Avaliação de programa de atividade física para escolares: desenvolvimento e validação de instrumento

Autores

  • Jaqueline Aragoni Silva Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Educação Física, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-6344-9073
  • Valter Cordeiro Barbosa Filho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Aracati, Ceará, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-4769-4068
  • Danielle Biazzi Leal Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Educação Física, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-5392-5504
  • Camila Fabiana Rossi Squarcini Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Educação Física, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-1605-4834
  • Kelly Samara da Silva Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Educação Física, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-7356-1680

DOI:

https://doi.org/10.12820/rbafs.27e0286

Palavras-chave:

Atividade física, Adolescente, Avaliação de programas e instrumentos de pesquisa

Resumo

Este estudo objetiva desenvolver e validar um instrumento para avaliar dimensões do planejamento e processo de implementação de um programa de intervenção voltado à promoção de atividade física em escolares. Foi conduzido um estudo metodológico realizado durante os meses de julho a dezembro de 2016, vinculado ao programa de intervenção intitulado de “Movimente”. O estudo envolveu as fases teórica (construção do instrumento), empírica e analítica (validação de conteúdo por especialistas, com atribuição de pontuação para os itens e de semântica, por membros da comunidade escolar e alunos do 7º ao 9º ano). O instrumento é dividido em duas dimensões: planejamento e processo. Resultados mostram que a dimensão de planejamento foi composta por indicadores acerca da importância da discussão sobre temas de saúde no contexto escolar, interesse em participar do programa e de suas respectivas ações. A dimensão de processo englobou indicadores sobre conhecimento e avaliação do programa e de suas respectivas ações, bem como sobre o interesse em manter o mesmo. Todas as questões foram consideradas válidas (índices de validade acima de 0,90) e compreensíveis (escores acima de 0,82). Conclui-se que o instrumento apresentou qualidade satisfatória no que diz  respeito a validade de conteúdo e semântica, sendo considerado apropriado para avaliação do Programa Movimente e programas e ou projetos similares.

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Biografia do Autor

Jaqueline Aragoni Silva, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Educação Física, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Graduada em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Mestre e Doutoranda em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro do Núcleo de Pesquisa em Atividade Física e Saúde (NuPAF-UFSC).

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Publicado

2023-02-01

Como Citar

1.
Silva JA, Barbosa Filho VC, Leal DB, Squarcini CFR, Silva KS da. Avaliação de programa de atividade física para escolares: desenvolvimento e validação de instrumento. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 1º de fevereiro de 2023 [citado 22º de dezembro de 2024];27:1-11. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/14912

Edição

Seção

Artigos Originais