Competências do profissional de Educação Física na Atenção Primária à Saúde

Autores

  • Rafael de Oliveira Lima Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte. Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-8623-8113
  • João Luiz Andrella Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte. Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-8447-6393
  • Joicy Ferreira Silva Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte. Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-9524-9751
  • Átila Alexandre Trapé Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte. Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-6487-8160

DOI:

https://doi.org/10.12820/rbafs.28e0322

Palavras-chave:

Educação física, Competência profissional, Sistema Único de Saúde

Resumo

Atenção Primária à Saúde (APS) é a porta de entrada do usuário no Sistema Único de Saúde (SUS). Com uma vasta amplitude de ações que perpassam da prevenção de agravos à promoção da saúde, a APS se desenvolveu para atender o usuário em sua totalidade, ofertando dentre suas atividades as práticas corporais e atividades físicas. Entretanto, a inserção do profissional de Educação Física (EF) nas equipes multiprofissionais na APS ainda é pequena e alguns estudos mostram limitações na formação deste profissional para atuar neste contexto. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo investigar os caminhos percorridos desde a for- mação inicial até a percepção sobre o desenvolvimento de competências na atuação dos profissionais de EF que trabalham na APS. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado a partir de entrevistas semiestruturadas, de forma remota (Google Meet). A amostra analisada contou com seis profissionais de EF que atuavam na APS em cidades das cinco regiões do país. Foi realizada análise de conteúdo para organizar os resultados das entrevistas, sendo que as unidades de registro foram codificadas em temáticas e na sequência organizadas em categorias: Graduação e Saúde Coletiva, Pós-formação, Atuação Profissional e Competências Profissionais. Como conclusão, os profissionais de EF identificaram lacunas na formação em EF para o trabalho na APS, sendo o contexto pós-formação bastante importante para atender demandas e expectativas para a atuação. Observou-se ainda um grande conhecimento sobre as competências, atrelado ao universo teórico e prático, a partir de um olhar humanizado, para uma conduta profissional eficaz e eficiente.

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Publicado

2024-02-23

Como Citar

1.
Lima R de O, Andrella JL, Silva JF, Trapé Átila A. Competências do profissional de Educação Física na Atenção Primária à Saúde. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 23º de fevereiro de 2024 [citado 3º de julho de 2024];28:1-8. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/15070

Edição

Seção

Artigos Originais