Development of protocols for the work of physical education professionals in the context of the COVID-19 pandemic

Autores/as

  • Ana Elisa Messetti Christofoletti Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências, Programa de Pós- Graduação em Ciências da Motricidade, Rio Claro, São Paulo, Brasil.
  • Raiana Lidice Mor Fukushima Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências, Programa de Pós- Graduação em Ciências da Motricidade, Rio Claro, São Paulo, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-8791-3851
  • Mayra Matias Fernandes Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências, Programa de Pós- Graduação em Ciências da Motricidade, Rio Claro, São Paulo, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-9688-7173
  • Hudson Fabricius Peres Nunes Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências, Programa de Pós- Graduação em Ciências da Motricidade, Rio Claro, São Paulo, Brasil. Instituto Federal de São Paulo, Câmpus https://orcid.org/0000-0002-9321-0263
  • Andreia Cristina Metzner Faculdades Integradas Fabibe, Bebedouro, São Paulo, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-8403-3824
  • Alexandre Janotta Drigo Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências, Programa de Pós- Graduação em Ciências da Motricidade, Rio Claro, São Paulo, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-8744-1914

DOI:

https://doi.org/10.12820/rbafs.26e0229

Palabras clave:

Comportamento, Pandemia, Academia de ginástica, Saúde, Psicometria

Resumen

O objetivo do estudo foi elaborar dois instrumentos, sendo um questionário de perguntas rápidas e um fluxograma, ambos relacionados à COVID-19 em períodos assintomáticos e pré-sintomáticos, para identificar fatores de riscos biológicos e delinear perfis sociocultural e comportamental dos usuários de academias de musculação e de práticas de atividades físicas de lazer, livre ou sistematizada. Para os métodos, a estruturação dos instrumentos baseia-se no modelo proposto por Pasquali (2010). Embora existam alguns protocolos e questionários voltados às questões biológicas, não há protocolos de investigação qualitativa dos aspectos socioculturais, especificamente comportamentais, relacionados com a disseminação da COVID-19. Ao extrapolar a interface biológica, os resultados do estudo apresentam procedimentos que possam auxiliar os profissionais de Educação Física nas tomadas de decisões e, ao mesmo tempo, contribuem na orientação, educação e segurança dos usuários, de modo que compreendam a importância da corresponsabilidade individual e coletiva.

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Publicado

2021-11-22

Cómo citar

1.
Christofoletti AEM, Fukushima RLM, Fernandes MM, Nunes HFP, Metzner AC, Drigo AJ. Development of protocols for the work of physical education professionals in the context of the COVID-19 pandemic. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 22 de noviembre de 2021 [citado 22 de diciembre de 2024];26:1-12. Disponible en: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/14671

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