Programa Universidade Aberta para a Terceira Idade: avaliação do programa por meio do modelo RE-AIM

Autores

  • Maria Binotto Universidade Estadual do centro Oeste -UNICENTRO
  • Michel Milistetd Universidade Estadual do Centro Oeste
  • Tânia Benedetti Universidade Federal de Santa Catarina
  • Fabio Almeida Universidade Virginia Tech

DOI:

https://doi.org/10.12820/rbafs.v.20n3p309

Palavras-chave:

Avaliação de programas, Idoso, Envelhecimento humano, RE-AIM

Resumo

O objetivo do estudo foi avaliar o programa Universidade Aberta para a Terceira Idade, por meio do modelo RE-AIM. O programa desenvolve ações de promoção de saúde, bem-estar físico e mental e interação social, proporcionando assim melhorias na qualidade de vida de idosos do município de Irati-PR e região. Para avaliação do programa utilizou-se o modelo RE-AIM, uma ferramenta desenvolvida para avaliar o efeito de programas de intervenção em ambientes construídos e propõe esta avaliação a partir de cinco dimensões: Alcance, Eficácia/Efetividade, Adoção, Implementação e Manutenção em nível organizacional e/ou individual. É um instrumento traduzido e adaptado para a realidade brasileira. Foram analisadas as informações obtidas em vídeos, relatórios e documentos institucionais. Os resultados demonstraram, que o programa apesar de ser antigo, possui Adoção e Alcance baixos, não apresenta instrumentos que avaliem a Efetividade do programa, apresenta um custo para que suas ações sejam desenvolvidas, não há participação efetiva de docentes de diferentes áreas do conhecimento e não há resultados em relação à manutenção em nível individual. Apesar destes aspectos observados, não há dúvidas que os programas vinculados as Universidades Abertas para Terceira Idade em Instituições de Ensino Superior, no Brasil, são estratégias valiosa no intuito de promover melhorias no processo de envelhecimento. No entanto, é imprescindível que avaliações constantes sejam efetivadas e ações conjuntas de extensão, ensino e pesquisa sejam realizadas, buscando assegurar a condução dos programas com objetivos sustentados metodológica e cientificamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Binotto, Universidade Estadual do centro Oeste -UNICENTRO

Universidade Estadual do Centro Oeste, Professora do Departamento de Educação Física, Irati, PR, Brasil

 

Michel Milistetd, Universidade Estadual do Centro Oeste

Universidade Estadual do Centro Oeste, Professor do Departamento de Educação Física, Irati, PR, Brasil

Tânia Benedetti, Universidade Federal de Santa Catarina

Universidade Federal de Santa Catarina, Professora do Departamento de Educação Física , Florianópolis, SC, Brasil

Fabio Almeida, Universidade Virginia Tech

Universidade Virginia Tech, Professor do Departamento de Nutrição Humana, Alimentos e Exercício, Virgínia, Estados Unidos da América.

Downloads

Publicado

2015-10-23

Como Citar

1.
Binotto M, Milistetd M, Benedetti T, Almeida F. Programa Universidade Aberta para a Terceira Idade: avaliação do programa por meio do modelo RE-AIM. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 23º de outubro de 2015 [citado 22º de dezembro de 2024];20(3):309. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/3359

Edição

Seção

Artigos Originais