Da conscientização à ação: Efeitos de uma intervenção escolar nos estágios de mudança de comportamento para assistir TV e no conhecimento das diretrizes de tempo de tela em adolescentes brasileiros

Autores

  • Priscila Cristina dos Santos Federal University of Santa Catarina, Department of Physical Education, Research Centre in Physical Activity and Health, School of Sports, Florianópolis, Santa Catarina, Brazil. https://orcid.org/0000-0002-0166-1201
  • Alexsandra da Silva Bandeira Federal University of Santa Catarina, Department of Physical Education, Research Centre in Physical Activity and Health, School of Sports, Florianópolis, Santa Catarina, Brazil. https://orcid.org/0000-0001-8922-1042
  • Bruno Gonçalves Galdino da Costa Nipissing University, School of Physical and Health Education, North Bay, Ontario, Canada. https://orcid.org/0000-0002-5132-1512
  • Ana Caroline Ferreira Campos de Sousa Federal University of Santa Catarina, Department of Physical Education, Research Centre in Physical Activity and Health, School of Sports, Florianópolis, Santa Catarina, Brazil. https://orcid.org/0000-0003-1327-5735
  • Kelly Samara da Silva Federal University of Santa Catarina, Department of Physical Education, Research Centre in Physical Activity and Health, School of Sports, Florianópolis, Santa Catarina, Brazil. https://orcid.org/0000-0002-7356-1680

DOI:

https://doi.org/10.12820/rbafs.28e0314

Palavras-chave:

Tempo de tela recreativo, Comportamento de saúde, Saúde escolar, Estudo clínico randomizado controlado, Adolescente

Resumo

Os objetivos do estudo foram verificar o efeito de uma intervenção nos estágios de mudança de comportamento para assistir TV e identificar o papel mediador do conhecimento sobre as recomendações de tempo de tela. A intervenção multicomponente, randomizada e controlada obteve a participação de 727 alunos em 2017 (54,3% meninas, 13 anos; 427 no grupo intervenção e 300 no grupo controle). A formação dos professores foi realizada no início da intervenção juntamente com as melhorias ambientais, enquanto as ações educativas foram realizadas ao longo do ano. Os estágios de mudança de comportamento para assistir TV e o conhecimento sobre as recomendações do tempo de tela foram mensurados por questionário auto reportado, pré e pós-intervenção (um ano letivo). Para análise dos dados foi realizada uma modelagem de equações estruturais. Não houve efeito da intervenção nos estágios de mudança de comportamento para TV (p = 0,744) e também não houve mudanças significativas no conhecimento dos estudantes sobre as recomendações do tempo de tela (p = 0,741). Embora não tenha havido mediação entre conhecimento das recomendações do tempo de tela e o efeito da intervenção nos estágios de mudança de comportamento para TV (IC95%: -0,45;0,63), foi encontrada associação entre o conhecimento das recomendações e os estágios de mudança de comportamento para TV (p < 0,001). Conclui-se que a intervenção não teve efeito significativo nos estágios de mudança de comportamento para TV e efeito mediador. No entanto, aumentar a conscientização sobre as recomendações de tempo de tela pode impactar positivamente na intenção do adolescente de reduzir o tempo de TV.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Cristina dos Santos, Federal University of Santa Catarina, Department of Physical Education, Research Centre in Physical Activity and Health, School of Sports, Florianópolis, Santa Catarina, Brazil.

Mestre em Educação Física na área de Biodinâmica do Desempenho Humano (UFSC).
Doutoranda na área de Atividade Física Relacionada à Saúde (UFSC) com intercâmbio de seis meses na Deakin University (Melbourne, Austrália).

Participante do Núcleo de Pesquisa em Atividade Física e Saúde (NuPAF/CDS/UFSC).

Atualmente tem como linha de pesquisa o comportamento sedentário em crianças e adolescentes e programas de intervenção de base escolar com foco na redução do comportamento sedentário e aumento da prática de atividade física.

