Educação física escolar: Guia de Atividade Física para a População Brasileira
DOI:
https://doi.org/10.12820/rbafs.26e0219Palavras-chave:
Educação física, Atividade motora, Estratégias, Escola, EstudantesResumo
As aulas de educação física (EF) escolar representam um momento propício para conhecer e vivenciar a pluralidade do movimento humano, favorecendo a promoção de uma vida ativa e saudável. A importância da EF escolar foi reconhecida pelo Guia de Atividade Física para a População Brasileira (Guia), que dedicou um capítulo para orientar a comunidade escolar sobre os benefícios à saúde e as estratégias de sucesso adotadas nas aulas de EF escolar. O objetivo deste estudo é apresentar o processo de elaboração das recomendações brasileiras de EF escolar para a população brasileira, mais especificamente os estudantes, professores, pais e responsáveis, e gestores. Esse capítulo do Guia foi desenvolvido por dez pesquisadores brasileiros, incluindo um representante do Ministério da Saúde. Três sínteses de evidências, escutas ao público-alvo e consulta pública foram realizadas para a construção das recomendações. Dados de 49 revisões sistemáticas sobre os benefícios da EF escolar à saúde e de 22 intervenções nas aulas de EF escolar com estudantes brasileiros foram sumarizados. Ainda, foram sintetizados 63 documentos nacionais e internacionais com estratégias recomendadas para a EF escolar, com foco nas dimensões: política e ambiente; currículo; instrução apropriada; avaliação; e estratégias que interagem com a EF escolar. Os grupos focais e a consulta pública fundamentaram a elaboração e o aprimoramento da versão final das recomendações. Espera-se que estas recomendações alicercem a criação de políticas públicas, melhorem a conscientização sobre a importância da prática de atividade física na EF escolar e enfatizem a necessidade de realizar estudos futuros nesta área de conhecimento.
Downloads
Referências
Brasil. LEI No 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996 - Lei de diretrizes e bases da educação nacional [Internet]. 1996 [citado 2020 out 9]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm.
Brasil. Base Nacional Comum Curricular [Internet]. Ministério da Educação; 2018 [citado 2020 out 9]. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf.
Tompsett C, Sanders R, Taylor C, Cobley S. Pedagogical approaches to and effects of fundamental movement skill interventions on health outcomes: a systematic review. Sports Med. 2017;47(9):1795–819.
Educating the Student Body: Taking Physical Activity and Physical Education to School. Washington, D.C.: National Academies Press; 2013 [citado 2020 jul 14]. Disponível em: http://www.nap.edu/catalog/18314.
Centers for Disease Control and Prevention (CDC). School Health Guidelines to Promote Healthy Eating and Physical Activity. 60(5).
Dudley D, Okely A, Pearson P, Cotton W. A systematic review of the effectiveness of physical education and school sport interventions targeting physical activity, movement skills and enjoyment of physical activity. Eur. Phys. Educ. Rev. 2011;17(3):353–78.
Bessa C, Hastie P, Araújo R, Mesquita I. What do we know about the development of personal and social skills within the sport education model: a systematic review. J Sports Sci Med. 2019;18(4):812–29.
Gomes GMG, Gomes FRH, Ribeiro PS. Self-concern, physical education and students from 6 to 10 years: a systematic review of the literature. Cad. Educ. Fis. Esp. 2019;17(2):1-10.
Braithwaite R, Spray CM, Warburton VE. Motivational climate interventions in physical education: A meta-analysis. Psychol Sport Exerc. 2011;12(6):628–38.
Trudeau F, Shephard RJ. Physical education, school physical activity, school sports and academic performance. Int J Behav Nutr Phys Act. 2008;5(1):10.
White RL, Babic MJ, Parker PD, Lubans DR, Astell-Burt T, Lonsdale C. Domain-specific physical activity and mental health: a meta-analysis. Am. J. Prev. Med. 2017;52(5):653–66.
