Avaliação de programa de atividade física para escolares: desenvolvimento e validação de instrumento

Autores/as

  • Jaqueline Aragoni Silva Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Educação Física, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-6344-9073
  • Valter Cordeiro Barbosa Filho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Aracati, Ceará, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-4769-4068
  • Danielle Biazzi Leal Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Educação Física, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-5392-5504
  • Camila Fabiana Rossi Squarcini Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Educação Física, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-1605-4834
  • Kelly Samara da Silva Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Educação Física, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-7356-1680

DOI:

https://doi.org/10.12820/rbafs.27e0286

Palabras clave:

Atividade física, Adolescente, Avaliação de programas e instrumentos de pesquisa

Resumen

Este estudo objetiva desenvolver e validar um instrumento para avaliar dimensões do planejamento e processo de implementação de um programa de intervenção voltado à promoção de atividade física em escolares. Foi conduzido um estudo metodológico realizado durante os meses de julho a dezembro de 2016, vinculado ao programa de intervenção intitulado de “Movimente”. O estudo envolveu as fases teórica (construção do instrumento), empírica e analítica (validação de conteúdo por especialistas, com atribuição de pontuação para os itens e de semântica, por membros da comunidade escolar e alunos do 7º ao 9º ano). O instrumento é dividido em duas dimensões: planejamento e processo. Resultados mostram que a dimensão de planejamento foi composta por indicadores acerca da importância da discussão sobre temas de saúde no contexto escolar, interesse em participar do programa e de suas respectivas ações. A dimensão de processo englobou indicadores sobre conhecimento e avaliação do programa e de suas respectivas ações, bem como sobre o interesse em manter o mesmo. Todas as questões foram consideradas válidas (índices de validade acima de 0,90) e compreensíveis (escores acima de 0,82). Conclui-se que o instrumento apresentou qualidade satisfatória no que diz  respeito a validade de conteúdo e semântica, sendo considerado apropriado para avaliação do Programa Movimente e programas e ou projetos similares.

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Biografía del autor/a

Jaqueline Aragoni Silva, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Educação Física, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Graduada em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Mestre e Doutoranda em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro do Núcleo de Pesquisa em Atividade Física e Saúde (NuPAF-UFSC).

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Publicado

2023-02-01

Cómo citar

1.
Silva JA, Barbosa Filho VC, Leal DB, Squarcini CFR, Silva KS da. Avaliação de programa de atividade física para escolares: desenvolvimento e validação de instrumento. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 1 de febrero de 2023 [citado 22 de diciembre de 2024];27:1-11. Disponible en: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/14912

Número

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