Referências

Tremblay MS, Carson V, Chaput J, Gorber SC, Dinh T, Duggan M, et al. Canadian 24-Hour Movement Guidelines for Children and Youth : An Integration of Physical Activity , Sedentary Behaviour , and Sleep. Appl Physiol Nutr Metab. 2016;41:311-27. DOI: https://doi.org/10.1139/apnm-2016-0203

Khouja JN, Munafò MR, Tilling K, Wiles NJ, Joinson C, Etchells PJ, et al. Is screen time associated with anxiety or depression in young people? Results from a UK birth cohort. BMC Public Health. 2019;19(1):1-11. DOI: https://doi.org/10.1186/s12889-018-6321-9

Nguyen P, Le LKD, Nguyen D, Gao L, Dunstan DW, Moodie M. The effectiveness of sedentary behaviour interventions on sitting time and screen time in children and adults: An umbrella review of systematic reviews. Int J Behav Nutr Phys Act. 2020;1(17):1–11. DOI: https://doi.org/10.1186/s12966-020-01009-3

Santos PC dos, Barbosa Filho VC, da Silva JA, Bandeira A da S, Minatto G, da Silva KS. What Works in Sedentary Behavior Interventions for Youth: A Review of Reviews. Adolesc Res Rev. 2019;4:1-26. DOI: https://doi.org/10.1007/s40894-018-0105-4

Altenburg TM, Kist-van Holthe J, Chinapaw MJM. Effectiveness of intervention strategies exclusively targeting reductions in children’s sedentary time: A systematic review of the literature. Int J Behav Nutr Phys Act. 2016;13(65):1-18. DOI: https://doi.org/10.1186/s12966-016-0387-5

Jones, A; Armstrong, B; Weaver, RG; Parker, H; Von Klinggraeff, L; Beets, MW. Identifying effective intervention strategies to reduce children’s screen time: a systematic review and meta-analysis. Int J Behav Nutr Phys Act. 2021;1(18),1–20. DOI: https://doi.org/10.1186/s12966-021-01189-6

Hagler AS, Calfas KJ, Norman GJ, Sallis JF, Patrick K. Construct validity of physical activity and sedentary behaviors staging measures for adolescents. Ann Behav Med. 2006;31(2):186-93. DOI: https://doi.org/10.1207/s15324796abm3102_11

Prochaska JO, DiClemente CC. Stages and processes of self-change of smoking: Toward an integrative model of change. J Consult Clin Psychol. 1983;51(3):390-95. DOI: https://doi.org/10.1037/0022-006X.51.3.390

Prochaska JO, DiClemente CC, Norcross JC. In search of how people change. Applications to addictive behaviors. Am Psychol. 1992;47(9):1102-14. DOI: https://doi.org/10.1037/0003-066X.47.9.1102

Tseng H-M, Liao S-F, Wen Y-P, Chuang Y-J. Stages of change concept of the transtheoretical model for healthy eating links health literacy and diabetes knowledge to glycemic control in people with type 2 diabetes. Prim Care Diabetes. 2017;11(1):29-36. DOI: https://doi.org/10.1016/j.pcd.2016.08.005

Han H, Gabriel KP, Kohl HW. Application of the transtheoretical model to sedentary behaviors and its association with physical activity status. PLoS One. 2017;12(4):1-13. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0176330

Cassar S, Salmon J, Timperio A, Naylor P, Van Nassau F, Ayala AMC, et al. Adoption, implementation and sustainability of school-based physical activity and sedentary behaviour interventions in real-world settings : a systematic review. 2019;120(16):1-13. DOI: https://doi.org/10.1186/s12966-019-0876-4

Abula K, Gröpel P, Chen K, Beckmann J. Does knowledge of physical activity recommendations increase physical activity among Chinese college students? Empirical investigations based on the transtheoretical model. J Sport Heal Sci. 2018;7(1):77-82. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jshs.2016.10.010

Costa BG da G, dos Santos PC, Bandeira A da S, da Costa RM, de Sousa ACC, Da Silva KS. Is knowledge of screen time guidelines associated with stages of behavior change for television viewing among adolescents? Transl Behav Med. 2019;26:1-6.

Smith JJ, Morgan PJ, Lonsdale C, Dally K, Plotnikoff RC, Lubans DR. Mediators of change in screen-time in a school-based intervention for adolescent boys : findings from the ATLAS cluster randomized controlled trial. J Behav Med. 2017;40(3):423-33. DOI: https://doi.org/10.1007/s10865-016-9810-2

MacKinnon DP, Fairchild AJ, Fritz MS. Mediation Analysis. JAMA - J Am Med Assoc. 2007;321(7):697-98. DOI: https://doi.org/10.1001/jama.2018.21973

