PERCEPÇÃO DE ADOLESCENTES E ADULTOS REFERENTE À INFLUÊNCIA DA MÍDIA SOBRE O ESTILO DE VIDA

Autores/as

  • Carolina de Vargas Nunes Coll Universidade Federal de Pelotas
  • Tales Costa Amorim
  • Pedro Curi Hallal

DOI:

https://doi.org/10.12820/rbafs.v.15n2p105-110

Palabras clave:

Mídia de massa, estilo de vida sedentário, comportamento.

Resumen

O objetivo do estudo foi avaliar a percepção populacional referente à influência da mídia sobreo estilo de vida, analisando quatro fatores comportamentais: atividade física, tabagismo,consumo de álcool e alimentação. Conduziu-se um estudo transversal de base populacional nazona urbana de Pelotas, RS. A amostra foi composta de 2096 indivíduos com 10 anos ou maisde idade. O processo de amostragem foi aleatório por conglomerados. Devido à inexistênciade instrumentos validados para avaliar influência da mídia sobre o estilo de vida, optou-se porutilizar um questionário criado pelos autores. O estudo encontrou alto percentual de respostaspositivas (valor médio de 80%), quando os indivíduos foram questionados se acreditavam quea mídia influenciava no estilo de vida individual. O percentual de relato positivo para lembrançade alguma abordagem midiática com relação à atividade física, tabagismo, consumo deálcool e alimentação também foi elevado (valor médio de 74%). Contudo, uma minoria dosentrevistados relatou ter modifi cado seu comportamento (valor médio de 24%) em consequênciade alguma abordagem midiática. Embora a exposição à mídia tenha sido elevada,uma pequena parcela dos entrevistados referiu ter mudado seu comportamento com base nainfluência da mídia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2012-09-05

Cómo citar

1.
Coll C de VN, Amorim TC, Hallal PC. PERCEPÇÃO DE ADOLESCENTES E ADULTOS REFERENTE À INFLUÊNCIA DA MÍDIA SOBRE O ESTILO DE VIDA. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 5 de septiembre de 2012 [citado 3 de julio de 2024];15(2):105-10. Disponible en: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/705

Número

Sección

Artículo original