NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA E COMPORTAMENTOS SEDENTÁRIOS DE ESCOLARES DE SETE A DEZ ANOS DE FLORIANÓPOLIS-SC
DOI:
https://doi.org/10.12820/rbafs.v.16n1p48-54Palabras clave:
exercício, questionário, crianças, escola, sedentarismoResumen
O estudo objetivou descrever o nível de atividade física e a exposição a comportamento sedentáriode escolares em uma amostra representativa de 2936 escolares de sete a 10 anosde idade de Florianópolis-SC. O nível de atividade física foi auto-relatado em questionárioilustrado com 11 tipos de atividades em três níveis de intensidade. A distribuição em tercisdo escore gerado foi utilizada para caracterizar o nível de atividade física (36, 58 e 141). Oscomportamentos sedentários de assistir TV, jogar videogame e usar o computador foraminformados pelos pais e categorizados em ≥ 2 horas para indicadores individuais e < 2, 2a 4 e ≥ 4 horas para o tempo total de tela. O deslocamento ativo foi mais frequente entreescolares da rede pública (55,0% vs 21,7%), enquanto o escore geral de atividade física foimaior entre os meninos (p<0,001) e entre os escolares da rede privada (p<0,001). Os comportamentossedentários foram mais frequentes entre os meninos e entre os escolares darede pública de ensino (p<0,001). Ser classificado no terço mais ativo do escore de atividadefísica se associou positivamente ao sexo masculino, a escola privada e com um tempototal de tela diário menor que duas horas. Conclui-se que existem diferenças nos padrõesde atividade física e de comportamentos sedentários entre os sexos, e entre escolares dasdiferentes redes de ensino, sugerindo que intervenções para a promoção da saúde sãonecessárias em idades precoces, uma vez que tais comportamentos podem manter-se naadolescência e vida adulta.Descargas
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Derechos de autor 2012 Filipe Ferreira da Costa, Maria Alice Altenburg de Assis
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