Risco cardiovascular e prática de atividade física em adultos de Muzambinho/MG: influência do gênero e da idade
DOI:
https://doi.org/10.12820/rbafs.v.18n2p242Keywords:
Fatores de risco, Obesidade, Hipertensão arterial, Diabetes mellitus, Hipercolesterolemia, Atividade motoraAbstract
O objetivo deste estudo foi verificar a prevalência de fatores de risco cardiovascular (FRC) e da prática de atividade física (AF) em diferentes domínios em adultos de Muzambinho-MG, avaliando a influência do gênero e da idade. Para tanto, o peso corporal, a estatura, a glicemia, a colesterolemia, a pressão arterial e a prática de AF (ocupacional, deslocamento e lazer) foram avaliados em 223 adultos desta cidade (37,2±6,3 anos, 57% mulheres). As comparações entre gêneros (homens e mulheres) e idades (mediana do grupo - > e ≤ 36,9 anos) foram feitas pelo teste Qui-quadrado. P<0,05 foi aceito como significante. As prevalências dos FRC foram elevadas para excesso de peso (54,6%) e obesidade central (30,4%). Contrariamente, apenas 4,1% dos indivíduos foram considerados insuficientemente ativos ou inativos, sendo que 52,2% relataram praticar alguma AF de deslocamento, 89,3% ocupacional e 34,8% de lazer. Os homens apresentaram maior prevalência de sobrepeso, colesterol alto e prática de alguma AF de lazer. As mulheres apresentaram maior prevalência de obesidade, obesidade central e prática de alguma AF de deslocamento. Os indivíduos com mais de 36,9 anos apresentaram maior prevalência de colesterol elevado e hipertensão, menor prevalência de prática de alguma AF ocupacional e maior prevalência de AF suficiente de lazer. Conclui-se, portanto, que nos adultos residentes da cidade de Muzambinho, a prevalência dos FRC referentes à gordura corporal foi elevada apesar da alta prevalência de AF total suficiente. A prevalência dos FRC e da prática de AF nos diferentes domínios diferiram entre gêneros e idades.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2013 João Paulo dos Anjos Souza Barbosa, Teresa Bartholomeu, Januária Rezende, Luciano Basso, Jorge Oliveira, Go Tani, António Prista, José Maia, Cláudia Forjaz
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
When submitting a manuscript to the Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, the authors retain the copyright to the article and authorize the Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde to publish the manuscript under the Creative Commons Attribution 4.0 License and identify it as the original publication source.