Conhecendo o ambiente escolar para as aulas de educação física: existe diferença entre as escolas?
DOI:
https://doi.org/10.12820/rbafs.v.17n4p307-313Palavras-chave:
Educação física, Ambiente escolar, Adolescente.Resumo
O objetivo deste artigo foi descrever o ambiente escolar e verificar se ele varia de acordo com o tipo de escola (regular versus referência). Este é um estudo transversal, com componente analítico desenvolvido em 103 escolas públicas estaduais de Recife que oferecem ensino médio. Foram investigadas as seguintes variáveis: tipo de escola, quantidade semanal de aulas de educação física, tipo de atividades extracurriculares, quantidade e qualidade dos espaços físicos. Os dados foram analisados no SPSS 15.0, tendo sido utilizados os testes de qui-quadrado e exato de Fisher. Adotou-se o valor de p < 0,05 como estatisticamente significante. A maioria das escolas oferece aulas de educação física, e essas aulas estão incluídas na grade de horário. Foi observada uma diferença significativa entre as escolas de referência e as regulares em relação ao número de aulas de educação física ofertadas por semana, com maior percentual de aulas nas escolas de referência (88,5%). Verificou-se ainda que a maioria das escolas possui quadra (74,4%) e materiais para as aulas (83,1%), porém ainda existem escolas sem espaço específico para as aulas ou com qualidade precária no que se refere à proteção, à marcação e aos equipamentos. Apesar dos investimentos proporcionados pela implementação do programa de educação integral, verificou-se que as escolas pouco se diferenciam em relação à estrutura física. Entende-se que a participação nas aulas de educação física é fundamental, pois pode contribuir para melhorar, dentre outros aspectos, o estilo de vida dos alunos. Porém, para que eles possam ter a oportunidade de participar das aulas na escola, é necessário assegurar adequadas condições do ambiente físico, fator que poderá também contribuir para uma prática pedagógica de qualidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-01-20
Como Citar
1.
Tenório MCM, Tassitano RM, Lima M de C. Conhecendo o ambiente escolar para as aulas de educação física: existe diferença entre as escolas?. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 20º de janeiro de 2013 [citado 22º de dezembro de 2024];17(4):307-13. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/1883
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Copyright (c) 2013 Maria Cecília Marinho Tenório, Rafael Miranda Tassitano, Marilia de Carvalho Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um manuscrito à Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, os autores mantêm a titularidade dos direitos autorais sobre o artigo, e autorizam a Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde a publicar esse manuscrito sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 e identificá-la como veículo de sua publicação original.