EXERCÍCIO E SAÚDE: A PERCEPÇÃO DISCENTE - UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
DOI:
https://doi.org/10.12820/rbafs.v.2n3p50-60Palavras-chave:
Educação física, Saúde, Cursos de graduaçãoResumo
A existência de uma relação entre o exercício físico e a saúde tem sido apontada por inúmeros estudiosos na área de Educação Física (EF). No entanto, também identificam-se posicionamentos que vão desde a aceitação de uma relação causal entre o exercício e a saúde até a sua negação. Sendo assim, através deste estudo descritivo de caráter exploratório, surgiu a curiosidade de se investigar: a) qual a concepção de saúde dos alunos do curso de EF; b) como eles percebem a relação da EF com a saúde; e c) como eles vêem a contribuição da educação física escolar para a saúde. A relevância do estudo é reforçada pelo mesmo poder oferecer primeiras aproximações no que diz respeito como a relação entre a saúde e o exercício físico se apresenta nos cursos de graduação em EF. Para tanto, utilizamos como amostra todos os alunos regularmente matriculados no último período do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Os dados obtidos com a aplicação de um questionário semi-estruturado permitem afirmar que uma grande parcela dos alunos admite uma relação causal entre o exercício e a saúde; desconsideram ou não aprofundam a relação dos determinantes sócio-políticos-econômicos da saúde; e limitam-se a relacionar a educação física com a saúde pela via da aptidão física.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Fabiano Pries Devide, Marcos Santos Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um manuscrito à Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, os autores mantêm a titularidade dos direitos autorais sobre o artigo, e autorizam a Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde a publicar esse manuscrito sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 e identificá-la como veículo de sua publicação original.