EFEITO DO TREINAMENTO DE DEEP WATER RUNNING NO LIMIAR ANAERÓBIO DETERMINADO NA CORRIDA EM PISTA DE INDIVÍDUOS SEDENTÁRIOS
DOI:
https://doi.org/10.12820/rbafs.v.5n2p17-22Palabras clave:
Deep water running, Corrida, Lactato, Limiar anaeróbio.Resumen
O objetivo deste estudo loi verificar a influência do treinamento de Deep Water Running (DWR) sobre o limiar anaeróbio determinado na corrida em pista de indivíduos sedentários. Foram estudados 11 indivíduos, não praticantes de atividade física sistemática, sendo 8 mulheres e 3 homens (20,9 ± 0,42 anos), que realizaram durante 7 semanas um treinamento com DWR (corrida aquática) numa frequência de 3 vezes por semana, com duração de 45 - 50 minutos cada sessão. Em três diferentes momentos (Ia, 4a e 7a semana), foram realizados testes na pista para acompanhar os efeitos do treinamento. Os testes consistiam em 3 x 1200 m de corrida com velocidade constante e 15 minutos de intervalo entre cada tiro. Após 1 e 3 minutos, foram coletados 25 ml de sangue do lóbulo da orelha para verificação do lactato sanguíneo (YSL 2300 STAT). Por interpolação linear foi calculada a velocidade correspondente a 4 mM para a determinação do limiar anaeróbio (LAn). Os resultados obtidos ao final de 7 semanas de treinamento, demonstraram que houve uma melhora significante da velocidade correspondente ao LAn (m/min) dos sujeitos entre a 1* e 4a semanas (158.4 ± 17.6 e; 173,3 ± 10,2. respectivamente), havendo uma estabilização da mesma nas semanas seguintes (7ª semana - 179,9 ±11,5). Houve correlação inversa (r = - 0.85) entre o LAn obtido na primeira semana e o percentual de melhora do LAn avaliado ao final do treinamento. Com base nestes dados, pode-se concluir que a transferência dos efeitos do treinamento do DWR sobre o LAn da corrida em pista, parece ocorrer apenas quando os indivíduos apresentam um nível muito baixo de condicionamento aeróbio.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2012 Fabiana Andrade Machado, Benedito Sérgio Denadai
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Al enviar un manuscrito a la Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, los autores mantienen la titularidad de los derechos de autor sobre el artículo y autorizan a la Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde a publicar este manuscrito bajo la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 e identificarla como el vehículo de su publicación original.