Development of protocols for the work of physical education professionals in the context of the COVID-19 pandemic
DOI:
https://doi.org/10.12820/rbafs.26e0229Palabras clave:
Comportamento, Pandemia, Academia de ginástica, Saúde, PsicometriaResumen
O objetivo do estudo foi elaborar dois instrumentos, sendo um questionário de perguntas rápidas e um fluxograma, ambos relacionados à COVID-19 em períodos assintomáticos e pré-sintomáticos, para identificar fatores de riscos biológicos e delinear perfis sociocultural e comportamental dos usuários de academias de musculação e de práticas de atividades físicas de lazer, livre ou sistematizada. Para os métodos, a estruturação dos instrumentos baseia-se no modelo proposto por Pasquali (2010). Embora existam alguns protocolos e questionários voltados às questões biológicas, não há protocolos de investigação qualitativa dos aspectos socioculturais, especificamente comportamentais, relacionados com a disseminação da COVID-19. Ao extrapolar a interface biológica, os resultados do estudo apresentam procedimentos que possam auxiliar os profissionais de Educação Física nas tomadas de decisões e, ao mesmo tempo, contribuem na orientação, educação e segurança dos usuários, de modo que compreendam a importância da corresponsabilidade individual e coletiva.
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