EXERCÍCIO E SAÚDE: A PERCEPÇÃO DISCENTE - UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Autores/as

  • Fabiano Pries Devide
  • Marcos Santos Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.12820/rbafs.v.2n3p50-60

Palabras clave:

Educação física, Saúde, Cursos de graduação

Resumen

A existência de uma relação entre o exercício físico e a saúde tem sido apontada por inúmeros estudiosos na área de Educação Física (EF). No entanto, também identificam-se posicionamentos que vão desde a aceitação de uma relação causal entre o exercício e a saúde até a sua negação. Sendo assim, através deste estudo descritivo de caráter exploratório, surgiu a curiosidade de se investigar: a) qual a concepção de saúde dos alunos do curso de EF; b) como eles percebem a relação da EF com a saúde; e c) como eles vêem a contribuição da educação física escolar para a saúde. A relevância do estudo é reforçada pelo mesmo poder oferecer primeiras aproximações no que diz respeito como a relação entre a saúde e o exercício físico se apresenta nos cursos de graduação em EF. Para tanto, utilizamos como amostra todos os alunos regularmen­te matriculados no último período do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Os dados obtidos com a aplicação de um questionário semi-estruturado permi­tem afirmar que uma grande parcela dos alunos admite uma relação causal entre o exercício e a saúde; desconsideram ou não aprofundam a relação dos determinantes sócio-políticos-econômicos da saúde; e limitam-se a relacionar a educação física com a saúde pela via da aptidão física.

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Publicado

2012-10-16

Cómo citar

1.
Devide FP, Ferreira MS. EXERCÍCIO E SAÚDE: A PERCEPÇÃO DISCENTE - UM ESTUDO EXPLORATÓRIO. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 16 de octubre de 2012 [citado 3 de julio de 2024];2(3):50-6. Disponible en: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/1131

Número

Sección

Del diagnóstico a la acción: experiencias en promoción de la actividad física y