Efeitos de um programa educativo sobre práticas e saberes de trabalhadores da Estratégia de Saúde da Família para a promoção de atividade física
DOI:
https://doi.org/10.12820/rbafs.v.17n4p293-299Palavras-chave:
Atividade motora, Saúde da família, Educação física, Educação em saúde, Atenção primária à saúde.Resumo
O estudo buscou avaliar os efeitos de um programa educativo sobre práticas e saberes de trabalhadores da Estratégia de Saúde da Família para a promoção de atividade física. Realizou-se um ensaio controlado com 83 profissionais de duas Unidades Básicas de Saúde de São Paulo, de julho a outubro/2010. O Grupo Qualificação (GQ; n= 39) participou de programa educativo baseado na pedagogia freireana e na Política Nacional de Educação Permanente, enquanto o Grupo Controle (GC; n= 44) não recebeu intervenção no período. O programa educativo teve adesão de 56,5%, agentes comunitários de saúde em sua maioria (95,5%; p<0,001). De acordo com a análise qualitativa, ele foi muito bem avaliado pelos participantes, promovendo alterações sobre a representação da AF e sobre a qualidade do aconselhamento para prática. Também foi reconhecido pelos participantes como espaço de diálogo e acolhimento. O programa educativo proposto abre caminhos para a formação de profissionais de saúde sobre o tema da atividade física na atenção básica e se apresenta como uma interessante tecnologia de formação em serviço, em consonância com a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde e com a atual estrutura organizacional para a promoção de atividade física no Sistema Único de Saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Thiago Hérick de Sá, Alex Antonio Florindo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um manuscrito à Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, os autores mantêm a titularidade dos direitos autorais sobre o artigo, e autorizam a Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde a publicar esse manuscrito sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 e identificá-la como veículo de sua publicação original.