Babic MJ, Smith JJ, Morgan PJ, Lonsdale C, Plotnikoff RC, Eather N, et al. Intervention to reduce recreational screen-time in adolescents : Outcomes and mediators from the ‘ Switch-Off 4 Healthy Minds ’ ( S4HM ) cluster randomized controlled trial. Prev Med. 2016;91:50-57. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ypmed.2016.07.014

Silva KS, Silva JA da, Barbosa Filho VC, Santos PC dos, Silveira PM da, Lopes MVV, et al. Protocol paper for the Movimente school-based program. Medicine. 2020;99(31):e21233. DOI: https://doi.org/10.1097/MD.0000000000021233

Bandeira, AS, Pizani, J, Sousa, ACFC, Silva, JA, Minatto, G, Barbosa Filho, VC, et al. Implementation of a school-based physical activity intervention for Brazilian adolescents: a mixed-methods evaluation. Health Promot. Int. 2022;2(37). DOI: https://doi.org/10.1093/heapro/daab091

Guedes DP, Lopes CC. Validation of the Brazilian version of the 2007 Youth Risk. Rev

Saude Publica. 2010;44(5):850.

Van Stralen MM, Te Velde SJ, Singh AS, De Bourdeaudhuij I, Martens MK, Van Der Sluis M, et al. EuropeaN Energy balance Research to prevent excessive weight Gain among Youth (ENERGY) project: Design and methodology of the ENERGY cross-sectional survey. BMC Public Health. 2011;11(65):0-20. DOI: https://doi.org/10.1186/1471-2458-11-65

Hoyle RH. Handbook of Structural Equation Modeling. (Hoyle RH, ed.). Guilford Press; 2012.

Brick LA, Redding CA, Paiva AL, Harlow LL, Velicer WF. Intervention Effects on Stage of Change Membership and Transitions among Adolescent Energy Balance Behaviors. Multivariate Behav Res. 2017;52(4):485-98. DOI: https://doi.org/10.1080/00273171.2017.1309518

Schaan CW, Cureau F V, Sbaraini M, Sparrenberger K, Kohl HW, Schaan BD. Prevalence of excessive screen time and TV viewing among Brazilian adolescents : a systematic review and meta-analysis. 2018; 95(2):155-65. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jped.2018.04.011

Filho VCB, Samara K, Mota J, Beck C, Lopes S. A Physical Activity Intervention for Brazilian Students From Low Human Development Index Areas : A Cluster-Randomized Controlled Trial. J Phys Act Heal. 2016;13:1174-82. DOI: https://doi.org/10.1123/jpah.2016-0113

Velicer WF, Redding CA, Paiva AL, Mauriello LM, Blissmer B, Oatley K, et al. Multiple behavior interventions to prevent substance abuse and increase energy balance behaviors in middle school students. Transl Behav Med. 2013;3(1):82-93. DOI: https://doi.org/10.1007/s13142-013-0197-0

LeBlanc AG, Berry T, Deshpande S, Duggan M, Faulkner G, Latimer-Cheung AE, et al. Knowledge and awareness of Canadian Physical Activity and Sedentary Behaviour Guidelines: a synthesis of existing evidence. Appl Physiol Nutr Metab. 2015;40(7):716-24. DOI: https://doi.org/10.1139/apnm-2014-0464

Sheeran P, Webb TL. The Intention – Behavior Gap. Soc Personal Psychol Compass. 2016;10(9):503-18. DOI: https://doi.org/10.1111/spc3.12265

Määttä S, Kaukonen R, Vepsäläinen H, Lehto E, Ylönen A, Ray C, et al. The mediating role of the home environment in relation to parental educational level and preschool children ’ s screen time : a cross-sectional study. BMC Public Health. 2017;17(688):1-11. DOI: https://doi.org/10.1186/s12889-017-4694-9

Michie S, Stralen MM van, West R. The behaviour change wheel: A new method for characterising and designing behaviour change interventions Michie. Arch Dermatol. 2011;6(42):2-11. DOI: https://doi.org/10.1186/1748-5908-6-42

Downloads

Publicado

2023-11-21

Como Citar

1.
Santos PC dos, Bandeira A da S, Costa BGG da, Sousa ACFC de, Silva KS da. Da conscientização à ação: Efeitos de uma intervenção escolar nos estágios de mudança de comportamento para assistir TV e no conhecimento das diretrizes de tempo de tela em adolescentes brasileiros. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 21º de novembro de 2023 [citado 3º de julho de 2024];28:1-9. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/15079

Edição

Seção

Artigos Originais