A EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL EM TRANSIÇÃO: PERSPECTIVAS PARA A PROMOÇÃO DA ATIVIDADE FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.12820/rbafs.v.17n1p14-21Palabras clave:
Atividade física, Promoção da saúde, Saúde pública, Saúde escolarResumen
O padrão de morbimortalidade no Brasil contemporâneo é caracterizado pelas altas prevalênciasde doenças crônicas não transmissíveis. O objetivo deste trabalho foi situar o papel da atividadefísica neste padrão de morbimortalidade, contextualizando o conceito de “Transiçãoda Atividade Física” e discutindo a contribuição da Educação Física na promoção da atividadefísica e saúde. Parece evidente que houve redução no nível de atividade física nos domíniosocupacional, deslocamento e doméstico, em contrapartida à estabilização ou incremento nodomínio do lazer. A inserção da Educação Física no Sistema Único de Saúde e as ações governamentaisde promoção de atividade física são promissoras e necessitam de avaliação. Aescola constitui contexto privilegiado para alcançar os jovens, além de seus familiares e dosmoradores de seu entorno. Por fi m, à Educação Física tem sido atribuída uma maior participaçãona promoção da saúde dos brasileiros, tanto por meio de ações no contexto da comunidadecomo na escola.Descargas
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Publicado
2012-08-29
Cómo citar
1.
Costa FF da, Garcia LMT, Nahas MV. A EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL EM TRANSIÇÃO: PERSPECTIVAS PARA A PROMOÇÃO DA ATIVIDADE FÍSICA. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 29 de agosto de 2012 [citado 3 de julio de 2024];17(1):14-21. Disponible en: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/537
Número
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Artículo original
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Derechos de autor 2012 Filipe Ferreira da Costa, Leandro Martin Totaro Garcia, Markus Vinicius Nahas
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