SHAPE America-Society of Health and Physical Educators. The essential components of physical education. Author Reston, VA; 2015.
UNESCO. Diretrizes em educação física de qualidade (EFQ) para gestores de políticas - UNESCO Digital Library. 2015 [citado 2020 maio 18]. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000231963
Centers for Disease Control and Prevention. A CDC Review of School Laws and Policies Concerning Child and Adolescent Health. J. Sch. Health. 2008;78(2):69–128.
Spence JC, Faulkner G, Bradstreet CC, Duggan M, Tremblay MS. Active Canada 20/20: A physical activity plan for Canada. Can J Public Health.2015;106:470–73.
The Australian Council for Health, Physical Education and Recreation (ACHPER): Support of the Australian Curriculum: Health and Physical Education. 2017 [citado 2020 jul 13]. Disponível em: https://www.achper.org.au/documents/item/393.
The common Wealth. Model indicators on sport, physical education and physical activity and the Sustainable Development Goals. 2019 [citado 2020 jul 5]. Disponível em: https://thecommonwealth.org/sites/default/files/inline/Sport%20and%20SDG%20Indicators%20v3.1.pdf.
Centers for Disease Control and Prevention (CDC). School health guidelines to promote healthy eating and physical activity. MMWR Recomm Rep. 2011;60(RR-5):1–76.
Opstoel K, Chapelle L, Prins FJ, De Meester A, Haerens L, van Tartwijk J, et al. Personal and social development in physical education and sports: A review study. Eur. Phys. Educ. Rev. 2020;26(4):797-813.
Schüller I, Demetriou Y. Physical activity interventions promoting social competence at school: A systematic review. Educ. Res. Rev. 2018;25:39–55.
Rasberry CN, Lee SM, Robin L, Laris BA, Russell LA, Coyle KK, et al. The association between school-based physical activity, including physical education, and academic performance: a systematic review of the literature. Prev Med. 2011;52(Suppl 1):S10-20.
Vazou S, Pesce C, Lakes K, Smiley-Oyen A. More than one road leads to Rome: A narrative review and meta-analysis of physical activity intervention effects on cognition in youth. Int J Sport Exerc Psychol. 2019;17(2):153–78.
Barba-Martín RA, Bores-García D, Hortigüela-Alcalá D, González-Calvo G. The application of the teaching games for understanding in physical education. systematic review of the last six years. Int. J. Environ. Res. Public Health. 2020;17(9):3330.
Vella SA, Braithewaite RE, Gardner LA, Spray CM. A systematic review and meta-analysis of implicit theory research in sport, physical activity, and physical education. Int Rev Sport Exerc Psychol. 2016;9(1):191–214.
Brasil. Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Decreto no 6.286, de 5 de dezembro de 2007. Institui o Programa Saúde na Escola - PSE, e dá outras providências. Diário Oficial da União; 2007.
Brasil. Ministério da Educação, Gabinete do Ministro. Portaria Interministerial no 3.497, de 24 de novembro de 2003. Diário Oficial da União; 2003.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Promoção da Saúde. Guia de Atividade Física para a População Brasileira / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção Primária à Saúde, Departamento de Promoção da Saúde. – Brasília : Ministério da Saúde, 2021.
Tricco AC, Lillie E, Zarin W, O’Brien KK, Colquhoun H, Levac D, et al. PRISMA Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR): Checklist and Explanation. Ann Intern Med. 2018;169(7):467.
Barbosa Filho VC, da Silva KS, Mota J, Beck C, Lopes A da S. A physical activity intervention for Brazilian students from low human development index areas: A cluster-randomized controlled trial. J Phys Act Health. 2016;13(11):1174–82.
Biddle SJ, O’Connell S, Braithwaite RE. Sedentary behaviour interventions in young people: a meta-analysis. Br. J. Sports Med. 2011;45(11):937–42.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.