Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) em Rio Grande/RS: percepções sobre o trabalho realizado pela educação física
DOI:
https://doi.org/10.12820/rbafs.v.20n5p514Palabras clave:
NASF, Educação Física, Saúde pública, Perfil profissional, Promoção da saúdeResumen
O núcleo profissional de Educação Física (EF) insere-se na construção do Sistema Único de Saúde e também reconhece seus desdobramentos no que tange às práticas de cuidado no campo da saúde, por meio dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), no contexto da atenção básica em saúde. O objetivo desta pesquisa foi compreender junto à gestão e ao núcleo profissional da EF em Rio Grande, RS, suas percepções sobre o trabalho particular do núcleo e apresentar elementos sobre sua inserção, entraves e contribuições no cenário dos NASFs. De fundo qualitativo, a pesquisa orientou-se pelo plano teórico-metodológico de Minayo e realizou entrevistas com uma trabalhadora da gestão e uma trabalhadora de EF do NASF urbano. Foi possível identificar as origens do NASF a partir de uma rede de matriciamento em saúde mental. Predominam ainda ações e atividades com abordagem clínica e há influência de áreas como a enfermagem, não só no nível do cuidado, mas principalmente no âmbito da gestão. A atuação da EF ainda se dá de forma muito particular à realidade de formação do profissional, podendo deslocar-se desde uma abordagem puramente clínica até ao cuidado mais atento à integralidade e à humanização. A noção de promoção da saúde apresenta-se como elemento primordial para a EF. O processo de trabalho da EF no contexto do NASF apresenta-se com passos e impasses, alguns particulares e conhecidos do núcleo profissional, enquanto outros pertinentes ao campo saúde, como a inoperância para costurar a concepção de promoção da saúde no modelo de saúde vigente.Descargas
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Publicado
2015-09-01
Cómo citar
1.
Furtado G, Knuth A. Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) em Rio Grande/RS: percepções sobre o trabalho realizado pela educação física. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 1 de septiembre de 2015 [citado 22 de diciembre de 2024];20(5):514. Disponible en: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/5460
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Derechos de autor 2015 Giovana Furtado, Alan Knuth
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