NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA NO LAZER DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO BÁSICO

Autores/as

  • Lúcio Kerber Canabarro
  • Marilda Borges Neutzling Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Airton José Rombaldi Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.12820/rbafs.v.16n1p11-17

Palabras clave:

Professores, Educação física, Atividade física no lazer

Resumen

Introdução: Estimar o nível de atividade física é importante para o planejamentode intervenções, no entanto há poucos trabalhos que investigam o comportamento deprofessores neste aspecto. Objetivo: verificar, através de um estudo transversal, o nível deatividade física no lazer dos professores de educação física do ensino básico que atuamna zona urbana da cidade de Pelotas - RS. Método: estudo de caráter censitário, que utilizouo IPAQ (International Physical Activity Questionnarie) longo para verificação do nívelde atividade física no lazer destes profissionais. Resultados: 188 professores responderamo questionário, 61,3% do sexo feminino, 55,4% concluíram pós-graduação e 56,4% foramclassificados como ativos no lazer. O nível de atividade física no lazer, na análise ajustada,apresentou associação inversa com tabagismo (p=0,04) e direta com autopercepção desaúde (p=0,001). Conclusão: os professores apresentaram um nível de atividade física nolazer superior aos encontrados na população de Pelotas e não demonstraram os mesmosfatores de risco para inatividade física que a população em geral.

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Publicado

2012-08-30

Cómo citar

1.
Canabarro LK, Neutzling MB, Rombaldi AJ. NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA NO LAZER DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO BÁSICO. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 30 de agosto de 2012 [citado 3 de julio de 2024];16(1):11-7. Disponible en: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/550

Número

Sección

Artículo original