EXERCÍCIO E SAÚDE: A PERCEPÇÃO DISCENTE - UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Authors

  • Fabiano Pries Devide
  • Marcos Santos Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.12820/rbafs.v.2n3p50-60

Keywords:

Educação física, Saúde, Cursos de graduação

Abstract

A existência de uma relação entre o exercício físico e a saúde tem sido apontada por inúmeros estudiosos na área de Educação Física (EF). No entanto, também identificam-se posicionamentos que vão desde a aceitação de uma relação causal entre o exercício e a saúde até a sua negação. Sendo assim, através deste estudo descritivo de caráter exploratório, surgiu a curiosidade de se investigar: a) qual a concepção de saúde dos alunos do curso de EF; b) como eles percebem a relação da EF com a saúde; e c) como eles vêem a contribuição da educação física escolar para a saúde. A relevância do estudo é reforçada pelo mesmo poder oferecer primeiras aproximações no que diz respeito como a relação entre a saúde e o exercício físico se apresenta nos cursos de graduação em EF. Para tanto, utilizamos como amostra todos os alunos regularmen­te matriculados no último período do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Os dados obtidos com a aplicação de um questionário semi-estruturado permi­tem afirmar que uma grande parcela dos alunos admite uma relação causal entre o exercício e a saúde; desconsideram ou não aprofundam a relação dos determinantes sócio-políticos-econômicos da saúde; e limitam-se a relacionar a educação física com a saúde pela via da aptidão física.

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Published

2012-10-16

How to Cite

1.
Devide FP, Ferreira MS. EXERCÍCIO E SAÚDE: A PERCEPÇÃO DISCENTE - UM ESTUDO EXPLORATÓRIO. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 2012 Oct. 16 [cited 2024 Jul. 3];2(3):50-6. Available from: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/1131

Issue

Section

From Diagnosis to Action. Experiences in the promotion of physical activity and