Attendance in Physical Education classes and associated factors among high school students
DOI:
https://doi.org/10.12820/rbafs.24e0083Palavras-chave:
Physical education, Adolescent, Motor activity, School health, MotivationResumo
O presente estudo determinou a prevalência de participação nas aulas de Educação Física (EF) e analisou fatores associados em estudantes do ensino médio. Estudo transversal com 2.874 estudantes do ensino médio das redes pública e privada (57,9% feminino, média de idade = 16,45 anos; DP = 1,22) de João Pessoa, Paraíba, Brasil. A participação nas aulas foi mensurada pela pergunta: ‘Durante uma semana normal, em quantas aulas de EF você participa?’. Os fatores mensurados foram: atitude, autoeficácia, riscos e benefícios relacionados à prática de atividade física (AF), percepção de saúde, nível de AF, comportamento sedentário e estado nutricional. Foi utilizada regressão logística binária. Observou-se que 41,9% dos estudantes participavam de duas aulas ou mais de EF por semana, sendo maior nas escolas públicas comparado às privadas (56,6% vs. 6,6%; p < 0,001). Uma maior participação nas aulas foi identificada nos estudantes do sexo masculino e mais jovens de ambas redes de ensino, nos estudantes da rede pública que não trabalhavam, de classe econômica mais alta e com maior escolarização dos pais, e naqueles da rede privada das 1ª e 2ª séries do ensino médio. Participar de duas ou mais aulas de EF por semana foi positiva e significativamente associada com atitude mais favorável à prática e ao nível de AF dos estudantes; e com percepção positiva de saúde nos estudantes da rede pública. A participação nas aulas de EF foi baixa, particularmente na rede privada. Participar de duas ou mais aulas de EF por semana se associou a aspectos positivos em relação à AF e à saúde dos estudantes.
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