Distance training for professionals in the Academia das Cidades and Academia de Saúde Programs in Pernambuco

Autores

  • Emmanuelly Correia de Lemos Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco. Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, Brasil. http://orcid.org/0000-0003-1450-6160
  • Thassia Christina Azevedo da Silva  Gerência de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis e Promoção da Saúde. Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde. Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-4948-7935
  • Neuza Buarque de Macêdo Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco. Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-3401-6417
  • Mateus Gustavo Brainer Programa Academia da Cidade. Secretaria Municipal de Saúde do Recife, Pernambuco, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-0539-390X
  • Sandra Luzia Barbosa de Souza Gerência de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis e Promoção da Saúde. Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde. Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-0054-2497
  • Célia Maria Borges da Silva Santana Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco. Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-1926-6418

DOI:

https://doi.org/10.12820/rbafs.25e0180

Palavras-chave:

Primary health care, Health promotion, Permanent education, Health training and practices

Resumo

O objetivo desse estudo foi descrever a experiência de desenvolvimento do curso de aperfeiçoamento em ações estratégicas para profissionais dos programas Academia das Cidades e da Saúde, realizado pela Escola de Governo em Saúde Pública, em conjunto com a equipe técnica dos Programas na Secretaria Estadual de Saúde e na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, ambas de Pernambuco. Para isso, utilizou-se o formato de relato de experiência. O curso foi desenvolvido na modalidade a distância, em três etapas: planejamento, desenvolvimento e avaliação. Para descrição da experiência foram utilizadas as atas de reuniões, os relatórios dos tutores, os arquivos online de monitoramento do curso e as avaliações discentes. O curso foi ofertado em 2019, na primeira macrorregião de saúde do Estado. Dos 156 profissionais matriculados no curso, e que atuavam nos Programas, 100 concluíram e avaliaram positivamente o curso, principalmente no que se refere as transformações em suas práticas de trabalho.

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Referências

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

1.
Lemos EC de, Silva TCAda, Macêdo NB de, Brainer MG, Souza SLB de, Santana CMB da S. Distance training for professionals in the Academia das Cidades and Academia de Saúde Programs in Pernambuco. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 31º de dezembro de 2020 [citado 28º de março de 2024];25:1-6. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/14329

Edição

Seção

Experiências Curriculares Inovadoras em Atividade Física e Saúde