Efeitos de diferentes estratégias de treinamento combinado na força muscular e na potência aeróbia de idosos: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.12820/rbafs.v.20n4p329Palabras clave:
Envelhecimento, Treinamento de força, Capacidade físicaResumen
O objetivo do estudo foi revisar os efeitos de diferentes estratégias metodológicas de treinamento combinado na força e na potência aeróbia de indivíduos idosos saudáveis. A busca incluiu as bases de dados da MEDLINE (via Pubmed) e COCHRANE. A partir dessa busca, 3035 artigos tiveram seus títulos/resumos avaliados, destes 3026 foram excluídos e nove foram selecionados para análise. Foram incluídos dois estudos a partir das referências de outros estudos, totalizando 11 estudos para a leitura na íntegra. Após a leitura dos estudos, foram excluídos quatro por não estarem de acordo com os critérios de elegibilidade, restando sete para análise. Foram observadas melhoras significativas na força com o treinamento combinado. Entretanto, a realização simultânea de um treinamento aeróbio em cicloergômetro e em intensidades próximas ao segundo limiar ventilatório (FCLV2) e de força (nesta ordem de execução) pode apresentar um efeito de interferência nas respostas de força de membros inferiores. O desempenho da potência aeróbia não foi afetado quando o treino de força foi realizado antes. Além disso, uma frequência semanal de duas vezes apresenta iguais benefícios em comparação a uma frequência maior. Desta forma, parece que o treinamento aeróbio em cicloergômetro em intensidades baseadas no FCLV2 realizado antes do treinamento de força, provoca interferência nos ganhos de força muscular de membros inferiores e o treinamento de força antes do aeróbio não afeta o desempenho da potência aeróbia. Ainda, uma frequência semanal de treinamento combinado menor apresenta benefícios em amplitudes semelhantes a uma frequência maior.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2015 Roger Nascimento, Ana Kanitz, Luiz Kruel
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Al enviar un manuscrito a la Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, los autores mantienen la titularidad de los derechos de autor sobre el artículo y autorizan a la Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde a publicar este manuscrito bajo la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 e identificarla como el vehículo de su publicación original.