A atividade física voluntária e seus efeitos sobre a neurogênese hipocampal em roedores adultos – Uma revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.12820/rbafs.v.21n1p14-28Palabras clave:
Atividade física, Exercício físico, Neurogênese, HipocampoResumen
Esta revisão objetivou sistematizar as informações sobre a atividade física voluntária em roda de correr e sua relação com a neurogênese hipocampal na fase adulta. A pesquisa foi realizada na base de dados eletrônica US National Library of Medicine (PubMED). Foram incluídos artigos originais que abordassem o uso de roedores e a corrida voluntária como modelo de exercício; que relatassem a ocorrência de neurogênese hipocampal na fase adulta; publicados nos últimos cinco anos; disponíveis na íntegra; em inglês ou português. Foram excluídos: artigos de revisão; que abordassem a neurogênese humana; que se utilizassem de outros modelos de exercício físico; que não obedecessem aos critérios de inclusão. A busca eletrônica identificou 28 artigos relevantes, dos quais três não analisaram a ocorrência de neurogênese hipocampal e três não avaliaram a ocorrência da neurogênese na fase adulta, sendo então excluídos e restando 22 publicações. Os estudos avaliaram um total de 16 espécies diferentes de roedores, com predominância da linhagem de camundongos C57BL/6. O tempo de exposição à roda de corrida variou entre três dias e seis meses. Em conclusão, fatores como diferenças genéticas, neurotrofinas e a relação com o desenvolvimento de um comportamento ansioso interferem na expressão da neurogênese hipocampal na fase adulta após a atividade física voluntária. Essas evidências servem para nortear novos estudos a fim de melhor elucidar os mecanismos pelos quais esses fenômenos ocorrem, contudo, é indubitável o benefício que a prática regular de exercício físico, pode trazer aos indivíduos com neuropatologias.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Anelise Bavaresco

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Al enviar un manuscrito a la Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, los autores mantienen la titularidad de los derechos de autor sobre el artículo y autorizan a la Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde a publicar este manuscrito bajo la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 e identificarla como el vehículo de su publicación original.