A INSERÇÃO DE TEMAS TRANSVERSAIS EM SAÚDE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.12820/rbafs.v.12n3p73-78Palabras clave:
Saúde, Escola, Educação FísicaResumen
Resumo: Apesar de o termo saúde normalmente estar presente nas aulas de Educação Física, existem controvérsiassobre como a saúde pode e vem sendo tratada pela Educação Física na esfera escolar. Tais questões estãoassociadas, de alguma forma, a pelo menos três quesitos: a forma teórica como os conteúdos são abordados, asuperficialidade com que é tratado o conceito de saúde e a existência, no âmbito da Educação Física brasileira,de uma epistemologia de segregação, que remete a uma dualidade entre Ciências Biológicas e Ciências Humanas.Neste ensaio, o objetivo é propor uma reflexão a partir de uma experiência docente que visou problematizarquestões de saúde em aulas de Educação Física. As intervenções ocorreram durante o estágio supervisionado deconclusão de curso da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas, durante o ano de2006, junto a uma turma feminina do terceiro ano do ensino médio em uma escola pública da cidade de Pelotas,RS. Essa experiência discente/docente ajudou a colocar o tema saúde no ambiente escolar em uma posição deimportância.Descargas
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Publicado
2012-09-11
Cómo citar
1.
Knuth AG, Azevedo MR, Rigo LC. A INSERÇÃO DE TEMAS TRANSVERSAIS EM SAÚDE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 11 de septiembre de 2012 [citado 3 de julio de 2024];12(3):73-8. Disponible en: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/824
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Artículo original
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Derechos de autor 2012 Alan Goularte Knuth, Mario Renato Azevedo, Luiz Carlos Rigo
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