PERCEPÇÃO DE ADOLESCENTES E ADULTOS REFERENTE À INFLUÊNCIA DA MÍDIA SOBRE O ESTILO DE VIDA
DOI:
https://doi.org/10.12820/rbafs.v.15n2p105-110Palabras clave:
Mídia de massa, estilo de vida sedentário, comportamento.Resumen
O objetivo do estudo foi avaliar a percepção populacional referente à influência da mídia sobreo estilo de vida, analisando quatro fatores comportamentais: atividade física, tabagismo,consumo de álcool e alimentação. Conduziu-se um estudo transversal de base populacional nazona urbana de Pelotas, RS. A amostra foi composta de 2096 indivíduos com 10 anos ou maisde idade. O processo de amostragem foi aleatório por conglomerados. Devido à inexistênciade instrumentos validados para avaliar influência da mídia sobre o estilo de vida, optou-se porutilizar um questionário criado pelos autores. O estudo encontrou alto percentual de respostaspositivas (valor médio de 80%), quando os indivíduos foram questionados se acreditavam quea mídia influenciava no estilo de vida individual. O percentual de relato positivo para lembrançade alguma abordagem midiática com relação à atividade física, tabagismo, consumo deálcool e alimentação também foi elevado (valor médio de 74%). Contudo, uma minoria dosentrevistados relatou ter modifi cado seu comportamento (valor médio de 24%) em consequênciade alguma abordagem midiática. Embora a exposição à mídia tenha sido elevada,uma pequena parcela dos entrevistados referiu ter mudado seu comportamento com base nainfluência da mídia.Descargas
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Derechos de autor 2012 Carolina de Vargas Nunes Coll, Tales Costa Amorim, Pedro Curi Hallal
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