Atividades Físicas e Esportivas: desenvolvimento do modelo lógico do Projeto Vida Ativa Pelotas, Rio Grande do Sul

Autores

  • Giulia Salaberry Leite Universidade Federal de Pelotas, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-7480-8710
  • Katia Denise Costa Berni Universidade Federal de Pelotas, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. Universidade Federal de Pelotas, Secretaria de Educação e Desporto, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-2979-5500
  • José Antônio Bicca Ribeiro Universidade Federal de Pelotas, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Inacio Crochemore-Silva Universidade Federal de Pelotas, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-5390-8360

DOI:

https://doi.org/10.12820/rbafs.27e0254

Palavras-chave:

Atividades de lazer, Promoção da saúde, Avaliação de programas e projetos de saúde, Atividade motora

Resumo

O objetivo deste estudo foi desenvolver o modelo lógico do Projeto Vida Ativa (PVA), Pelotas, Rio Grande do Sul. O modelo foi realizado com uma abordagem prospectiva e optou-se por delimitar como marco temporal o ano de 2019, refletindo um período pré-pandemia de Covid-19 e um momento de consolidação recente do programa. Foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com a coordenação do projeto, além da análise de documentos. O projeto é uma política de governo, desenvolvida desde 2013, financiado e executado pela prefeitura municipal. O PVA tem como objetivo melhorar a qualidade de vida de crianças, jovens, adultos e idosos, em situação de vulnerabilidade social promovendo Atividades Físicas e Esportivas recreativas, aeróbicas, de resistência entre outros, além de eventos aos finais de semana e feriados. O modelo lógico possibilitou a sistematização de informações, demarcando objetivos, insumos, atividades desenvolvidas, produtos e resultados à curto e a longo prazo. Futuros estudos podem utilizar estas informações para avaliar os componentes do projeto.

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Publicado

2022-05-24

Como Citar

1.
Leite GS, Berni KDC, Ribeiro JAB, Crochemore-Silva I. Atividades Físicas e Esportivas: desenvolvimento do modelo lógico do Projeto Vida Ativa Pelotas, Rio Grande do Sul. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 24º de maio de 2022 [citado 28º de março de 2024];27:1-6. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/14754

Edição

Seção

Do Diagnóstico à Ação: Experiências em Promoção de Atividade Física e Saúde