 foi aceito como significante. As prevalências dos FRC foram elevadas para excesso de peso (54,6%) e obesidade central (30,4%). Contrariamente, apenas 4,1% dos indivíduos foram considerados insuficientemente ativos ou inativos, sendo que 52,2% relataram praticar alguma AF de deslocamento, 89,3% ocupacional e 34,8% de lazer. Os homens apresentaram maior prevalência de sobrepeso, colesterol alto e prática de alguma AF de lazer. As mulheres apresentaram maior prevalência de obesidade, obesidade central e prática de alguma AF de deslocamento. Os indivíduos com mais de 36,9 anos apresentaram maior prevalência de colesterol elevado e hipertensão, menor prevalência de prática de alguma AF ocupacional e maior prevalência de AF suficiente de lazer. Conclui-se, portanto, que nos adultos residentes da cidade de Muzambinho, a prevalência dos FRC referentes à gordura corporal foi elevada apesar da alta prevalência de AF total suficiente. A prevalência dos FRC e da prática de AF nos diferentes domínios diferiram entre gêneros e idades.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2013 João Paulo dos Anjos Souza Barbosa, Teresa Bartholomeu, Januária Rezende, Luciano Basso, Jorge Oliveira, Go Tani, António Prista, José Maia, Cláudia Forjaz
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Al enviar un manuscrito a la Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, los autores mantienen la titularidad de los derechos de autor sobre el artículo y autorizan a la Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde a publicar este manuscrito bajo la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 e identificarla como el vehículo de su publicación original.