Impacto da Covid-19 na saúde mental, qualidade de vida e nível de atividade física em universitários

Autores

  • Ana Paula Rodrigues dos Santos Universidade de Pernambuco, Programa de Pósgraduação em Hebiatria, Recife, Pernambuco, Brasil.
  • Joyce Neire Vidal Alexandre Souza Universidade de Pernambuco, Programa de Pósgraduação em Hebiatria, Recife, Pernambuco, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-2083-4566
  • Bruno Rafael Vieira Souza Silva Universidade de Pernambuco/Universidade Federal da Paraíba, Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física, Recife, Pernambuco, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-6140-6990
  • Emília Chagas Costa Universidade Federal de Pernambuco, Programa de Pós-graduação em Nutrição, Recife, Pernambuco, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-7664-5994
  • Marcela Claudia de Paula Oliveira Oliveira Universidade de Pernambuco, Programa de Pósgraduação em Hebiatria, Recife, Pernambuco, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-7762-0684
  • Jael Maria de Aquino Universidade de Pernambuco/Universidade Estadual da Paraíba, Programa de Pós-graduação em Enfermagem, Recife, Pernambuco, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-6949-7217
  • Marcos André Moura dos Santos Universidade de Pernambuco, Programa de Pósgraduação em Hebiatria, Recife, Pernambuco, Brasil. Universidade de Pernambuco/Universidade Federal da Paraíba, Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física, Recife, Pernambuco, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-2734-8416
  • Mauro Virgílio Gomes de Barros Universidade de Pernambuco, Programa de Pósgraduação em Hebiatria, Recife, Pernambuco, Brasil. Universidade de Pernambuco/Universidade Federal da Paraíba, Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física, Recife, Pernambuco, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-3165-0965
  • Lygia Maria Pereira da Silva Universidade de Pernambuco, Programa de Pósgraduação em Hebiatria, Recife, Pernambuco, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-4512-4990
  • Marco Aurelio de Valois Correia Junior Universidade de Pernambuco, Programa de Pósgraduação em Hebiatria, Recife, Pernambuco, Brasil. Universidade de Pernambuco/Universidade Federal da Paraíba, Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física, Recife, Pernambuco, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-0386-5256

DOI:

https://doi.org/10.12820/rbafs.27e0266

Palavras-chave:

Coronavirus, Qualidade de vida, Saúde mental, Atividade física, Jovens

Resumo

Jovens podem ter repercussões negativas em sua saúde mental, qualidade de vida e em doenças relacionadas com a inatividade física devido ao isolamento social e medo da doença (Covid-19). Este estudo teve como objetivo analisar o impacto da pandemia da Covid-19 na qualidade de vida, nível de atividade física e saúde mental de jovens universitários. Jovens universitários (16 a 24 anos) completaram uma entrevista online, considerando possíveis mudanças na saúde mental, qualidade de vida e nível de atividade física considerando o momento anterior e durante a pandemia. A estratégia de recrutamento dos participantes foi do tipo bola de neve. Participaram 1.167 jovens (69,2% mulheres), dos quais 8,8% tiveram diagnóstico de Covid-19 confirmado. Houve uma piora em todos os escores de qualidade de vida, estresse e depressão durante a pandemia quando comparados com o período anterior à pandemia (p < 0,001). A pandemia também aumentou a inatividade nos jovens (49% vs 28%, p < 0,001). Estudantes do sexo feminino, da área de saúde, que tinham casa própria e que não tiveram diagnóstico confirmado de Covid-19 apresentaram aumento do estresse no período pandêmico. A pandemia Covid-19 piorou os indicadores de saúde mental, qualidade de vida e nível de atividade física de jovens universitários. Chama atenção que apesar de não ser um grupo de risco para o agravamento da doença e consequente maior mortalidade, restrições relacionadas a pandemia limitaram ou evitaram a circulação de pessoas e esse isolamento pode representar importantes modificações na saúde a médio e longo prazo nesse público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Lu H, Stratton CW, Tang Y. Outbreak of pneumonia of unknown etiology in Wuhan, China: the mystery and the miracle. J. Med. Virol. 2020;92(4):401-02.

Fiocruz. Fernandes Figueira National Institute of Women, Children and Adolescent Health (IFF/FIOCRUZ). Covid-19 and child and adolescent health. Rio de Janeiro, 2020.

Hellewll J, Abbott S, Gimma A, Bosse NI, Jarvis CI, Russell TW, Munday JD, Kucharski AJ, Edmunds WJ, Funk S, Eggo RM. Feasibility of controlling COVID-19 outbreaks by isolation of cases and contacts. Lancet Globe Health. 2020;8:e488-96.

Observatoire national de la vie etudiante. Repèressur La santé des étudiants. 2018. Available at: <http://www.ove-national.education.fr/publication/reperes-sur-la-sante-des-etudiants/> [2018June].

Kannarkat JT, Smith NN, Mcleod-bryant SA. Mobilization of telepsychiatry in response to COVID-19-moving toward the 21st century access to care. Adm Policy Ment Health. 2020;47(4):489-91.

Wang X, Hegde S, Son C, Keller B, Smith A, Sasangohar F. Investigating Mental Health of US College Students During the COVID-19 Pandemic: Cross-Sectional Survey Study. J Med Internet Res. 2020;22(9):e22817.

Wu P, Katic BJ, Liu X, Fan B, Fuller CJ. Mental health service use among suicidal adolescents: findings from a US national community survey. Psychiatrists Serv. 2010;61(1):17-24.

