A produção do conhecimento em Educação Física e suas subáreas: um panorama a partir de periódicos nacionais da área
DOI:
https://doi.org/10.12820/rbafs.v.22n3p261-269Palabras clave:
Pesquisa, Publicações periódicas, Artigo de revista, Política de educação superiorResumen
Esse artigo descreve a produção do conhecimento em Educação Física em periódicos brasileiros da área, agrupando esses produtos em subáreas, verificando sua relação com a Pós-Graduação e a distribuição geográfica dos autores com base na sua afiliação institucional, a partir do último número disponível de cada periódico. Trata-se de análise documental, com dados extraídos do website dos 12 periódicos científicos da Educação Física classificados nos estratos B2, ou superior do WebQualis da CAPES de 2014. O último número disponível de cada periódico foi avaliado e os artigos publicados foram categorizados em subáreas, descritas a seguir. Foram analisados 163 artigos relacionados à área da Educação Física, distribuídos nas seguintes subáreas: Pedagógica e Sociocultural = 42,9%, Treinamento Físico e Fisiologia = 26,5%, Atividade Física e Saúde = 20,4%, Comportamento Motor = 10,2%. Pelo menos um autor dos artigos estava vinculado a um Programa de Pós-graduação em Educação Física em 99 (60,7%) dessas publicações. A maioria das publicações são oriundas de programas com conceito 4 e 5 da CAPES. Assinala-se a importância de os Programas de Pós-Graduação com conceitos superiores a quatro publicarem com maior frequência em revistas brasileiras, a fim de fortalecer os periódicos nacionais e auxiliar na consolidação da área da Educação Física no país.
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Derechos de autor 2017 Marluce Raquel Decian, Eduardo Lucia Caputo, Fernanda Stein, Priscila Lopes Cardozo, Helena Thofehrn Lessa, Rodrigo Kohn Cardoso, Marlos Rodrigues Domingues, Pedro Curi Hallal

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