Aptidão física relacionada à saúde em homens e mulheres de 17-26 anos

Autores

  • Alex Ribeiro
  • Danilo Silva
  • Ferdinando Carvalho
  • Durcelina Schiavoni
  • Bruno Jesus
  • Edilson Cyrino

DOI:

https://doi.org/10.12820/rbafs.v.18n2p197

Palavras-chave:

Aptidão física, Universitários, Saúde

Resumo

O objetivo do presente estudo foi avaliar a aptidão física relacionada à saúde de homens e mulheres, estudantes do curso de Educação Física/Esporte. Para tanto, 257 voluntários do curso de Educação Física/Esporte de ambos os sexos (132 mulheres e 125 homens), de 17 a 26 anos, foram submetidos a medidas antropométricas e os seguintes testes motores: sentar e alcançar (SA), abdominal modificado (ABD) e corrida/caminhada de 12 minutos (12min). Os resultados demonstraram diferenças significantes (p<0,05) entre homens e mulheres para o teste de 12min (homens = 2479 ± 333 vs. mulheres = 1899 ± 230 m), ABD (homens = 45 ± 9 vs. mulheres = 34 ± 10 repetições) e SA (homens = 31 ± 8 vs. mulheres = 33 ± 7 cm). Os homens apresentaram uma maior taxa de atendimento aos critérios estabelecidos no teste de 12min (homens = 62% vs. mulheres = 11%; p<0,05) e ABD (homens = 95% vs. mulheres = 85%; p<0,05), sem diferença significante entre os sexos no SA (homens = 93% vs. mulheres = 96%; p>0,05). A grande maioria dos sujeitos investigados atenderam os critérios estabelecidos para dois ou três testes analisados (92% dos homens e 85% das mulheres). Assim, os resultados sugerem que estudantes do curso de graduação em Educação Física/Esporte tendem a apresentar elevados níveis de resistência de força abdominal e flexibilidade, independente do sexo, embora grande parte deles apresente níveis de aptidão cardiorrespiratória insatisfatórios.

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Publicado

2013-08-07

Como Citar

1.
Ribeiro A, Silva D, Carvalho F, Schiavoni D, Jesus B, Cyrino E. Aptidão física relacionada à saúde em homens e mulheres de 17-26 anos. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 7º de agosto de 2013 [citado 22º de dezembro de 2024];18(2):197. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/2626

Edição

Seção

Artigos Originais