Ayittey FK, Ayittey MK, Chiwero NB, Kamasah JS, Dzuvor C. Economic impacts of Wuhan 2019-nCoV on China and the world. J. Med. Virol.2020;92(5):473.

Cluver L, Lachman JM, Sherr L, Wessels I, Krug E, Rakotomalala S, et al. Parenting in a time of COVID-19. Lancet. 2020;10;395(10231):1-1.

Brazilian Association of Research Companies. Brazil Criterion for Economic Classification. 2019. [accessed on Jun 24, 2021]. Available at: http://www.abep.org/criterio-brasil.

World Health Organization. WHOQOL-BREF: introduction, administration, scoring and generic version of the assessment. Geneva: WHO, 1996.

Vignola RCB, Tucci AM. Adaptation and validation of depression, anxiety and stress scale (DASS) to Brazilian Portuguese. J. Affect. Disorder. 2014;155:104-09.

Guedes DP, Lopes CC, Guedes JERP. Reproducibility and validity of the International Physical Activity Questionnaire in adolescents. Rev Bras Med Sport. 2005;11(2):151-58.

BRAZIL. Ministry of Health. Coronavirus Panel. 2021. [accessed Jun 24, 2021]. Available at: https://covid.saude.gov.br/.

Bowen E, Walker K. Contextualising Violence and Abuse in Adolescent Romantic Relationships In: Bowen E, Walker K. The Psychology of Violence in Adolescent Romantic Relationships. New York: Palgrave Macmillan, 2015. 191-91.

Chegg.org. Global student survey. 2021. [accessed on Jun 24, 2021]. Available at: www.chegg.com.

Ma Z, Zhao J, Li Y, Chen D, Wang T, Zhang Z, et al. Mental health problems and correlates among 746 217 college students during the coronavirus disease 2019 outbreak in China. Epidemiol Psychiatr Sci. 2020;13:29:e181.

Wathelet M, Duhem S, VaivaG, Baubet T, HabranE, Veerapa E, et al. Factors associated with mental health disorders among university students in France confined during the COVID-19 pandemic. JAMA. 2020;3(10):e2025591.

Our world in data. Brazil: Coronavirus Pandemic Coutry Profile. 2021. [accessed 24 Jun 2021]. Available at: https://ourworldindata.org/coronavirus/.

Vigo D, PattenS, Pajer K, Krausz M, Taylor S, Rush B, et al. Mental health of communities during the COVID-19 Pandemic. Can J Psychiatry 2020;65(10):681-87.

Brooks SK, Webster RK, Smith LE, Woodland L, Wessely S, Greenberg N, et al. The psychological impact of quarantine and how to reduce it: rapid review of the evidence. Lancet. 2020395(10227):912-20.

McCelleland H, EvansJJ, Nowland R, Ferguson E, O'ConnorRC. Loneliness as a predictor of suicidal ideation and behavior: a systematic review and meta-analysis of prospective studies. J Affect Disorder 2020;274:880-96.

Loades ME, Chatburn E, Higson-Sweeney N, Reynolds S, Shafran R, Brigden A, et al. Rapid Systematic Review: The impact of social isolation and loneliness on the mental health of children and adolescents in the context of COVID-19. J Am Acad Child Adolesc Psychiatry. 2020;59(11):1218-1239.e3.

Deng C, Wang J, Zhu L, Liu H, Guo Y, Peng X, et al. Association of Web-Based Physical Education with Mental Health of College Students in Wuhan During the COVID-19 Outbreak: Cross-Sectional Survey Study. J Med Internet Res. 2020; 22(10):e21301.

Van ekris E, Wijndaelek, Altenburg TM, Atkin AJ, Twisk J, Andersen LB, et al. Tracking of total sedentary time and sedentary patterns in youth: a pooled analysis using the International Children’s Accelerometry Database (ICAD) Int. J. Behav. Nutrition Phys. Act. 2020;17:65.

World Health Organization. Promoción de la salud: glossario. Geneva: WHO, 1998.

UNICEF. Primary and Secondary Impacts of COVID-19 on Children and Adolescents. Analysis report. 1st Wave. Ibope Intelligence. 2020. Available at: <https://www.unicef.org/brazil/relatorios/impactos-primarios- e-secundarios-da-covid-19-em-criancas-e-adolescentes-segunda-rodada#:~:text=Destaques,%2C%20especially%2C%20os%20plus%20vulner%C3%A1veis> [2021 June].

Souza ASR, Souza GFA, Praciano GAF. Women's mental health in times of covid-19. Rev. Bras. Health Mater. Infant. 2020; 20(3):59-61. DOI: 10.1590/1806-93042020000300001.

Brasil. Ordinance NO. 343, of March 17, 2020. Provides for the replacement of in-person classes by classes in digital media for the duration of the New Coronavirus pandemic situation - COVID-19. 2020. [accessed on Jun 24, 2021]. Available at: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376.

White MP, Alcock I, Grellier J, Wheeler BW, Hartig T, Warber SL, et al. Spending at least 120 minutes a week in nature is associated with good health and wellbeing. Sci Rep. 2019; 9(7730):1-11.

Downloads

Publicado

2022-07-30

Como Citar

1.
Santos APR dos, Souza JNVA, Silva BRVS, Costa EC, Oliveira MC de PO, Aquino JM de, et al. Impacto da Covid-19 na saúde mental, qualidade de vida e nível de atividade física em universitários. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 30º de julho de 2022 [citado 28º de março de 2024];27:1-10. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/14810

Edição

Seção

Artigos Originais