ESTILO DE VIDA DE CRIANÇAS COM DIFERENTES CARACTERÍSTICAS ÉTNICO-CULTURAIS DO ESTADO DE SANTA CATARINA, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.12820/rbafs.v.6n3p6-16Palabras clave:
Estilo de vida, Grupo étnico-cultural, Hábitos de atividade física, Ocupação do tempo livre, Hábitos alimentares.Resumen
Este estudo objetivou analisar variáveis do estilo de vida em crianças de 7 a 10 anos de idade de diferentes grupos étnico-culturais do Estado de Santa Catarina, Brasil. Participaram da amostra 1.757 crianças, sendo 858 meninos e 899 do meninas. A amostra foi selecionada de forma intencional, quanto aos locais e escolas, e conglomerada por sala de aula. No estilo de vida foram analisadas as variáveis hábitos de atividade física, ocupação do tempo livre e hábitos alimentares. Na análise estatística utilizou-se o teste de Kruskal-Wallis, o teste de Mann-Whitney (p < 0.05) e a distribuição em freqüências e percentagens através dos recursos do pacote estatístico SAS. Os resultados permitem concluir que as crianças de Santa Catarina apresentam um estilo de vida com características predominantemente sedentário, apesar dos grupos étnicos italiano e alemão apresentarem-se mais ativos do que os grupos miscigenado e português. Quanto á ocupação do tempo livre, independentemente de gênero e grupo étnico, as crianças de Santa Catarina despendem em torno de 4,5 horas por dia assistindo televisão. As brincadeiras preferidas entre os meninos foram jogar futebol, andar de bicicleta e assistir televisão; para as meninas foram brincar de boneca/casinha e andar de bicicleta. Os grupos étnicos italiano e alemão apresentaram melhores hábitos alimentares do que o grupo português.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2012 Adair da Silva Lopes, Cândido Simões Pires Neto
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Al enviar un manuscrito a la Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, los autores mantienen la titularidad de los derechos de autor sobre el artículo y autorizan a la Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde a publicar este manuscrito bajo la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 e identificarla como el vehículo de su publicación original.