Tendência temporal de indicadores da prática de atividade física e comportamento sedentário nas capitais da Região Nordeste do Brasil: 2006-2013
DOI:
https://doi.org/10.12820/rbafs.v.20n2p152Palabras clave:
Atividade motora, Vigilância em saúde pública, Vigilância populacional, EpidemiologiaResumen
O objetivo foi analisar tendências temporais de indicadores da prática de atividade física e comportamento sedentário nas capitaisda região Nordeste entre os anos de 2006 e 2013. Foram analisados dados de 141.309 adultos (18+ anos), das nove capitais, da região Nordeste do Brasil, participantes do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico. Os indicadores foram: ativo no tempo livre (150 minutos/semana de intensidade leve ou moderada ou 75 minutos/semana de intensidade vigorosa); ativo no deslocamento (≥30 minutos/dia caminhando ou pedalando para ir/ voltar do trabalho ou escola); fisicamente inativo (não realizar esforços físicos intensos e não praticar qualquer atividade no tempo livre nos últimos três meses) e comportamento sedentário (assistir três ou mais horas de televisão por dia). Os dados foram analisados no STATA e análises de tendência temporal foram feitas estratificadas por sexo, faixa etária, escolaridade e capitais. A proporção de adultos fisicamente ativos no tempo livre aumentou de 29,4% em 2009 para 34,5% em 2013, enquanto que houve uma redução significativa entre os que se deslocam ativamente (16,6% em 2009 vs 11,2% em 2013). O tempo de televisão e a inatividade física permaneceram estáveis ao longo dos anos. Ao longo dos anos foi observado mudanças sociais e econômicas na região. A implementação da Política Nacional de Promoção da Saúde universalizou o acesso à prática de atividade física, contudo ações integradas devem ser implementadas para atingir os diferentes subgrupos e domínios.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2015 Rafael Tassitano, Grégore Mielke, Wellington Carvalho, Max Oliveira, Deborah Malta
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Al enviar un manuscrito a la Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, los autores mantienen la titularidad de los derechos de autor sobre el artículo y autorizan a la Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde a publicar este manuscrito bajo la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 e identificarla como el vehículo de su publicación original.