INFLUÊNCIA DA MATURAÇÃO SEXUAL NA APTIDÃO FÍSICA DE ESCOLARES DO MUNICÍPIO DE ILHABELA - UM ESTUDO LONGITUDINAL
DOI:
https://doi.org/10.12820/rbafs.v.13n3p141-148Palabras clave:
Estudo longitudinal, maturação sexual, aptidão física e escolares.Resumen
Objetivo: Verificar a influência da maturação sexual sobre as variáveis de aptidão física de acordo com a faixa etária em escolares do sexo masculino do município de Ilhabela em uma abordagem longitudinal. Método: 27 escolares do sexo masculino foram acompanhados por um período de 4 anos consecutivos, entre 10 e 13 anos de idade. As variáveis avaliadas foram: massa corporal, estatura, adiposidade, impulsão vertical, shuttle run, corrida de 50 metros e a potência aeróbica (VO2máx – l.min-1 e ml.kg-1.min-1), seguindo a padronização do CELAFISCS. A determinação do nível maturacional foi feita mediante a auto-avaliação dos pêlos púbicos proposta por Matsudo (1994). A análise estatística utilizada foi a análise de regressão univariada. O nível de significância adotado foi p<0,05. Resultados: A maturação sexual explicou de maneira significativa a adiposidade aos 10, 11 e 12 anos, a força aos 10 e 12 anos, a velocidade e a potência aeróbica (VO2máx – l.min-1) apenas aos 10 anos. Conclusão: A maturação sexual explica principalmente a adiposidade, mas também a força, a velocidade e a potência aeróbica em termos absolutos (VO2máx – l.min-1) do que as outras variáveis analisadas dos 10 aos 13 anos de idade no sexo masculino. A agilidade e o VO2máx (ml.kg-1.min-1) não foram explicadas pela maturação em qualquer das idades avaliadas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2012 Gerson Luis de M. Ferrari, Leonardo J. Silva, Fabio L. Ceschini, Luis C. Oliveira, Douglas R. Andrade, Victor K. Rodrigues Matsudo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Al enviar un manuscrito a la Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, los autores mantienen la titularidad de los derechos de autor sobre el artículo y autorizan a la Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde a publicar este manuscrito bajo la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 e identificarla como el vehículo de su publicación original.